O SIGNO IDEOLÓGICO EM REPORTAGEM DE FESTA DE ANIVERSÁRIO INFANTIL
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/28254 |
Resumo: | El presente artículo pretende discutir la relevancia de análisis de elementos verbovisual como elementos indisolubles y constituyentes de sentido. Se utilizó el concepto de signo ideológico presentado por Bakhtin y Volóchinov (2004), las presuposiciones teóricas sobre ideología para Miotello (2005) y Faraco (2013), así como del concepto de multimodalidad según Kress y Van Leeuwen (2001), Nacimiento, Bezerra y Heberle (2011). Los signos ideológicos reflejan realidades y refractan nuevas significaciones de mundo, evidenciando discursos ideológicos construidos en los más diversos contextos enunciativos, a ejemplo del corpus seleccionado para análisis, una apertura de reportaje de cumpleaños infantil de la Revista Digital Acropolis Kids. Se percibe una mayor evidencia del tema de la fiesta infantil en detrimento de la conmemoración en sí. |
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O SIGNO IDEOLÓGICO EM REPORTAGEM DE FESTA DE ANIVERSÁRIO INFANTILTHE IDEOLOGICAL SIGN IN ARTICLES OF CHILDREN'S BIRTHDAY PARTYIdeological signReportParty themeSigno ideológicoReportagemCenário temáticoEl presente artículo pretende discutir la relevancia de análisis de elementos verbovisual como elementos indisolubles y constituyentes de sentido. Se utilizó el concepto de signo ideológico presentado por Bakhtin y Volóchinov (2004), las presuposiciones teóricas sobre ideología para Miotello (2005) y Faraco (2013), así como del concepto de multimodalidad según Kress y Van Leeuwen (2001), Nacimiento, Bezerra y Heberle (2011). Los signos ideológicos reflejan realidades y refractan nuevas significaciones de mundo, evidenciando discursos ideológicos construidos en los más diversos contextos enunciativos, a ejemplo del corpus seleccionado para análisis, una apertura de reportaje de cumpleaños infantil de la Revista Digital Acropolis Kids. Se percibe una mayor evidencia del tema de la fiesta infantil en detrimento de la conmemoración en sí.Este artigo visa discutir a relevância de análise de elementos verbo-visuais como elementos indissolúveis e constituintes de sentido. Fundamenta-se nos pressupostos teóricos de signo ideológico na concepção de Bakhtin e seu círculo, como também de multimodalidade na obra de Kress e van Leeuwen. Os signos ideológicos refletem realidades e refratam novas significações de mundo, evidenciando discursos ideológicos construídos nos mais diversos contextos enunciativos. Para ilustração desse pensamento, selecionamos a abertura de uma reportagem sobre festa de aniversário infantil na Revista Digital Acrópolis Kids. A pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativista por descrever, analisar e interpretar os elementos verbo-visuais da reportagem, dados concebidos em situação real de interação. Os resultados revelam uma nova modalidade de comemorar aniversário por meio da sua espetacularização e publicação para a sociedade.This article aims at discussing the relevance of analysing the verb-visual elements as indissoluble and constituent elements of meaning. Our analyses are based on theoretical assumptions of ideological sign in Bakhtin and his circle, as well as of multimodality in the work of Kress and van Leeuwen. The ideological signs reflect realities and refract new meanings of the world, evidencing ideological discourses constructed in the most diverse enunciative contexts. To illustrate this thought, we selected the opening of a report on children's birthday party in the Digital Magazine, Acrópolis Kids. The research is a qualitative-interpretative approach by describing, analysing and interpreting the verb-visual elements of the report, data designed in real interaction situation. The results reveal a new way to celebrate birthday through its spectacularization and publishing to society.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/28254Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 14 n. 27 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 78-94Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 14 No. 27 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 78-941982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/28254/21005Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, CláudiaFrancelino, PedroAlmeida , Danielle2020-07-15T03:25:47Zoai:periodicos.ufes.br:article/28254Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2020-07-15T03:25:47Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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