Cícero e Clódio: uma disputa pela autoridade religiosa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Romanitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/28065 |
Resumo: | O artigo tem o objetivo de analisar um momento específico da trajetória política de Cícero, de quando ele volta para a cidade de Roma após o seu exílio, no ano 56 AEC, e precisou lidar com a rivalidade política e religiosa de Clódio. Como veremos, nesse caso, as disputas entre os dois romanos foram devidas aos prodígios relatados pelo colégio dos arúspices. Nesses debates, Cícero tentou provar que a sua autoridade religiosa o fez ser o verdadeiro interlocutor com as divindades e que Clódio, de diversas maneiras, era um inimigo profano que precisava ser combatido pelo bem da República. |
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Cícero e Clódio: uma disputa pela autoridade religiosaCicero and Clodius: a dispute over religious authorityCíceroReligião romanaHaruspicum ResponsoCiceroRoman religionHaruspicum ResponsoO artigo tem o objetivo de analisar um momento específico da trajetória política de Cícero, de quando ele volta para a cidade de Roma após o seu exílio, no ano 56 AEC, e precisou lidar com a rivalidade política e religiosa de Clódio. Como veremos, nesse caso, as disputas entre os dois romanos foram devidas aos prodígios relatados pelo colégio dos arúspices. Nesses debates, Cícero tentou provar que a sua autoridade religiosa o fez ser o verdadeiro interlocutor com as divindades e que Clódio, de diversas maneiras, era um inimigo profano que precisava ser combatido pelo bem da República.The article aims to analyze a specific moment in Cicero’s political trajectory, when he returned to the city of Rome after his exile in 56 BCE, and had to deal with the political and religious rivalry of Clodius. As we shall see, in this case, the quarrels between the two romans were due to the prodiges reported by the College of Haruspices. In these debates, Cicero tried to prove that his religious authority made him the true interlocutor with the deities and that Clodius, in various ways, was a profane enemy who needed to be fought for the good of the Republic.Portal de Periódicos da Ufes2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/2806510.17648/rom.v0i13.28065Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; N. 13 (2019): janeiro-junho; 93-108Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; n. 13 (2019): janeiro-junho; 93-108Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; No. 13 (2019): janeiro-junho; 93-108Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; Núm. 13 (2019): janeiro-junho; 93-108Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; No 13 (2019): janeiro-junho; 93-1082318-930410.17648/rom.v0i13reponame:Romanitasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/28065/19641https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDaetwyler, Jhan Lima2023-08-14T20:28:13Zoai:periodicos.ufes.br:article/28065Revistahttps://periodicos.ufes.br/romanitasPUBhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/oaigil-ventura@uol.com.br || es.leir@gmail.com2318-93042318-9304opendoar:2023-08-14T20:28:13Romanitas - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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