Ensino de escrita e letramentos: as propostas curriculares da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (MG)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/17200 |
Resumo: | Este trabalho objetiva apresentar o resultado de uma pesquisa que buscou analisar a presença e as implicações das práticas de produção escrita nos currículos da rede municipal de ensino de Juiz de Fora (MG), bem como a relação dessas práticas e com os gêneros textuais (BRONCKART, 1999; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004). Uma vez que a escola é uma importante agência de letramento (KLEIMAN, 2007) e a construção do conhecimento é perpassada pela linguagem, objetivamos analisar as concepções que embasam as práticas de escritas presentes nos nove documentos da Secretaria de Educação. Utilizamos a análise documental como abordagem metodológica. Os dados apontam que vários gêneros textuais escritos estão na base do aprendizado de diversas disciplinas, demonstrando o papel central da linguagem na construção do conhecimento e na ampliação dos letramentos discentes. Entretanto, verificamos que a) a concepção de escrita está bastante centrada nas atividades pedagógicas avaliativas, nas diferentes disciplinas, na circulação de saber no interior da própria instituição; b) poucas são as atividades de circulação de gêneros textuais numa perspectiva social; e c) a escrita está centrada nas disciplinas, e não num viés interdisciplinar. |
id |
UFES-6_a7ace1672df2b97552aba7d2239d74b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/17200 |
network_acronym_str |
UFES-6 |
network_name_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de escrita e letramentos: as propostas curriculares da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (MG)Este trabalho objetiva apresentar o resultado de uma pesquisa que buscou analisar a presença e as implicações das práticas de produção escrita nos currículos da rede municipal de ensino de Juiz de Fora (MG), bem como a relação dessas práticas e com os gêneros textuais (BRONCKART, 1999; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004). Uma vez que a escola é uma importante agência de letramento (KLEIMAN, 2007) e a construção do conhecimento é perpassada pela linguagem, objetivamos analisar as concepções que embasam as práticas de escritas presentes nos nove documentos da Secretaria de Educação. Utilizamos a análise documental como abordagem metodológica. Os dados apontam que vários gêneros textuais escritos estão na base do aprendizado de diversas disciplinas, demonstrando o papel central da linguagem na construção do conhecimento e na ampliação dos letramentos discentes. Entretanto, verificamos que a) a concepção de escrita está bastante centrada nas atividades pedagógicas avaliativas, nas diferentes disciplinas, na circulação de saber no interior da própria instituição; b) poucas são as atividades de circulação de gêneros textuais numa perspectiva social; e c) a escrita está centrada nas disciplinas, e não num viés interdisciplinar.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/17200Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 11 n. 20 (2017): Revista (Con)textos Linguísticos; 166-186Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 11 No. 20 (2017): Revista (Con)textos Linguísticos; 166-1861982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/17200/12571https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/17200/19401Copyright (c) 2017 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Tânia Guedes2017-12-23T16:22:37Zoai:periodicos.ufes.br:article/17200Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2017-12-23T16:22:37Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de escrita e letramentos: as propostas curriculares da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (MG) |
title |
Ensino de escrita e letramentos: as propostas curriculares da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (MG) |
spellingShingle |
Ensino de escrita e letramentos: as propostas curriculares da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (MG) Magalhães, Tânia Guedes |
title_short |
Ensino de escrita e letramentos: as propostas curriculares da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (MG) |
title_full |
Ensino de escrita e letramentos: as propostas curriculares da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (MG) |
title_fullStr |
Ensino de escrita e letramentos: as propostas curriculares da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (MG) |
title_full_unstemmed |
Ensino de escrita e letramentos: as propostas curriculares da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (MG) |
title_sort |
Ensino de escrita e letramentos: as propostas curriculares da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (MG) |
author |
Magalhães, Tânia Guedes |
author_facet |
Magalhães, Tânia Guedes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Tânia Guedes |
description |
Este trabalho objetiva apresentar o resultado de uma pesquisa que buscou analisar a presença e as implicações das práticas de produção escrita nos currículos da rede municipal de ensino de Juiz de Fora (MG), bem como a relação dessas práticas e com os gêneros textuais (BRONCKART, 1999; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004). Uma vez que a escola é uma importante agência de letramento (KLEIMAN, 2007) e a construção do conhecimento é perpassada pela linguagem, objetivamos analisar as concepções que embasam as práticas de escritas presentes nos nove documentos da Secretaria de Educação. Utilizamos a análise documental como abordagem metodológica. Os dados apontam que vários gêneros textuais escritos estão na base do aprendizado de diversas disciplinas, demonstrando o papel central da linguagem na construção do conhecimento e na ampliação dos letramentos discentes. Entretanto, verificamos que a) a concepção de escrita está bastante centrada nas atividades pedagógicas avaliativas, nas diferentes disciplinas, na circulação de saber no interior da própria instituição; b) poucas são as atividades de circulação de gêneros textuais numa perspectiva social; e c) a escrita está centrada nas disciplinas, e não num viés interdisciplinar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/17200 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/17200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/17200/12571 https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/17200/19401 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista (Con)textos Linguísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista (Con)textos Linguísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 11 n. 20 (2017): Revista (Con)textos Linguísticos; 166-186 Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 11 No. 20 (2017): Revista (Con)textos Linguísticos; 166-186 1982-291X 2317-3475 reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
collection |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||meirelesalex@gmail.com |
_version_ |
1799699010267643904 |