GÊNERO TEATRAL NO CADERNO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA SOCIODISCURSIVA BAKHTIANIANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ottoni, Maria Aparecida Resende
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Leão, Cleonice de Moraes Evangelista, Souza, Dalma Flávia Barros Guimarães de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9717
Resumo: Este artigo tem o intuito de analisar uma aula relativa ao gênero teatro disponível no Caderno Educacional – material de apoio da rede estadual de educação de Goiás. Para tanto, discutimos alguns temas que se relacionam com os interesses da pesquisa, quais sejam: gêneros discursivos na perspectiva sociodiscursiva Bakhtiniana, o ensino destes gêneros nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Currículo Referência (2012) e Caderno Educacional (2013) ambos da rede estadual de educação de Goiás. Fizemos algumas considerações sobre a aula 12, referente ao gênero discursivo teatro; obedecendo, principalmente, aos pressupostos de Bakhtin (2003). Assim, verificamos que há uma tentativa de se considerar o gênero como objeto de ensino, porém, a referida aula apresentou diversas lacunas ao ensino do gênero proposto. De sorte que não desenvolve a competência discursiva dos alunos.
id UFES-6_83c554e3c17a97f25c270649c8d8588f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/9717
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling GÊNERO TEATRAL NO CADERNO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA SOCIODISCURSIVA BAKHTIANIANAEste artigo tem o intuito de analisar uma aula relativa ao gênero teatro disponível no Caderno Educacional – material de apoio da rede estadual de educação de Goiás. Para tanto, discutimos alguns temas que se relacionam com os interesses da pesquisa, quais sejam: gêneros discursivos na perspectiva sociodiscursiva Bakhtiniana, o ensino destes gêneros nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Currículo Referência (2012) e Caderno Educacional (2013) ambos da rede estadual de educação de Goiás. Fizemos algumas considerações sobre a aula 12, referente ao gênero discursivo teatro; obedecendo, principalmente, aos pressupostos de Bakhtin (2003). Assim, verificamos que há uma tentativa de se considerar o gênero como objeto de ensino, porém, a referida aula apresentou diversas lacunas ao ensino do gênero proposto. De sorte que não desenvolve a competência discursiva dos alunos.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2015-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/msword application/mswordhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9717Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 9 n. 12 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos; 182-198Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 9 No. 12 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos; 182-1981982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9717/7497https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9717/18858Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessOttoni, Maria Aparecida ResendeLeão, Cleonice de Moraes EvangelistaSouza, Dalma Flávia Barros Guimarães de2015-12-01T02:59:39Zoai:periodicos.ufes.br:article/9717Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2015-12-01T02:59:39Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO TEATRAL NO CADERNO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA SOCIODISCURSIVA BAKHTIANIANA
title GÊNERO TEATRAL NO CADERNO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA SOCIODISCURSIVA BAKHTIANIANA
spellingShingle GÊNERO TEATRAL NO CADERNO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA SOCIODISCURSIVA BAKHTIANIANA
Ottoni, Maria Aparecida Resende
title_short GÊNERO TEATRAL NO CADERNO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA SOCIODISCURSIVA BAKHTIANIANA
title_full GÊNERO TEATRAL NO CADERNO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA SOCIODISCURSIVA BAKHTIANIANA
title_fullStr GÊNERO TEATRAL NO CADERNO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA SOCIODISCURSIVA BAKHTIANIANA
title_full_unstemmed GÊNERO TEATRAL NO CADERNO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA SOCIODISCURSIVA BAKHTIANIANA
title_sort GÊNERO TEATRAL NO CADERNO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA SOCIODISCURSIVA BAKHTIANIANA
author Ottoni, Maria Aparecida Resende
author_facet Ottoni, Maria Aparecida Resende
Leão, Cleonice de Moraes Evangelista
Souza, Dalma Flávia Barros Guimarães de
author_role author
author2 Leão, Cleonice de Moraes Evangelista
Souza, Dalma Flávia Barros Guimarães de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ottoni, Maria Aparecida Resende
Leão, Cleonice de Moraes Evangelista
Souza, Dalma Flávia Barros Guimarães de
description Este artigo tem o intuito de analisar uma aula relativa ao gênero teatro disponível no Caderno Educacional – material de apoio da rede estadual de educação de Goiás. Para tanto, discutimos alguns temas que se relacionam com os interesses da pesquisa, quais sejam: gêneros discursivos na perspectiva sociodiscursiva Bakhtiniana, o ensino destes gêneros nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Currículo Referência (2012) e Caderno Educacional (2013) ambos da rede estadual de educação de Goiás. Fizemos algumas considerações sobre a aula 12, referente ao gênero discursivo teatro; obedecendo, principalmente, aos pressupostos de Bakhtin (2003). Assim, verificamos que há uma tentativa de se considerar o gênero como objeto de ensino, porém, a referida aula apresentou diversas lacunas ao ensino do gênero proposto. De sorte que não desenvolve a competência discursiva dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9717
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9717/7497
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/9717/18858
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 9 n. 12 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos; 182-198
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 9 No. 12 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos; 182-198
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699009855553536