AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/29146 |
Resumo: | Este artigo apresenta a análise de cartas de familiares de surdos sob a perspectiva Sistêmico-Funcional de Halliday (1994) e Halliday e Matthiessen (2004, 2014), por meio da metafunção ideacional, com o objetivo de refletir sobre a importância do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES presente nos discursos desses documentos e compreender a representação dessa instituição para essas famílias. Foram analisadas oito cartas escritas na década de 1930, direcionadas ao INES, com solicitação de matrícula ou de permanência de seus familiares no Instituto. A análise das cartas mostrou a representatividade do Instituto naquela época e que pode ser expandida até os dias atuais, na medida em que é considerado uma referência na educação de surdos e uma instituição assistencialista e acolhedora. |
id |
UFES-6_95365f9a34da42624ed2ff9582aebb09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/29146 |
network_acronym_str |
UFES-6 |
network_name_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONALTHE REPRESENTATIONS OF THE NATIONAL INSTITUTE FOR THE DEAF EDUCATION (INES) IN THE 1930S: A SYSTEMIC-FUNCTIONAL STUDYINESINES RepresentationLetters of deaf parentsSystemic-Functional LinguisticsINESRepresentação do INESCartas de pais de surdosLinguística Sistêmico-FuncionalEste artigo apresenta a análise de cartas de familiares de surdos sob a perspectiva Sistêmico-Funcional de Halliday (1994) e Halliday e Matthiessen (2004, 2014), por meio da metafunção ideacional, com o objetivo de refletir sobre a importância do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES presente nos discursos desses documentos e compreender a representação dessa instituição para essas famílias. Foram analisadas oito cartas escritas na década de 1930, direcionadas ao INES, com solicitação de matrícula ou de permanência de seus familiares no Instituto. A análise das cartas mostrou a representatividade do Instituto naquela época e que pode ser expandida até os dias atuais, na medida em que é considerado uma referência na educação de surdos e uma instituição assistencialista e acolhedora.This article presents the analysis of letters written by family members of the deaf under the Systemic-Functional perspective of Halliday (1994) and Halliday and Matthiessen (2004, 2014), through the ideational meta-function. The objetive is to reflect on the importance of the National Institute of Deaf Education – INES in those documents and understand the representativeness of INES. Eight letters written in the 1930s were analyzed, addressed to the Institute with a request for enrollment or permanence of their relatives at the Institution. The analysis of the letters showed the representativeness of INES at the time and which can be expanded to the present day, as it is considered a reference in the education of the deaf and a caring and welcoming institution.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/29146Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 14 n. 27 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 12-29Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 14 No. 27 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 12-291982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/29146/21009Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorais, FernandaCruz, Osilene2020-07-15T03:25:34Zoai:periodicos.ufes.br:article/29146Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2020-07-15T03:25:34Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL THE REPRESENTATIONS OF THE NATIONAL INSTITUTE FOR THE DEAF EDUCATION (INES) IN THE 1930S: A SYSTEMIC-FUNCTIONAL STUDY |
title |
AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL |
spellingShingle |
AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL Morais, Fernanda INES INES Representation Letters of deaf parents Systemic-Functional Linguistics INES Representação do INES Cartas de pais de surdos Linguística Sistêmico-Funcional |
title_short |
AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL |
title_full |
AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL |
title_fullStr |
AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL |
title_full_unstemmed |
AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL |
title_sort |
AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL |
author |
Morais, Fernanda |
author_facet |
Morais, Fernanda Cruz, Osilene |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Osilene |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Fernanda Cruz, Osilene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
INES INES Representation Letters of deaf parents Systemic-Functional Linguistics INES Representação do INES Cartas de pais de surdos Linguística Sistêmico-Funcional |
topic |
INES INES Representation Letters of deaf parents Systemic-Functional Linguistics INES Representação do INES Cartas de pais de surdos Linguística Sistêmico-Funcional |
description |
Este artigo apresenta a análise de cartas de familiares de surdos sob a perspectiva Sistêmico-Funcional de Halliday (1994) e Halliday e Matthiessen (2004, 2014), por meio da metafunção ideacional, com o objetivo de refletir sobre a importância do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES presente nos discursos desses documentos e compreender a representação dessa instituição para essas famílias. Foram analisadas oito cartas escritas na década de 1930, direcionadas ao INES, com solicitação de matrícula ou de permanência de seus familiares no Instituto. A análise das cartas mostrou a representatividade do Instituto naquela época e que pode ser expandida até os dias atuais, na medida em que é considerado uma referência na educação de surdos e uma instituição assistencialista e acolhedora. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/29146 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/29146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/29146/21009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 14 n. 27 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 12-29 Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 14 No. 27 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 12-29 1982-291X 2317-3475 reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
collection |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||meirelesalex@gmail.com |
_version_ |
1799699010681831424 |