POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE SOBRE MOVIMENTOS E TENDÊNCIAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13495 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar os movimentos e diretrizes que caracterizam as políticas públicas de educação especial no Brasil e na Colômbia, considerando as dimensões históricas, as configurações dos serviços educacionais e a possível assunção de uma perspectiva inclusiva. A investigação proposta tem como base analítica o pensamento sistêmico e suas contribuições. O estudo, de natureza qualitativa, baseia-se em análise documental de produções acadêmicas, além de documentos orientadores e normativos. A análise permite destacar que os dois países estão apresentando avanços no que tange à valorização da educação especial nas políticas educacionais em uma perspectiva inclusiva, ainda que haja movimentos singulares em suas trajetórias. |
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POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE SOBRE MOVIMENTOS E TENDÊNCIAS NO BRASIL E NA COLÔMBIAO presente estudo tem como objetivo analisar os movimentos e diretrizes que caracterizam as políticas públicas de educação especial no Brasil e na Colômbia, considerando as dimensões históricas, as configurações dos serviços educacionais e a possível assunção de uma perspectiva inclusiva. A investigação proposta tem como base analítica o pensamento sistêmico e suas contribuições. O estudo, de natureza qualitativa, baseia-se em análise documental de produções acadêmicas, além de documentos orientadores e normativos. A análise permite destacar que os dois países estão apresentando avanços no que tange à valorização da educação especial nas políticas educacionais em uma perspectiva inclusiva, ainda que haja movimentos singulares em suas trajetórias.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13495Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 10 n. 15 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 47-62Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 10 No. 15 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 47-621982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13495/10790Copyright (c) 2016 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaptista, Claudio Robertoda Silva, Carla MacielMontaño, Esli María Monterrosa2017-03-21T12:40:19Zoai:periodicos.ufes.br:article/13495Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2017-03-21T12:40:19Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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