O cita nômade como estereótipo na Antiguidade: Heródoto, Hipócrates e a gênese de uma concepção
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Romanitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/37525 |
Resumo: | O seguinte artigo tem como objetivo analisar a gênese do que se entende como o estereótipo cita nômade em autores da Antiguidade Clássica, mais especificamente, em Heródoto e nos tratados hipocráticos. Compreende-se que a etnografia grega foi responsável pela construção de um estereótipo sobre grupos nômades que perpassou todo o período da Antiguidade e foi utilizado tanto para a estruturação de narrativas como para a legitimação de concepções sobre estes grupos. Nossa análise é guiada por dois conceitos-chave: etnicidade fictiva, como teorizado por Étienne Balibar (1991) e estereótipo, de Homi Bhabha (1998). |
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O cita nômade como estereótipo na Antiguidade: Heródoto, Hipócrates e a gênese de uma concepçãoThe Nomad Scythian as a stereotype in Antiquity: Herodotus, Hippocrates and the genesis of a conceptionAntiquityStereotypeHerodotusHippocratesNomadismAntiguidadeEstereótipoHeródotoHipócratesNomadismoO seguinte artigo tem como objetivo analisar a gênese do que se entende como o estereótipo cita nômade em autores da Antiguidade Clássica, mais especificamente, em Heródoto e nos tratados hipocráticos. Compreende-se que a etnografia grega foi responsável pela construção de um estereótipo sobre grupos nômades que perpassou todo o período da Antiguidade e foi utilizado tanto para a estruturação de narrativas como para a legitimação de concepções sobre estes grupos. Nossa análise é guiada por dois conceitos-chave: etnicidade fictiva, como teorizado por Étienne Balibar (1991) e estereótipo, de Homi Bhabha (1998).The following article aims to analyze the genesis of what is understood as the stereotype Nomad Scythian in authors of Classical Antiquity, more specifically, in Herodotus and the Hippocratic authors. It is understood that Greek etnography was responsible for building a stereotype about nomad groups that per passed all the Antiquity and was used both for the structuring of narratives and for the reinforcement of conceptions about these groups. This analysis is guided by two key concepts: fictive ethnicity, as theorized by Étienne Balibar (1991) and stereotype, by Homi Bhabha (1998).Portal de Periódicos da Ufes2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/3752510.29327/2345891.19.19-2Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; N. 19 (2022): gennaio-giugno; 20-40Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; n. 19 (2022): janeiro-junho; 20-40Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; No. 19 (2022): january-june; 20-40Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; Núm. 19 (2022): enero-junio; 20-40Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; No 19 (2022): janvier-juin; 20-402318-930410.29327/2345891.19.19-14reponame:Romanitasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/37525/26173Copyright (c) 2022 Rodrigo dos Santos Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Oliveira, Rodrigo2024-04-20T15:53:18Zoai:periodicos.ufes.br:article/37525Revistahttps://periodicos.ufes.br/romanitasPUBhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/oaigil-ventura@uol.com.br || es.leir@gmail.com2318-93042318-9304opendoar:2024-04-20T15:53:18Romanitas - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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