Gentios, judeus e hereges: os não cristãos nos concílios de Elvira (306) e Arles (314)
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Romanitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/6253 |
Resumo: | Os concílios eclesiásticos de Elvira (306) e Arles (314) editaram um conjunto de normas que disciplinavam a conduta dos cristãos. Uma parte dessa legislação concerne às relações entre os cristãos e os não cristãos nas comunidades representadas nessas duas assembleias. Politeístas, denominados nessas normas gentios, judeus e hereges, são categorias que emergem de uma leitura a contrapelo desta documentação. As relações estabelecidas entre os que são e os que não são cristãos ajudam-nos a entender esse período de consolidação da religião cristã e a crescente capacidade de legislar sobre a vida privada dos indivíduos, uma inovação cristã. |
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Gentios, judeus e hereges: os não cristãos nos concílios de Elvira (306) e Arles (314)Gentiles, Jews and heretics: non-Christians in the councils of Elvira (306) and Arles (314)ConcílioLegislação conciliarPoliteístasJudeusHeregesCouncilCouncil LegislationPolytheistsJewsHereticsOs concílios eclesiásticos de Elvira (306) e Arles (314) editaram um conjunto de normas que disciplinavam a conduta dos cristãos. Uma parte dessa legislação concerne às relações entre os cristãos e os não cristãos nas comunidades representadas nessas duas assembleias. Politeístas, denominados nessas normas gentios, judeus e hereges, são categorias que emergem de uma leitura a contrapelo desta documentação. As relações estabelecidas entre os que são e os que não são cristãos ajudam-nos a entender esse período de consolidação da religião cristã e a crescente capacidade de legislar sobre a vida privada dos indivíduos, uma inovação cristã.The ecclesiastical councils of Elvira (306) and Arles (314) published a set of rules that disciplined the behavior and conduct of Christians. Part of this legislation concerns relations between Christian and non-Christians throughout local communities represented in those assemblies. Polytheists’, in this laws called gentile, Jews and heretics, are categories that emerge out of reading these rules à rebours. Relations established between those who were and were not Christians help us to understand this period of consolidation of Christianity and the growing legislation on the private life of individuals, a Christian innovation.Portal de Periódicos da Ufes2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/625310.17648/rom.v0i1.6253Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; N. 1 (2013): janeiro-junho; 54-70Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; n. 1 (2013): janeiro-junho; 54-70Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; No. 1 (2013): janeiro-junho; 54-70Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; Núm. 1 (2013): janeiro-junho; 54-70Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; No 1 (2013): janeiro-junho; 54-702318-9304reponame:Romanitasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/6253/4565Copyright (c) 2014 Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho Júnior, Macário Lopes2023-03-18T15:01:19Zoai:periodicos.ufes.br:article/6253Revistahttps://periodicos.ufes.br/romanitasPUBhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/oaigil-ventura@uol.com.br || es.leir@gmail.com2318-93042318-9304opendoar:2023-03-18T15:01:19Romanitas - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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