A NEGOCIAÇÃO PERSUASIVA PARA A ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO NOS DISCURSOS
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/26368 |
Resumo: | Temos reivindicado (CAVALCANTE, 2018) que uma análise argumentativa deve considerar não somente aspectos lexicais (morfossemânticos) e gramaticais, mas também parâmetros que concernem ao texto - um enunciado com começo, meio e fim, que acontece como evento singular, compondo uma unidade de comunicação e de sentido em contexto. A Linguística Textual muito tem a contribuir para a descrição e a análise das estratégias de organização textual de que pode se valer o locutor para a negociação persuasiva em diferentes modalidades argumentativas. Este trabalho assume, com Amossy (2017), uma noção estendida de persuasão, que compreende dois tipos de retórica argumentativa: uma da ordem do consenso - uma “retórica do acordo”; outra da ordem do dissenso - uma “retórica do desacordo, da polêmica no espaço público”. Pleiteamos, assim, que se possa utilizar o termo persuadir no sentido de negociação persuasiva. Argumentar seria, assim, uma negociação persuasiva na tentativa de influência, de pôr em ação uma série de estratégias, dentre elas as textuais, para negociar, em uma determinada interação, certos pontos de vista, a partir dos quais se tenta influenciar o outro. |
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A NEGOCIAÇÃO PERSUASIVA PARA A ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO NOS DISCURSOSTemos reivindicado (CAVALCANTE, 2018) que uma análise argumentativa deve considerar não somente aspectos lexicais (morfossemânticos) e gramaticais, mas também parâmetros que concernem ao texto - um enunciado com começo, meio e fim, que acontece como evento singular, compondo uma unidade de comunicação e de sentido em contexto. A Linguística Textual muito tem a contribuir para a descrição e a análise das estratégias de organização textual de que pode se valer o locutor para a negociação persuasiva em diferentes modalidades argumentativas. Este trabalho assume, com Amossy (2017), uma noção estendida de persuasão, que compreende dois tipos de retórica argumentativa: uma da ordem do consenso - uma “retórica do acordo”; outra da ordem do dissenso - uma “retórica do desacordo, da polêmica no espaço público”. Pleiteamos, assim, que se possa utilizar o termo persuadir no sentido de negociação persuasiva. Argumentar seria, assim, uma negociação persuasiva na tentativa de influência, de pôr em ação uma série de estratégias, dentre elas as textuais, para negociar, em uma determinada interação, certos pontos de vista, a partir dos quais se tenta influenciar o outro.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2019-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/26368Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 13 n. 25 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Linguística Textual e Análise da Conversação: conceitos e critérios de análise; 99-116Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 13 No. 25 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Linguística Textual e Análise da Conversação: conceitos e critérios de análise; 99-1161982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/26368/18768Copyright (c) 2019 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Mônica MagalhãesBrito, Mariza Angélica PaivaGiering, Maria EduardaPinto, Rosalice Botelho Wakim Sousa2019-10-22T14:50:26Zoai:periodicos.ufes.br:article/26368Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2019-10-22T14:50:26Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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