GÊNERO TEATRAL NO CADERNO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA SOCIODISCURSIVA BAKHTIANIANA
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9717 |
Resumo: | Este artigo tem o intuito de analisar uma aula relativa ao gênero teatro disponível no Caderno Educacional – material de apoio da rede estadual de educação de Goiás. Para tanto, discutimos alguns temas que se relacionam com os interesses da pesquisa, quais sejam: gêneros discursivos na perspectiva sociodiscursiva Bakhtiniana, o ensino destes gêneros nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Currículo Referência (2012) e Caderno Educacional (2013) ambos da rede estadual de educação de Goiás. Fizemos algumas considerações sobre a aula 12, referente ao gênero discursivo teatro; obedecendo, principalmente, aos pressupostos de Bakhtin (2003). Assim, verificamos que há uma tentativa de se considerar o gênero como objeto de ensino, porém, a referida aula apresentou diversas lacunas ao ensino do gênero proposto. De sorte que não desenvolve a competência discursiva dos alunos. |
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GÊNERO TEATRAL NO CADERNO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA SOCIODISCURSIVA BAKHTIANIANAEste artigo tem o intuito de analisar uma aula relativa ao gênero teatro disponível no Caderno Educacional – material de apoio da rede estadual de educação de Goiás. Para tanto, discutimos alguns temas que se relacionam com os interesses da pesquisa, quais sejam: gêneros discursivos na perspectiva sociodiscursiva Bakhtiniana, o ensino destes gêneros nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Currículo Referência (2012) e Caderno Educacional (2013) ambos da rede estadual de educação de Goiás. Fizemos algumas considerações sobre a aula 12, referente ao gênero discursivo teatro; obedecendo, principalmente, aos pressupostos de Bakhtin (2003). Assim, verificamos que há uma tentativa de se considerar o gênero como objeto de ensino, porém, a referida aula apresentou diversas lacunas ao ensino do gênero proposto. De sorte que não desenvolve a competência discursiva dos alunos.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2015-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/msword application/mswordhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9717Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 9 n. 12 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos; 182-198Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 9 No. 12 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos; 182-1981982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9717/7497https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9717/18858Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessOttoni, Maria Aparecida ResendeLeão, Cleonice de Moraes EvangelistaSouza, Dalma Flávia Barros Guimarães de2015-12-01T02:59:39Zoai:periodicos.ufes.br:article/9717Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2015-12-01T02:59:39Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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