TICs NO ENSINO PRESENCIAL: EVIDÊNCIAS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6006 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é descrever a primeira chamada de um curso de formação continuada de professores para a utilização de TICs no ensino presencial da UFES. Essa etapa teve duração de 06 meses, com 5 módulos, a saber: 1) Ambientação de plataforma Moodle e conferência Web; 2) Recursos de mediação em educação online; 3) Integração de mídias na educação I; 4) Integração de mídias na educação II e 5) Fundamentos em Educação a Distância. Um total de 176 alunos distribuídos entre 119 servidores técnico-administrativos e 57 professores da UFES participaram do curso. O presente estudo reporta resultados preliminares do uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino presencial por parte de professores que integraram o curso. Para tanto, a análise se baseou em dados obtidos nas respostas a um questionário aplicado a professores que fizeram o curso. Em geral, os resultados sugerem que a formação continuada é essencial na utilização das TICs no ensino presencial por possibilitar a incorporação de novas metodologias de ensino e ressignificações dos papéis de professores e de alunos em contextos de ensino e de aprendizagem. |
id |
UFES-6_5de7dab8a45c9b740ddc5db719328799 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/6006 |
network_acronym_str |
UFES-6 |
network_name_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TICs NO ENSINO PRESENCIAL: EVIDÊNCIAS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOO objetivo deste trabalho é descrever a primeira chamada de um curso de formação continuada de professores para a utilização de TICs no ensino presencial da UFES. Essa etapa teve duração de 06 meses, com 5 módulos, a saber: 1) Ambientação de plataforma Moodle e conferência Web; 2) Recursos de mediação em educação online; 3) Integração de mídias na educação I; 4) Integração de mídias na educação II e 5) Fundamentos em Educação a Distância. Um total de 176 alunos distribuídos entre 119 servidores técnico-administrativos e 57 professores da UFES participaram do curso. O presente estudo reporta resultados preliminares do uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino presencial por parte de professores que integraram o curso. Para tanto, a análise se baseou em dados obtidos nas respostas a um questionário aplicado a professores que fizeram o curso. Em geral, os resultados sugerem que a formação continuada é essencial na utilização das TICs no ensino presencial por possibilitar a incorporação de novas metodologias de ensino e ressignificações dos papéis de professores e de alunos em contextos de ensino e de aprendizagem.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2013-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6006Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 8.1 (2013): Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE); 79-96Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 8.1 (2013): Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE); 79-961982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6006/4400Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, DaísaFinardi, Kyria2015-07-08T17:47:22Zoai:periodicos.ufes.br:article/6006Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2015-07-08T17:47:22Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TICs NO ENSINO PRESENCIAL: EVIDÊNCIAS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO |
title |
TICs NO ENSINO PRESENCIAL: EVIDÊNCIAS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO |
spellingShingle |
TICs NO ENSINO PRESENCIAL: EVIDÊNCIAS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Teixeira, Daísa |
title_short |
TICs NO ENSINO PRESENCIAL: EVIDÊNCIAS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO |
title_full |
TICs NO ENSINO PRESENCIAL: EVIDÊNCIAS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO |
title_fullStr |
TICs NO ENSINO PRESENCIAL: EVIDÊNCIAS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO |
title_full_unstemmed |
TICs NO ENSINO PRESENCIAL: EVIDÊNCIAS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO |
title_sort |
TICs NO ENSINO PRESENCIAL: EVIDÊNCIAS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO |
author |
Teixeira, Daísa |
author_facet |
Teixeira, Daísa Finardi, Kyria |
author_role |
author |
author2 |
Finardi, Kyria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Daísa Finardi, Kyria |
description |
O objetivo deste trabalho é descrever a primeira chamada de um curso de formação continuada de professores para a utilização de TICs no ensino presencial da UFES. Essa etapa teve duração de 06 meses, com 5 módulos, a saber: 1) Ambientação de plataforma Moodle e conferência Web; 2) Recursos de mediação em educação online; 3) Integração de mídias na educação I; 4) Integração de mídias na educação II e 5) Fundamentos em Educação a Distância. Um total de 176 alunos distribuídos entre 119 servidores técnico-administrativos e 57 professores da UFES participaram do curso. O presente estudo reporta resultados preliminares do uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino presencial por parte de professores que integraram o curso. Para tanto, a análise se baseou em dados obtidos nas respostas a um questionário aplicado a professores que fizeram o curso. Em geral, os resultados sugerem que a formação continuada é essencial na utilização das TICs no ensino presencial por possibilitar a incorporação de novas metodologias de ensino e ressignificações dos papéis de professores e de alunos em contextos de ensino e de aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6006 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6006/4400 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 8.1 (2013): Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE); 79-96 Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 8.1 (2013): Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE); 79-96 1982-291X 2317-3475 reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
collection |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||meirelesalex@gmail.com |
_version_ |
1799699009486454784 |