LEIA, RIA E CURTA: O ETHOS-ESTEREOTIPADO DE DILMA ROUSSEFF NO FACEBOOK

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmelino, Ana Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gatti, Márcio Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/19157
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal tratar das tensões estabelecidas entre diferentes ethé de Dilma Rousseff, presidente que governou o Brasil de 2011 a maio de 2016, em algumas postagens bem-humoradas feitas em seu perfil na rede social Facebook. O corpus de análise consiste em cinco postagens publicadas entre janeiro e setembro de 2015. A discussão teórica se ancora especialmente nos conceitos de estereótipo e ethos, formulados pela Análise de Discurso desenvolvida na França. Levando em conta as relações que podem ser estabelecidas entre as duas noções teóricas (estereótipo e ethos – dito, mostrado e prévio), consideramos a hipótese de que, no campo do humor, o ethos tende a ser construído de maneira estereotipada, o que levaria a existência de um ethos-estereotipado: uma representação em que traços demasiadamente assinalados são capazes de gerar comicidade. Esta é a principal imagem edificada para Dilma Rousseff nas postagens bem-humoradas analisadas.
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