O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS EM DEBATE:: ANÁLISES DE PRÁTICAS, CONFRONTO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27386 |
Resumo: | O ensino de gêneros acadêmicos pode corresponder ou não às expectativas das comunidades de prática (Street, 2014). Os objetivos do trabalho e metodologia são: 1) analisar três (3) Planos de Ensino da disciplina de Produção de Textos de três semestres (2015/2, 2016/1 e 2017/1) do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para verificar se há valorização do discurso horizontal ou do discurso vertical da ciência (Bernstein, 1999) e sua compatibilidade com as práticas textuais da área de conhecimento. Como corpus de contraste são analisados os discursos de 20 artigos da área de Administração de Empresas, sendo 6 artigos do extrato Qualis A, 8 do Qualis B e 6 do Qualis C. Os planos são analisados em função dos gêneros acadêmicos escolhidos pelo professor bem como dos textos para leitura em sala de aula. 2) verificar se as funções da escrita acadêmica (Navarro, 2018) aparecem na escrita da resenha acadêmica. Serão analisados 9 textos de alunos por turma, totalizando 27 textos. Observaremos se há correlação entre nota e quantidade de funções de escrita atingidas. Os resultados indicam que há coincidência parcial entre o ensino de gêneros acadêmicos nas três turmas em análise e os discursos elaborados pelas comunidades de prática. |
id |
UFES-6_344d45251137a1ff19a44b6e54ecbcd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/27386 |
network_acronym_str |
UFES-6 |
network_name_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS EM DEBATE:: ANÁLISES DE PRÁTICAS, CONFRONTO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICAO ensino de gêneros acadêmicos pode corresponder ou não às expectativas das comunidades de prática (Street, 2014). Os objetivos do trabalho e metodologia são: 1) analisar três (3) Planos de Ensino da disciplina de Produção de Textos de três semestres (2015/2, 2016/1 e 2017/1) do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para verificar se há valorização do discurso horizontal ou do discurso vertical da ciência (Bernstein, 1999) e sua compatibilidade com as práticas textuais da área de conhecimento. Como corpus de contraste são analisados os discursos de 20 artigos da área de Administração de Empresas, sendo 6 artigos do extrato Qualis A, 8 do Qualis B e 6 do Qualis C. Os planos são analisados em função dos gêneros acadêmicos escolhidos pelo professor bem como dos textos para leitura em sala de aula. 2) verificar se as funções da escrita acadêmica (Navarro, 2018) aparecem na escrita da resenha acadêmica. Serão analisados 9 textos de alunos por turma, totalizando 27 textos. Observaremos se há correlação entre nota e quantidade de funções de escrita atingidas. Os resultados indicam que há coincidência parcial entre o ensino de gêneros acadêmicos nas três turmas em análise e os discursos elaborados pelas comunidades de prática.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27386Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 13 n. 26 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Letramentos e Educação Linguística; 87-101Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 13 No. 26 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Letramentos e Educação Linguística; 87-1011982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27386/20167Copyright (c) 2019 Revista (Con)Textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Silvana2019-12-27T06:11:01Zoai:periodicos.ufes.br:article/27386Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2019-12-27T06:11:01Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS EM DEBATE:: ANÁLISES DE PRÁTICAS, CONFRONTO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA |
title |
O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS EM DEBATE:: ANÁLISES DE PRÁTICAS, CONFRONTO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA |
spellingShingle |
O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS EM DEBATE:: ANÁLISES DE PRÁTICAS, CONFRONTO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA Silva, Silvana |
title_short |
O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS EM DEBATE:: ANÁLISES DE PRÁTICAS, CONFRONTO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA |
title_full |
O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS EM DEBATE:: ANÁLISES DE PRÁTICAS, CONFRONTO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA |
title_fullStr |
O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS EM DEBATE:: ANÁLISES DE PRÁTICAS, CONFRONTO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS EM DEBATE:: ANÁLISES DE PRÁTICAS, CONFRONTO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA |
title_sort |
O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS EM DEBATE:: ANÁLISES DE PRÁTICAS, CONFRONTO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA |
author |
Silva, Silvana |
author_facet |
Silva, Silvana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Silvana |
description |
O ensino de gêneros acadêmicos pode corresponder ou não às expectativas das comunidades de prática (Street, 2014). Os objetivos do trabalho e metodologia são: 1) analisar três (3) Planos de Ensino da disciplina de Produção de Textos de três semestres (2015/2, 2016/1 e 2017/1) do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para verificar se há valorização do discurso horizontal ou do discurso vertical da ciência (Bernstein, 1999) e sua compatibilidade com as práticas textuais da área de conhecimento. Como corpus de contraste são analisados os discursos de 20 artigos da área de Administração de Empresas, sendo 6 artigos do extrato Qualis A, 8 do Qualis B e 6 do Qualis C. Os planos são analisados em função dos gêneros acadêmicos escolhidos pelo professor bem como dos textos para leitura em sala de aula. 2) verificar se as funções da escrita acadêmica (Navarro, 2018) aparecem na escrita da resenha acadêmica. Serão analisados 9 textos de alunos por turma, totalizando 27 textos. Observaremos se há correlação entre nota e quantidade de funções de escrita atingidas. Os resultados indicam que há coincidência parcial entre o ensino de gêneros acadêmicos nas três turmas em análise e os discursos elaborados pelas comunidades de prática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27386 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27386/20167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista (Con)Textos Linguísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista (Con)Textos Linguísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 13 n. 26 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Letramentos e Educação Linguística; 87-101 Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 13 No. 26 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Letramentos e Educação Linguística; 87-101 1982-291X 2317-3475 reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
collection |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||meirelesalex@gmail.com |
_version_ |
1799699010616819712 |