COMPREENSÃO LEITORA E MEMÓRIA DE TRABALHO SOB A PERSPECTIVA DO PROCESSAMENTO COGNITIVO DA LEITURA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guaresi, Ronei
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva Oliveira, Janaina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/15342
Resumo: O objetivo geral do estudo é o de analisar a produção bibliográfica sobre a relação entre a memória de trabalho e a compreensão da leitura em bons e maus leitores. Este estudo trata-se de uma revisão de literatura sobre a relação entre memória de trabalho e compreensão textual em bons e maus leitores, a partir de leitura, análise e discussão de informações extraídas de periódicos nacionais e internacionais. Os artigos consultados sugerem, ainda, que o processo de compreensão da leitura e o uso da memória de trabalho são diferentes em bons e maus leitores. Os estudos vêm mostrar que os maus leitores, precisam utilizar mais recursos cognitivos para processar as informações, restando poucos para compreensão e significação do texto. O bom leitor consegue transitar pelas duas vias, fonológica e a lexical. 
id UFES-6_a16bf642ba0100eccfab1d6ada6eabef
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/15342
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling COMPREENSÃO LEITORA E MEMÓRIA DE TRABALHO SOB A PERSPECTIVA DO PROCESSAMENTO COGNITIVO DA LEITURA: UMA REVISÃO DE LITERATURAO objetivo geral do estudo é o de analisar a produção bibliográfica sobre a relação entre a memória de trabalho e a compreensão da leitura em bons e maus leitores. Este estudo trata-se de uma revisão de literatura sobre a relação entre memória de trabalho e compreensão textual em bons e maus leitores, a partir de leitura, análise e discussão de informações extraídas de periódicos nacionais e internacionais. Os artigos consultados sugerem, ainda, que o processo de compreensão da leitura e o uso da memória de trabalho são diferentes em bons e maus leitores. Os estudos vêm mostrar que os maus leitores, precisam utilizar mais recursos cognitivos para processar as informações, restando poucos para compreensão e significação do texto. O bom leitor consegue transitar pelas duas vias, fonológica e a lexical. Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2017-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/15342Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 11 n. 18 (2017): Revista (Con)textos Linguísticos; 85-96Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 11 No. 18 (2017): Revista (Con)textos Linguísticos; 85-961982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/15342/12063https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/15342/19358Copyright (c) 2017 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuaresi, RoneiSilva Oliveira, Janaina2017-09-18T13:26:50Zoai:periodicos.ufes.br:article/15342Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2017-09-18T13:26:50Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPREENSÃO LEITORA E MEMÓRIA DE TRABALHO SOB A PERSPECTIVA DO PROCESSAMENTO COGNITIVO DA LEITURA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title COMPREENSÃO LEITORA E MEMÓRIA DE TRABALHO SOB A PERSPECTIVA DO PROCESSAMENTO COGNITIVO DA LEITURA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
spellingShingle COMPREENSÃO LEITORA E MEMÓRIA DE TRABALHO SOB A PERSPECTIVA DO PROCESSAMENTO COGNITIVO DA LEITURA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Guaresi, Ronei
title_short COMPREENSÃO LEITORA E MEMÓRIA DE TRABALHO SOB A PERSPECTIVA DO PROCESSAMENTO COGNITIVO DA LEITURA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_full COMPREENSÃO LEITORA E MEMÓRIA DE TRABALHO SOB A PERSPECTIVA DO PROCESSAMENTO COGNITIVO DA LEITURA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_fullStr COMPREENSÃO LEITORA E MEMÓRIA DE TRABALHO SOB A PERSPECTIVA DO PROCESSAMENTO COGNITIVO DA LEITURA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_full_unstemmed COMPREENSÃO LEITORA E MEMÓRIA DE TRABALHO SOB A PERSPECTIVA DO PROCESSAMENTO COGNITIVO DA LEITURA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_sort COMPREENSÃO LEITORA E MEMÓRIA DE TRABALHO SOB A PERSPECTIVA DO PROCESSAMENTO COGNITIVO DA LEITURA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
author Guaresi, Ronei
author_facet Guaresi, Ronei
Silva Oliveira, Janaina
author_role author
author2 Silva Oliveira, Janaina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guaresi, Ronei
Silva Oliveira, Janaina
description O objetivo geral do estudo é o de analisar a produção bibliográfica sobre a relação entre a memória de trabalho e a compreensão da leitura em bons e maus leitores. Este estudo trata-se de uma revisão de literatura sobre a relação entre memória de trabalho e compreensão textual em bons e maus leitores, a partir de leitura, análise e discussão de informações extraídas de periódicos nacionais e internacionais. Os artigos consultados sugerem, ainda, que o processo de compreensão da leitura e o uso da memória de trabalho são diferentes em bons e maus leitores. Os estudos vêm mostrar que os maus leitores, precisam utilizar mais recursos cognitivos para processar as informações, restando poucos para compreensão e significação do texto. O bom leitor consegue transitar pelas duas vias, fonológica e a lexical. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/15342
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/15342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/15342/12063
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/15342/19358
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista (Con)textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista (Con)textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 11 n. 18 (2017): Revista (Con)textos Linguísticos; 85-96
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 11 No. 18 (2017): Revista (Con)textos Linguísticos; 85-96
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699010228846592