Letramentos digitais e multimodalidade em materiais didáticos de língua inglesa: análise das propostas da SEDUC-SE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ana Karina de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Andrade, Caio Enzio Almeida, Façanha, Maria Amália Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/40221
Resumo: Este artigo é resultante de investigação realizada no âmbito da iniciação científica, tendo como objeto de estudo o aplicativo Estude em Casa, da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEDUC-SE). Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa (PAIVA, 2019) e interpretativista (MOITA LOPES, 1994) por meio da qual buscou-se analisar, sob a perspectiva dos novos letramentos, os materiais voltados ao ensino de língua inglesa para a educação básica encontrados no aplicativo. Por meio de pesquisa documental (PAIVA, 2019), foram identificados 260 materiais, os quais foram codificados conforme as postulações de Saldaña (2009). O objetivo foi verificar se e de que forma os letramentos digitais e a multimodalidade são abordados nesses materiais. Para tal, partiu-se da compreensão de que os letramentos digitais (NASCIMENTO; KNOBEL, 2017; SULZER, 2018) referem-se à utilização das tecnologias digitais de forma consciente e reflexiva, reconhecendo-se, inclusive, a nocividade a elas atreladas; e de que a multimodalidade (FAÇANHA; LUCENA, 2020; ZACCHI, 2016) trata da exploração ativa das diversas semioses presentes em diversificados textos. Como resultado, observou-se que tanto os letramentos digitais quanto a multimodalidade estão presentes apenas de forma incipiente na maioria dos materiais, sem propostas voltadas para a promoção de maiores reflexões.
id UFES-6_926c614a4c82b1015ef2bc44c2096888
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/40221
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling Letramentos digitais e multimodalidade em materiais didáticos de língua inglesa: análise das propostas da SEDUC-SEDigital literacies and multimodality in English language teaching materials:: analysis of SEDUC-SE proposalsLetramentos digitaismultimodalidademateriais didáticoslíngua inglesadigital literaciesmultimodalityteaching materialsEnglish languageEste artigo é resultante de investigação realizada no âmbito da iniciação científica, tendo como objeto de estudo o aplicativo Estude em Casa, da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEDUC-SE). Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa (PAIVA, 2019) e interpretativista (MOITA LOPES, 1994) por meio da qual buscou-se analisar, sob a perspectiva dos novos letramentos, os materiais voltados ao ensino de língua inglesa para a educação básica encontrados no aplicativo. Por meio de pesquisa documental (PAIVA, 2019), foram identificados 260 materiais, os quais foram codificados conforme as postulações de Saldaña (2009). O objetivo foi verificar se e de que forma os letramentos digitais e a multimodalidade são abordados nesses materiais. Para tal, partiu-se da compreensão de que os letramentos digitais (NASCIMENTO; KNOBEL, 2017; SULZER, 2018) referem-se à utilização das tecnologias digitais de forma consciente e reflexiva, reconhecendo-se, inclusive, a nocividade a elas atreladas; e de que a multimodalidade (FAÇANHA; LUCENA, 2020; ZACCHI, 2016) trata da exploração ativa das diversas semioses presentes em diversificados textos. Como resultado, observou-se que tanto os letramentos digitais quanto a multimodalidade estão presentes apenas de forma incipiente na maioria dos materiais, sem propostas voltadas para a promoção de maiores reflexões.This article is the result of an investigation carried out within the scope of scientific initiation, having as its object of study the Estude em Casa (Study at home) application, from the Sergipe State Department of Education (SEDUC-SE). This is a qualitative (PAIVA, 2019) and interpretive (MOITA LOPES, 1994) research, through which we sought to analyze, from the perspective of new literacies, the materials aimed at teaching English in basic education found in the app. Through documentary research (PAIVA, 2019), 260 materials were identified, which were coded according to the postulations of Saldaña (2009). The aim was to verify whether and how digital literacies and multimodality are addressed in these materials. To this end, it was based on the understanding that digital literacies (NASCIMENTO; KNOBEL, 2017; SULZER, 2018) refer to the use of digital technologies in a conscious and reflective way, recognizing even the harmfulness linked to them; and that multimodality (FAÇANHA; LUCENA, 2020; ZACCHI, 2016) deals with the active exploration of the various semioses present in diverse texts. As a result, it was observed that both digital literacies and multimodality are only incipiently present in most materials, without proposals aimed at promoting further reflection.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4022110.47456/cl.v17i36.40221Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 17 n. 36 (2023): Revista (Con)Textos Linguísticos; 246-265Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 17 No. 36 (2023): Revista (Con)Textos Linguísticos; 246-2651982-291X2317-347510.47456/cl.v17i36reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/40221/27974Copyright (c) 2023 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Ana Karina de Oliveira Andrade, Caio Enzio AlmeidaFaçanha, Maria Amália Vargas2023-07-31T20:26:19Zoai:periodicos.ufes.br:article/40221Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2023-07-31T20:26:19Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramentos digitais e multimodalidade em materiais didáticos de língua inglesa: análise das propostas da SEDUC-SE
Digital literacies and multimodality in English language teaching materials:: analysis of SEDUC-SE proposals
title Letramentos digitais e multimodalidade em materiais didáticos de língua inglesa: análise das propostas da SEDUC-SE
spellingShingle Letramentos digitais e multimodalidade em materiais didáticos de língua inglesa: análise das propostas da SEDUC-SE
Nascimento, Ana Karina de Oliveira
Letramentos digitais
multimodalidade
materiais didáticos
língua inglesa
digital literacies
multimodality
teaching materials
English language
title_short Letramentos digitais e multimodalidade em materiais didáticos de língua inglesa: análise das propostas da SEDUC-SE
title_full Letramentos digitais e multimodalidade em materiais didáticos de língua inglesa: análise das propostas da SEDUC-SE
title_fullStr Letramentos digitais e multimodalidade em materiais didáticos de língua inglesa: análise das propostas da SEDUC-SE
title_full_unstemmed Letramentos digitais e multimodalidade em materiais didáticos de língua inglesa: análise das propostas da SEDUC-SE
title_sort Letramentos digitais e multimodalidade em materiais didáticos de língua inglesa: análise das propostas da SEDUC-SE
author Nascimento, Ana Karina de Oliveira
author_facet Nascimento, Ana Karina de Oliveira
Andrade, Caio Enzio Almeida
Façanha, Maria Amália Vargas
author_role author
author2 Andrade, Caio Enzio Almeida
Façanha, Maria Amália Vargas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Ana Karina de Oliveira
Andrade, Caio Enzio Almeida
Façanha, Maria Amália Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Letramentos digitais
multimodalidade
materiais didáticos
língua inglesa
digital literacies
multimodality
teaching materials
English language
topic Letramentos digitais
multimodalidade
materiais didáticos
língua inglesa
digital literacies
multimodality
teaching materials
English language
description Este artigo é resultante de investigação realizada no âmbito da iniciação científica, tendo como objeto de estudo o aplicativo Estude em Casa, da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEDUC-SE). Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa (PAIVA, 2019) e interpretativista (MOITA LOPES, 1994) por meio da qual buscou-se analisar, sob a perspectiva dos novos letramentos, os materiais voltados ao ensino de língua inglesa para a educação básica encontrados no aplicativo. Por meio de pesquisa documental (PAIVA, 2019), foram identificados 260 materiais, os quais foram codificados conforme as postulações de Saldaña (2009). O objetivo foi verificar se e de que forma os letramentos digitais e a multimodalidade são abordados nesses materiais. Para tal, partiu-se da compreensão de que os letramentos digitais (NASCIMENTO; KNOBEL, 2017; SULZER, 2018) referem-se à utilização das tecnologias digitais de forma consciente e reflexiva, reconhecendo-se, inclusive, a nocividade a elas atreladas; e de que a multimodalidade (FAÇANHA; LUCENA, 2020; ZACCHI, 2016) trata da exploração ativa das diversas semioses presentes em diversificados textos. Como resultado, observou-se que tanto os letramentos digitais quanto a multimodalidade estão presentes apenas de forma incipiente na maioria dos materiais, sem propostas voltadas para a promoção de maiores reflexões.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/40221
10.47456/cl.v17i36.40221
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/40221
identifier_str_mv 10.47456/cl.v17i36.40221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/40221/27974
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista (Con)Textos Linguísticos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista (Con)Textos Linguísticos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 17 n. 36 (2023): Revista (Con)Textos Linguísticos; 246-265
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 17 No. 36 (2023): Revista (Con)Textos Linguísticos; 246-265
1982-291X
2317-3475
10.47456/cl.v17i36
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699011746136064