O USO DO VERBO DAR NO JOGO DA LINGUAGEM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5177 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo descritivo do verbo dar na estrutura dar X em Y. Essa estrutura se caracteriza de modo especial, pela ausência do sujeito e talvez, por isso não tenha o mesmo grau de produtividade como as que admitem sujeito. As análises serão feitas com o suporte teórico do léxico-gramática, Gross (1975), de valências, Borba (1996) e do funcionalismo. As duas primeiras se coadunam na perspectiva de se levarem em conta as propriedades gramaticais e lexicais das palavras se convergindo com a terceira num ambiente de descrição em que se considera a língua, sua gramática e o uso. Esse trinômio teórico tem em comum uma proposta de descrição que atende aos nossos objetivos, na medida em que nos permite diferenciar uma construção com verbo darpleno, suporte ou expressão. As análises são feitas por meio de critérios que levam em conta as propriedades sintático-semânticas da estrutura inserida num contexto frasal com o maior número de argumentos possíveis, possibilitando a demonstração do uso dessa estrutura como ação que semanticamente se caracteriza, na maioria dos casos observados, como uma ação de resultado negativo. |
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O USO DO VERBO DAR NO JOGO DA LINGUAGEMEste artigo tem como objetivo apresentar um estudo descritivo do verbo dar na estrutura dar X em Y. Essa estrutura se caracteriza de modo especial, pela ausência do sujeito e talvez, por isso não tenha o mesmo grau de produtividade como as que admitem sujeito. As análises serão feitas com o suporte teórico do léxico-gramática, Gross (1975), de valências, Borba (1996) e do funcionalismo. As duas primeiras se coadunam na perspectiva de se levarem em conta as propriedades gramaticais e lexicais das palavras se convergindo com a terceira num ambiente de descrição em que se considera a língua, sua gramática e o uso. Esse trinômio teórico tem em comum uma proposta de descrição que atende aos nossos objetivos, na medida em que nos permite diferenciar uma construção com verbo darpleno, suporte ou expressão. As análises são feitas por meio de critérios que levam em conta as propriedades sintático-semânticas da estrutura inserida num contexto frasal com o maior número de argumentos possíveis, possibilitando a demonstração do uso dessa estrutura como ação que semanticamente se caracteriza, na maioria dos casos observados, como uma ação de resultado negativo.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5177Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 5 n. 5 (2011): Revista (Con) Textos LinguísticosRevista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 5 No. 5 (2011): Revista (Con) Textos Linguísticos1982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5177/3873Copyright (c) 2011 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSmarsaro, Aucione das Doresda Rocha, Lúcia Helena Peyroton2013-06-19T06:34:10Zoai:periodicos.ufes.br:article/5177Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2013-06-19T06:34:10Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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