Educação, tecnologia e inovação: o desafio da aprendizagem hipertextualizada na escola contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6004 |
Resumo: | Não se questiona mais a adoção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) pela educação. Discute-se agora como utilizá-las para auxiliar o professor a trabalhar a diversidade de conteúdos presentes nas disciplinas do currículo escolar. Busca-se, hoje, conceber formas de desenvolver as competências e habilidades desejadas no aprendiz contemporâneo com o apoio de tais dispositivos tecnológicos. Neste contexto, educadores e gestores de políticas educacionais têm promovido programas, projetos e ações que vêm concretizando a aplicação das TDIC na educação. Modos inovadores de aprendizagem como: aprendizagem móvel (mobile-learning), aprendizagem baseada em jogos e aprendizagem ancorada em Realidade Aumentada têm surgido como modalidades de ensino/aprendizagem criativas para inovar a educação. Contudo, precisamos conhecer em mais detalhes: quais as características, as concepções de ensino/aprendizagem e o potencial pedagógico que constituem tais tecnologias hipertextuais? Precisamos saber se elas de fato contribuem para levar os aprendizes a construir seus conhecimentos numa sociedade cada vez mais competitiva. Neste trabalho, esboçamos algumas respostas, ainda que não definitivas, para tais questionamentos; ressaltamos a função essencial da mediação docente para o sucesso de qualquer aprendizagem e sugerimos enfrentar com entusiasmo crítico a inserção de tais inovações educacionais hipertextualizadas no quotidiano escolar. |
id |
UFES-6_e2b63b2fda1563305876fee28a362ec1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/6004 |
network_acronym_str |
UFES-6 |
network_name_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação, tecnologia e inovação: o desafio da aprendizagem hipertextualizada na escola contemporâneaNão se questiona mais a adoção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) pela educação. Discute-se agora como utilizá-las para auxiliar o professor a trabalhar a diversidade de conteúdos presentes nas disciplinas do currículo escolar. Busca-se, hoje, conceber formas de desenvolver as competências e habilidades desejadas no aprendiz contemporâneo com o apoio de tais dispositivos tecnológicos. Neste contexto, educadores e gestores de políticas educacionais têm promovido programas, projetos e ações que vêm concretizando a aplicação das TDIC na educação. Modos inovadores de aprendizagem como: aprendizagem móvel (mobile-learning), aprendizagem baseada em jogos e aprendizagem ancorada em Realidade Aumentada têm surgido como modalidades de ensino/aprendizagem criativas para inovar a educação. Contudo, precisamos conhecer em mais detalhes: quais as características, as concepções de ensino/aprendizagem e o potencial pedagógico que constituem tais tecnologias hipertextuais? Precisamos saber se elas de fato contribuem para levar os aprendizes a construir seus conhecimentos numa sociedade cada vez mais competitiva. Neste trabalho, esboçamos algumas respostas, ainda que não definitivas, para tais questionamentos; ressaltamos a função essencial da mediação docente para o sucesso de qualquer aprendizagem e sugerimos enfrentar com entusiasmo crítico a inserção de tais inovações educacionais hipertextualizadas no quotidiano escolar.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2013-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6004Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 8.1 (2013): Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE); 42-61Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 8.1 (2013): Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE); 42-611982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6004/4398Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Antonio Carlos2015-07-08T17:47:22Zoai:periodicos.ufes.br:article/6004Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2015-07-08T17:47:22Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, tecnologia e inovação: o desafio da aprendizagem hipertextualizada na escola contemporânea |
title |
Educação, tecnologia e inovação: o desafio da aprendizagem hipertextualizada na escola contemporânea |
spellingShingle |
Educação, tecnologia e inovação: o desafio da aprendizagem hipertextualizada na escola contemporânea Xavier, Antonio Carlos |
title_short |
Educação, tecnologia e inovação: o desafio da aprendizagem hipertextualizada na escola contemporânea |
title_full |
Educação, tecnologia e inovação: o desafio da aprendizagem hipertextualizada na escola contemporânea |
title_fullStr |
Educação, tecnologia e inovação: o desafio da aprendizagem hipertextualizada na escola contemporânea |
title_full_unstemmed |
Educação, tecnologia e inovação: o desafio da aprendizagem hipertextualizada na escola contemporânea |
title_sort |
Educação, tecnologia e inovação: o desafio da aprendizagem hipertextualizada na escola contemporânea |
author |
Xavier, Antonio Carlos |
author_facet |
Xavier, Antonio Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Antonio Carlos |
description |
Não se questiona mais a adoção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) pela educação. Discute-se agora como utilizá-las para auxiliar o professor a trabalhar a diversidade de conteúdos presentes nas disciplinas do currículo escolar. Busca-se, hoje, conceber formas de desenvolver as competências e habilidades desejadas no aprendiz contemporâneo com o apoio de tais dispositivos tecnológicos. Neste contexto, educadores e gestores de políticas educacionais têm promovido programas, projetos e ações que vêm concretizando a aplicação das TDIC na educação. Modos inovadores de aprendizagem como: aprendizagem móvel (mobile-learning), aprendizagem baseada em jogos e aprendizagem ancorada em Realidade Aumentada têm surgido como modalidades de ensino/aprendizagem criativas para inovar a educação. Contudo, precisamos conhecer em mais detalhes: quais as características, as concepções de ensino/aprendizagem e o potencial pedagógico que constituem tais tecnologias hipertextuais? Precisamos saber se elas de fato contribuem para levar os aprendizes a construir seus conhecimentos numa sociedade cada vez mais competitiva. Neste trabalho, esboçamos algumas respostas, ainda que não definitivas, para tais questionamentos; ressaltamos a função essencial da mediação docente para o sucesso de qualquer aprendizagem e sugerimos enfrentar com entusiasmo crítico a inserção de tais inovações educacionais hipertextualizadas no quotidiano escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6004 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6004/4398 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 8.1 (2013): Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE); 42-61 Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 8.1 (2013): Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE); 42-61 1982-291X 2317-3475 reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
collection |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||meirelesalex@gmail.com |
_version_ |
1799699009484357632 |