INFÂNCIA, ESCOLA E DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Honorato, Tony
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13503
Resumo: O manuscrito aborda a problemática das desigualdades sociais da infância no Brasil. A partir da perspectiva sócio-histórica, apresenta e analisa configurações vividas pelas crianças durante a infância, entre elas a escolar, a familiar e a do mundo do trabalho. No debate, as configurações são compreendidas como dinâmicas humanas relacionais inclusivas e excludentes. Para a produção da narrativa, assume como empiria imagens da infância registradas no formato de pinturas e de fotografias. As imagens colocam em circulação testemunhos mudos e silenciados que carregam sentidos das representações sobre os problemas de desigualdades e exclusões sociais praticados em diferentes configurações, territórios e temporalidades da infância.
id UFES-6_bac5c9304b78f83a23ec684d0cfcdc2f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/13503
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling INFÂNCIA, ESCOLA E DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASILO manuscrito aborda a problemática das desigualdades sociais da infância no Brasil. A partir da perspectiva sócio-histórica, apresenta e analisa configurações vividas pelas crianças durante a infância, entre elas a escolar, a familiar e a do mundo do trabalho. No debate, as configurações são compreendidas como dinâmicas humanas relacionais inclusivas e excludentes. Para a produção da narrativa, assume como empiria imagens da infância registradas no formato de pinturas e de fotografias. As imagens colocam em circulação testemunhos mudos e silenciados que carregam sentidos das representações sobre os problemas de desigualdades e exclusões sociais praticados em diferentes configurações, territórios e temporalidades da infância.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13503Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 10 n. 15 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 183-195Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 10 No. 15 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 183-1951982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13503/10798Copyright (c) 2016 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessHonorato, Tony2017-03-21T12:47:37Zoai:periodicos.ufes.br:article/13503Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2017-03-21T12:47:37Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv INFÂNCIA, ESCOLA E DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL
title INFÂNCIA, ESCOLA E DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL
spellingShingle INFÂNCIA, ESCOLA E DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL
Honorato, Tony
title_short INFÂNCIA, ESCOLA E DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL
title_full INFÂNCIA, ESCOLA E DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL
title_fullStr INFÂNCIA, ESCOLA E DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL
title_full_unstemmed INFÂNCIA, ESCOLA E DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL
title_sort INFÂNCIA, ESCOLA E DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL
author Honorato, Tony
author_facet Honorato, Tony
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Honorato, Tony
description O manuscrito aborda a problemática das desigualdades sociais da infância no Brasil. A partir da perspectiva sócio-histórica, apresenta e analisa configurações vividas pelas crianças durante a infância, entre elas a escolar, a familiar e a do mundo do trabalho. No debate, as configurações são compreendidas como dinâmicas humanas relacionais inclusivas e excludentes. Para a produção da narrativa, assume como empiria imagens da infância registradas no formato de pinturas e de fotografias. As imagens colocam em circulação testemunhos mudos e silenciados que carregam sentidos das representações sobre os problemas de desigualdades e exclusões sociais praticados em diferentes configurações, territórios e temporalidades da infância.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13503
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13503/10798
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista (Con)textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista (Con)textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 10 n. 15 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 183-195
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 10 No. 15 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 183-195
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699010180612096