O Trágico no Canto XXII da 'Ilíada'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques Júnior, Milton
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Romanitas
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/7441
Resumo: A nossa intenção nesse artigo é mostrar, de modo claro, mais do que uma ou outra ação trágica, um núcleo trágico desenvolvido por Homero, que possa justificar ainda mais a importância do poeta da Ilíada e da Odisseia, na base do gênero dramático. Estes núcleos podem ser exemplificados com o combate Ajax-Heitor, no Canto VII da Ilíada, transformado por Sófocles, na tragédia Ajax; na Odisseia, Canto XI, na ocasião do encontro de Odisseu com a alma de Agamêmnon, no Hades, seguramente o ponto de partida de Ésquilo para a sua trilogia Oresteia. Porém, é no Canto XXII da Ilíada que conseguimos ver a primeira formulação do espetáculo da tragédia, com todos os seus componentes, inclusive a encenação, quando do enfrentamento entre Aquiles e Heitor.
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