A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho-Belini, Raimunda Gomes de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sousa, Maria Margarete Fernandes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5839
Resumo: Nesta pesquisa, analisamos o tratamento da variação linguística em um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio e refletimos sobre o direcionamento apresentado pelo livro em relação a essa temática. Para a realização deste estudo, selecionamos como material de observação/investigação a obra Língua Portuguesa: linguagem e interação, de autoria de Faraco, Moura e Maruxo Júnior (2011), destinada ao Ensino Médio. Desenvolvemos um estudo descritivo-documental, com abordagem qualitativa, observando o tratamento dado à variação, às noções de certo e errado e ao preconceito linguístico. O livro analisado demonstra que, apesar de ainda não estarmos em uma almejada situação de ensino de língua materna, percebemos a preocupação dos autores em incorporar os estudos linguísticos à heterogeneidade e diversidade linguística, fundamentados pela Sociolinguística. Contudo, é importante salientarmos que, sem uma sólida formação acadêmico-científica e um conhecimento adequado da Sociolinguística por parte do professor de Língua Portuguesa, o livro didático sozinho, por mais bem elaborado que seja, não conseguirá resultar em um ensino/aprendizagem de língua materna que respeite a diversidade linguística e o multiculturalismo dos falantes.
id UFES-6_fe6058d9e8592aab3020db647b672e35
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/5839
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICANesta pesquisa, analisamos o tratamento da variação linguística em um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio e refletimos sobre o direcionamento apresentado pelo livro em relação a essa temática. Para a realização deste estudo, selecionamos como material de observação/investigação a obra Língua Portuguesa: linguagem e interação, de autoria de Faraco, Moura e Maruxo Júnior (2011), destinada ao Ensino Médio. Desenvolvemos um estudo descritivo-documental, com abordagem qualitativa, observando o tratamento dado à variação, às noções de certo e errado e ao preconceito linguístico. O livro analisado demonstra que, apesar de ainda não estarmos em uma almejada situação de ensino de língua materna, percebemos a preocupação dos autores em incorporar os estudos linguísticos à heterogeneidade e diversidade linguística, fundamentados pela Sociolinguística. Contudo, é importante salientarmos que, sem uma sólida formação acadêmico-científica e um conhecimento adequado da Sociolinguística por parte do professor de Língua Portuguesa, o livro didático sozinho, por mais bem elaborado que seja, não conseguirá resultar em um ensino/aprendizagem de língua materna que respeite a diversidade linguística e o multiculturalismo dos falantes.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2014-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5839Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 8 n. 10 (2014): Revista (Con) Textos Linguísticos; 211-230Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 8 No. 10 (2014): Revista (Con) Textos Linguísticos; 211-2301982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5839/5796https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5839/18814Copyright (c) 2014 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho-Belini, Raimunda Gomes deSousa, Maria Margarete Fernandes de2014-08-19T14:24:09Zoai:periodicos.ufes.br:article/5839Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2014-08-19T14:24:09Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA
title A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA
spellingShingle A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA
Carvalho-Belini, Raimunda Gomes de
title_short A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA
title_full A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA
title_fullStr A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA
title_full_unstemmed A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA
title_sort A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA
author Carvalho-Belini, Raimunda Gomes de
author_facet Carvalho-Belini, Raimunda Gomes de
Sousa, Maria Margarete Fernandes de
author_role author
author2 Sousa, Maria Margarete Fernandes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho-Belini, Raimunda Gomes de
Sousa, Maria Margarete Fernandes de
description Nesta pesquisa, analisamos o tratamento da variação linguística em um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio e refletimos sobre o direcionamento apresentado pelo livro em relação a essa temática. Para a realização deste estudo, selecionamos como material de observação/investigação a obra Língua Portuguesa: linguagem e interação, de autoria de Faraco, Moura e Maruxo Júnior (2011), destinada ao Ensino Médio. Desenvolvemos um estudo descritivo-documental, com abordagem qualitativa, observando o tratamento dado à variação, às noções de certo e errado e ao preconceito linguístico. O livro analisado demonstra que, apesar de ainda não estarmos em uma almejada situação de ensino de língua materna, percebemos a preocupação dos autores em incorporar os estudos linguísticos à heterogeneidade e diversidade linguística, fundamentados pela Sociolinguística. Contudo, é importante salientarmos que, sem uma sólida formação acadêmico-científica e um conhecimento adequado da Sociolinguística por parte do professor de Língua Portuguesa, o livro didático sozinho, por mais bem elaborado que seja, não conseguirá resultar em um ensino/aprendizagem de língua materna que respeite a diversidade linguística e o multiculturalismo dos falantes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5839
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5839/5796
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5839/18814
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista (Con)textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista (Con)textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 8 n. 10 (2014): Revista (Con) Textos Linguísticos; 211-230
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 8 No. 10 (2014): Revista (Con) Textos Linguísticos; 211-230
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699009478066176