AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Fernanda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cruz, Osilene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/29146
Resumo: Este artigo apresenta a análise de cartas de familiares de surdos sob a perspectiva Sistêmico-Funcional de Halliday (1994) e Halliday e Matthiessen (2004, 2014), por meio da metafunção ideacional, com o objetivo de refletir sobre a  importância do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES presente nos discursos desses documentos e compreender a representação dessa instituição para essas famílias. Foram analisadas oito cartas escritas na década de 1930, direcionadas ao INES, com solicitação de matrícula ou de permanência de seus familiares no Instituto. A análise das cartas mostrou a representatividade do Instituto naquela época e que pode ser expandida até os dias atuais, na medida em que é considerado uma referência na educação de surdos e uma instituição assistencialista e acolhedora.
id UFES-6_95365f9a34da42624ed2ff9582aebb09
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/29146
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONALTHE REPRESENTATIONS OF THE NATIONAL INSTITUTE FOR THE DEAF EDUCATION (INES) IN THE 1930S: A SYSTEMIC-FUNCTIONAL STUDYINESINES RepresentationLetters of deaf parentsSystemic-Functional LinguisticsINESRepresentação do INESCartas de pais de surdosLinguística Sistêmico-FuncionalEste artigo apresenta a análise de cartas de familiares de surdos sob a perspectiva Sistêmico-Funcional de Halliday (1994) e Halliday e Matthiessen (2004, 2014), por meio da metafunção ideacional, com o objetivo de refletir sobre a  importância do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES presente nos discursos desses documentos e compreender a representação dessa instituição para essas famílias. Foram analisadas oito cartas escritas na década de 1930, direcionadas ao INES, com solicitação de matrícula ou de permanência de seus familiares no Instituto. A análise das cartas mostrou a representatividade do Instituto naquela época e que pode ser expandida até os dias atuais, na medida em que é considerado uma referência na educação de surdos e uma instituição assistencialista e acolhedora.This article presents the analysis of letters written by family members of the deaf under the Systemic-Functional perspective of Halliday (1994) and Halliday and Matthiessen (2004, 2014), through the ideational meta-function. The objetive is to reflect on the importance of the National Institute of Deaf Education – INES in those documents and understand the representativeness of INES. Eight letters written in the 1930s were analyzed, addressed to the Institute with a request for enrollment or permanence of their relatives at the Institution. The analysis of the letters showed the representativeness of INES at the time and which can be expanded to the present day, as it is considered a reference in the education of the deaf and a caring and welcoming institution.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/29146Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 14 n. 27 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 12-29Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 14 No. 27 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 12-291982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/29146/21009Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorais, FernandaCruz, Osilene2020-07-15T03:25:34Zoai:periodicos.ufes.br:article/29146Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2020-07-15T03:25:34Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL
THE REPRESENTATIONS OF THE NATIONAL INSTITUTE FOR THE DEAF EDUCATION (INES) IN THE 1930S: A SYSTEMIC-FUNCTIONAL STUDY
title AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL
spellingShingle AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL
Morais, Fernanda
INES
INES Representation
Letters of deaf parents
Systemic-Functional Linguistics
INES
Representação do INES
Cartas de pais de surdos
Linguística Sistêmico-Funcional
title_short AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL
title_full AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL
title_fullStr AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL
title_full_unstemmed AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL
title_sort AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL
author Morais, Fernanda
author_facet Morais, Fernanda
Cruz, Osilene
author_role author
author2 Cruz, Osilene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Fernanda
Cruz, Osilene
dc.subject.por.fl_str_mv INES
INES Representation
Letters of deaf parents
Systemic-Functional Linguistics
INES
Representação do INES
Cartas de pais de surdos
Linguística Sistêmico-Funcional
topic INES
INES Representation
Letters of deaf parents
Systemic-Functional Linguistics
INES
Representação do INES
Cartas de pais de surdos
Linguística Sistêmico-Funcional
description Este artigo apresenta a análise de cartas de familiares de surdos sob a perspectiva Sistêmico-Funcional de Halliday (1994) e Halliday e Matthiessen (2004, 2014), por meio da metafunção ideacional, com o objetivo de refletir sobre a  importância do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES presente nos discursos desses documentos e compreender a representação dessa instituição para essas famílias. Foram analisadas oito cartas escritas na década de 1930, direcionadas ao INES, com solicitação de matrícula ou de permanência de seus familiares no Instituto. A análise das cartas mostrou a representatividade do Instituto naquela época e que pode ser expandida até os dias atuais, na medida em que é considerado uma referência na educação de surdos e uma instituição assistencialista e acolhedora.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/29146
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/29146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/29146/21009
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 14 n. 27 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 12-29
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 14 No. 27 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 12-29
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699010681831424