O Trágico no Canto XXII da 'Ilíada'
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Romanitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/7441 |
Resumo: | A nossa intenção nesse artigo é mostrar, de modo claro, mais do que uma ou outra ação trágica, um núcleo trágico desenvolvido por Homero, que possa justificar ainda mais a importância do poeta da Ilíada e da Odisseia, na base do gênero dramático. Estes núcleos podem ser exemplificados com o combate Ajax-Heitor, no Canto VII da Ilíada, transformado por Sófocles, na tragédia Ajax; na Odisseia, Canto XI, na ocasião do encontro de Odisseu com a alma de Agamêmnon, no Hades, seguramente o ponto de partida de Ésquilo para a sua trilogia Oresteia. Porém, é no Canto XXII da Ilíada que conseguimos ver a primeira formulação do espetáculo da tragédia, com todos os seus componentes, inclusive a encenação, quando do enfrentamento entre Aquiles e Heitor. |
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O Trágico no Canto XXII da 'Ilíada'Le tragique dans Canto XXII de l''Iliade'HomeroIlíadaOdisseiaTragédiaAquilesHomèreIliadeOdysséeTragédieAchilleA nossa intenção nesse artigo é mostrar, de modo claro, mais do que uma ou outra ação trágica, um núcleo trágico desenvolvido por Homero, que possa justificar ainda mais a importância do poeta da Ilíada e da Odisseia, na base do gênero dramático. Estes núcleos podem ser exemplificados com o combate Ajax-Heitor, no Canto VII da Ilíada, transformado por Sófocles, na tragédia Ajax; na Odisseia, Canto XI, na ocasião do encontro de Odisseu com a alma de Agamêmnon, no Hades, seguramente o ponto de partida de Ésquilo para a sua trilogia Oresteia. Porém, é no Canto XXII da Ilíada que conseguimos ver a primeira formulação do espetáculo da tragédia, com todos os seus componentes, inclusive a encenação, quando do enfrentamento entre Aquiles e Heitor. Notre dessein dans ce travail c'est démontrer d'une manière claire plus qu'une ou l'autre action tragique, un noyau tragique développé par Homère, qui puisse justifier en plus l'importance du poète de l'Iliade et de l'Odyssée, au début du genre tragique. Ces noyaux peuvent être exemplifiés avec le combat Ajax-Hector, au VIIe chant de l'Iliada, transformé par Sofocle en la tragédie Ajax; aussi dans l'Odyssée, au chant XI, au moment du rencontre d'Ulysse avec l'âme d'Agamemnon, d'où est parti Eschyle pour la composition de son trilogie Orestie. Néanmoins, c'est surtout dans le chant XXII de l'Iliade, que nous pouvons constater la première formulation du spectacle de la tragédie, avec tous ses éléments, y compris la mise en scène, lors du combat entre Achille et Hector.Portal de Periódicos da Ufes2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/744110.17648/rom.v0i2.7441Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; N. 2 (2013): julho-dezembro; 76-97Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; n. 2 (2013): julho-dezembro; 76-97Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; No. 2 (2013): julho-dezembro; 76-97Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; Núm. 2 (2013): julho-dezembro; 76-97Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; No 2 (2013): julho-dezembro; 76-972318-9304reponame:Romanitasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/7441/5227Copyright (c) 2014 Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques Júnior, Milton2023-03-18T15:00:22Zoai:periodicos.ufes.br:article/7441Revistahttps://periodicos.ufes.br/romanitasPUBhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/oaigil-ventura@uol.com.br || es.leir@gmail.com2318-93042318-9304opendoar:2023-03-18T15:00:22Romanitas - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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