Cultura material greco-romana: algumas reflexões acerca do ensino e pesquisa de Arqueologia Clássica no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Romanitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/7418 |
Resumo: | Nas últimas duas décadas os Estudos Clássicos no Brasil tem encarado muitas mudanças. Embora haja um aumento nos estudos de grego e latim em diferentes universidades públicas brasileiras, melhorando sensivelmente a qualidade das pesquisas sobre a história greco-romana no país, o estudo da cultura material e Arqueologia ainda estão legadas a um segundo plano. Nesse sentido, a presente reflexão tem por objetivo discutir o ensino de História Antiga no Brasil e propor novas possibilidades de se pensar a História greco-romana a partir da teoria pós‑colonial. |
id |
UFES-7_e809a94cd5d41c5fa7197166c06d44af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/7418 |
network_acronym_str |
UFES-7 |
network_name_str |
Romanitas |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura material greco-romana: algumas reflexões acerca do ensino e pesquisa de Arqueologia Clássica no BrasilGreco-Roman material culture: some reflections on the teaching and research of Classical Archaeology in BrazilClassical Studies in BrazilClassical ArchaeologyPost-colonial theoryEstudos Clássicos no BrasilArqueologia ClássicaTeoria pós-colonialNas últimas duas décadas os Estudos Clássicos no Brasil tem encarado muitas mudanças. Embora haja um aumento nos estudos de grego e latim em diferentes universidades públicas brasileiras, melhorando sensivelmente a qualidade das pesquisas sobre a história greco-romana no país, o estudo da cultura material e Arqueologia ainda estão legadas a um segundo plano. Nesse sentido, a presente reflexão tem por objetivo discutir o ensino de História Antiga no Brasil e propor novas possibilidades de se pensar a História greco-romana a partir da teoria pós‑colonial.In the two last decades Classical Studies have been facing new challenges in Brazil. Although one can find much more opportunities to study Greek and Latin in different public universities spread all over the country what improves local knowledgment on Ancient History, the study of Classical Archaeology remains in second plan. In this context, the aim of this paper is to discuss how Classical History has been taught at some Brazilian universities and to propose some approaches on Classical Archaeology considering post-colonial theory.Portal de Periódicos da Ufes2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/741810.17648/rom.v0i2.7418Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; N. 2 (2013): julho-dezembro; 219-230Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; n. 2 (2013): julho-dezembro; 219-230Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; No. 2 (2013): julho-dezembro; 219-230Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; Núm. 2 (2013): julho-dezembro; 219-230Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; No 2 (2013): julho-dezembro; 219-2302318-9304reponame:Romanitasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/7418/5221Copyright (c) 2014 Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarraffoni, Renata Senna2023-03-18T15:00:22Zoai:periodicos.ufes.br:article/7418Revistahttps://periodicos.ufes.br/romanitasPUBhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/oaigil-ventura@uol.com.br || es.leir@gmail.com2318-93042318-9304opendoar:2023-03-18T15:00:22Romanitas - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura material greco-romana: algumas reflexões acerca do ensino e pesquisa de Arqueologia Clássica no Brasil Greco-Roman material culture: some reflections on the teaching and research of Classical Archaeology in Brazil |
title |
Cultura material greco-romana: algumas reflexões acerca do ensino e pesquisa de Arqueologia Clássica no Brasil |
spellingShingle |
Cultura material greco-romana: algumas reflexões acerca do ensino e pesquisa de Arqueologia Clássica no Brasil Garraffoni, Renata Senna Classical Studies in Brazil Classical Archaeology Post-colonial theory Estudos Clássicos no Brasil Arqueologia Clássica Teoria pós-colonial |
title_short |
Cultura material greco-romana: algumas reflexões acerca do ensino e pesquisa de Arqueologia Clássica no Brasil |
title_full |
Cultura material greco-romana: algumas reflexões acerca do ensino e pesquisa de Arqueologia Clássica no Brasil |
title_fullStr |
Cultura material greco-romana: algumas reflexões acerca do ensino e pesquisa de Arqueologia Clássica no Brasil |
title_full_unstemmed |
Cultura material greco-romana: algumas reflexões acerca do ensino e pesquisa de Arqueologia Clássica no Brasil |
title_sort |
Cultura material greco-romana: algumas reflexões acerca do ensino e pesquisa de Arqueologia Clássica no Brasil |
author |
Garraffoni, Renata Senna |
author_facet |
Garraffoni, Renata Senna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garraffoni, Renata Senna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Classical Studies in Brazil Classical Archaeology Post-colonial theory Estudos Clássicos no Brasil Arqueologia Clássica Teoria pós-colonial |
topic |
Classical Studies in Brazil Classical Archaeology Post-colonial theory Estudos Clássicos no Brasil Arqueologia Clássica Teoria pós-colonial |
description |
Nas últimas duas décadas os Estudos Clássicos no Brasil tem encarado muitas mudanças. Embora haja um aumento nos estudos de grego e latim em diferentes universidades públicas brasileiras, melhorando sensivelmente a qualidade das pesquisas sobre a história greco-romana no país, o estudo da cultura material e Arqueologia ainda estão legadas a um segundo plano. Nesse sentido, a presente reflexão tem por objetivo discutir o ensino de História Antiga no Brasil e propor novas possibilidades de se pensar a História greco-romana a partir da teoria pós‑colonial. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/7418 10.17648/rom.v0i2.7418 |
url |
https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/7418 |
identifier_str_mv |
10.17648/rom.v0i2.7418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/7418/5221 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da Ufes |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da Ufes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; N. 2 (2013): julho-dezembro; 219-230 Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; n. 2 (2013): julho-dezembro; 219-230 Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; No. 2 (2013): julho-dezembro; 219-230 Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; Núm. 2 (2013): julho-dezembro; 219-230 Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; No 2 (2013): julho-dezembro; 219-230 2318-9304 reponame:Romanitas instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Romanitas |
collection |
Romanitas |
repository.name.fl_str_mv |
Romanitas - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
gil-ventura@uol.com.br || es.leir@gmail.com |
_version_ |
1798045855594315776 |