MOVIMENTO CIDADES EDUCADORAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13494 |
Resumo: | O Movimento Cidades Educadoras propõe políticas públicas urbanas voltadas ao combate de diferentes formas de desigualdades, tendo como base um conceito humanista de educação ao longo da vida, por meio de iniciativas educativas formais, não-formais e informais. A pesquisa foca as ações dos municípios paulistas membros das Cidades Educadoras em 2012 - Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Paulo, Sorocaba - ao analisá-las frente ao perfil temático e aos princípios do Movimento, principalmente no que diz respeito às formas de inclusão. Os dados revelaram que, no geral, as ações estão em consonância com o Movimento, entretanto apontam aspectos pouco desenvolvidos - participação popular, parcerias e formas de inclusão. Quanto aos tipos de inclusão trabalhados por esses municípios observou-se, que estes eram de cunho digital e social. Verificou-se também, que há questões conceituais e estruturais do Movimento as quais poderiam ser revistas - restrição ao meio urbano, falta de dispositivos de avaliação, como se dá a participação dos habitantes e a definição das ações. |
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MOVIMENTO CIDADES EDUCADORAS NO ESTADO DE SÃO PAULOO Movimento Cidades Educadoras propõe políticas públicas urbanas voltadas ao combate de diferentes formas de desigualdades, tendo como base um conceito humanista de educação ao longo da vida, por meio de iniciativas educativas formais, não-formais e informais. A pesquisa foca as ações dos municípios paulistas membros das Cidades Educadoras em 2012 - Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Paulo, Sorocaba - ao analisá-las frente ao perfil temático e aos princípios do Movimento, principalmente no que diz respeito às formas de inclusão. Os dados revelaram que, no geral, as ações estão em consonância com o Movimento, entretanto apontam aspectos pouco desenvolvidos - participação popular, parcerias e formas de inclusão. Quanto aos tipos de inclusão trabalhados por esses municípios observou-se, que estes eram de cunho digital e social. Verificou-se também, que há questões conceituais e estruturais do Movimento as quais poderiam ser revistas - restrição ao meio urbano, falta de dispositivos de avaliação, como se dá a participação dos habitantes e a definição das ações.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13494Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 10 n. 15 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 28-46Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 10 No. 15 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 28-461982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13494/10789Copyright (c) 2016 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Cesar Romero AmaralOliveira, CleitonMartin, Carolina2017-03-21T12:39:27Zoai:periodicos.ufes.br:article/13494Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2017-03-21T12:39:27Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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