El análisis crítico del discurso en el postmarxismo de Laclau y Mouffe

Bibliographic Details
Main Author: Menger, Katiele
Publication Date: 2020
Other Authors: Granato, Leonardo
Format: Article
Language: por
Source: Simbiótica
Download full: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/32606
Summary: Ernesto Laclau e Chantal Mouffe exageram os aspectos textuais da prática social em suas reflexões pós-marxistas. Os autores desenvolveram uma descrição de práticas sociais e da coesão social a partir de termos da linguística e da teoria do discurso. Seu trabalho traz uma crescente rejeição ao economicismo e ao reducionismo de classe, e uma ênfase crescente na construção discursiva contingente e contestada da sociedade. A contingência é a pré-condição da hegemonia – o terreno em que ocorrem lutas pela hegemonia e a construção do populismo. Nesse sentido, eles substituem a noção marxista de primazia causal da economia por uma “primazia do político”. Isso leva a um anti-fundacionalismo discursivo, no qual é impossível construir uma sociedade unificada, porque todos os significados e identidades são contestados, e seus fundamentos institucionais são potencialmente reativados. O artigo conclui comparando essa exorbitação da linguagem com uma abordagem de economia política cultural mais limitada, que oferece uma “terceira via” entre estruturalismo e idealismo. Ele explora as condições que moldam a variação, a seleção, e a retenção da estruturação de sentido e de significado. Essa abordagem procura explicar por que algumas articulações discursivas são selecionadas e sedimentadas para serem contestadas posteriormente e por que algumas propriedades das instituições têm efeitos duradouros em diferentes escalas de ação. Palavras-chave: Ernesto Laclau; Análise Crítica do Discurso; A Exorbitação da Linguagem; Hegemonia. Economia Política Cultural.
id UFES-9_1cd7e25c756a564c2b8e799d6568deeb
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/32606
network_acronym_str UFES-9
network_name_str Simbiótica
repository_id_str
spelling El análisis crítico del discurso en el postmarxismo de Laclau y MouffeCritical discourse analysis in Laclau and Mouffe’s post-MarxismAnálise crítica do discurso no pós-Marxismo de Laclau e Mouffe (Tradução do Artigo: "Critical discourse analysis in Laclau and Mouffe’s post-Marxism", de Bob Jessop, Simbiótica, 2019)Ernesto Laclau e Chantal Mouffe exageram os aspectos textuais da prática social em suas reflexões pós-marxistas. Os autores desenvolveram uma descrição de práticas sociais e da coesão social a partir de termos da linguística e da teoria do discurso. Seu trabalho traz uma crescente rejeição ao economicismo e ao reducionismo de classe, e uma ênfase crescente na construção discursiva contingente e contestada da sociedade. A contingência é a pré-condição da hegemonia – o terreno em que ocorrem lutas pela hegemonia e a construção do populismo. Nesse sentido, eles substituem a noção marxista de primazia causal da economia por uma “primazia do político”. Isso leva a um anti-fundacionalismo discursivo, no qual é impossível construir uma sociedade unificada, porque todos os significados e identidades são contestados, e seus fundamentos institucionais são potencialmente reativados. O artigo conclui comparando essa exorbitação da linguagem com uma abordagem de economia política cultural mais limitada, que oferece uma “terceira via” entre estruturalismo e idealismo. Ele explora as condições que moldam a variação, a seleção, e a retenção da estruturação de sentido e de significado. Essa abordagem procura explicar por que algumas articulações discursivas são selecionadas e sedimentadas para serem contestadas posteriormente e por que algumas propriedades das instituições têm efeitos duradouros em diferentes escalas de ação. Palavras-chave: Ernesto Laclau; Análise Crítica do Discurso; A Exorbitação da Linguagem; Hegemonia. Economia Política Cultural.Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais2020-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/3260610.47456/simbitica.v7i2, jan.-jun..32606Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 7 n. 2, jan.-jun. (2020): Simbiótica; 292-3162316-162010.47456/simbitica.v7i2, jan.-jun.reponame:Simbióticainstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/32606/21657Copyright (c) 2020 Katiele Menger, Leonardo Granatohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenger, KatieleGranato, Leonardo2021-04-20T15:37:03Zoai:periodicos.ufes.br:article/32606Revistahttps://periodicos.ufes.br/index.php/simbiotica/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/oairevistasimbiotica@gmail.com||2316-16202316-1620opendoar:2021-04-20T15:37:03Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv El análisis crítico del discurso en el postmarxismo de Laclau y Mouffe
Critical discourse analysis in Laclau and Mouffe’s post-Marxism
Análise crítica do discurso no pós-Marxismo de Laclau e Mouffe (Tradução do Artigo: "Critical discourse analysis in Laclau and Mouffe’s post-Marxism", de Bob Jessop, Simbiótica, 2019)
title El análisis crítico del discurso en el postmarxismo de Laclau y Mouffe
spellingShingle El análisis crítico del discurso en el postmarxismo de Laclau y Mouffe
Menger, Katiele
title_short El análisis crítico del discurso en el postmarxismo de Laclau y Mouffe
title_full El análisis crítico del discurso en el postmarxismo de Laclau y Mouffe
title_fullStr El análisis crítico del discurso en el postmarxismo de Laclau y Mouffe
title_full_unstemmed El análisis crítico del discurso en el postmarxismo de Laclau y Mouffe
title_sort El análisis crítico del discurso en el postmarxismo de Laclau y Mouffe
author Menger, Katiele
author_facet Menger, Katiele
Granato, Leonardo
author_role author
author2 Granato, Leonardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menger, Katiele
Granato, Leonardo
description Ernesto Laclau e Chantal Mouffe exageram os aspectos textuais da prática social em suas reflexões pós-marxistas. Os autores desenvolveram uma descrição de práticas sociais e da coesão social a partir de termos da linguística e da teoria do discurso. Seu trabalho traz uma crescente rejeição ao economicismo e ao reducionismo de classe, e uma ênfase crescente na construção discursiva contingente e contestada da sociedade. A contingência é a pré-condição da hegemonia – o terreno em que ocorrem lutas pela hegemonia e a construção do populismo. Nesse sentido, eles substituem a noção marxista de primazia causal da economia por uma “primazia do político”. Isso leva a um anti-fundacionalismo discursivo, no qual é impossível construir uma sociedade unificada, porque todos os significados e identidades são contestados, e seus fundamentos institucionais são potencialmente reativados. O artigo conclui comparando essa exorbitação da linguagem com uma abordagem de economia política cultural mais limitada, que oferece uma “terceira via” entre estruturalismo e idealismo. Ele explora as condições que moldam a variação, a seleção, e a retenção da estruturação de sentido e de significado. Essa abordagem procura explicar por que algumas articulações discursivas são selecionadas e sedimentadas para serem contestadas posteriormente e por que algumas propriedades das instituições têm efeitos duradouros em diferentes escalas de ação. Palavras-chave: Ernesto Laclau; Análise Crítica do Discurso; A Exorbitação da Linguagem; Hegemonia. Economia Política Cultural.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/32606
10.47456/simbitica.v7i2, jan.-jun..32606
url https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/32606
identifier_str_mv 10.47456/simbitica.v7i2, jan.-jun..32606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/32606/21657
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Katiele Menger, Leonardo Granato
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Katiele Menger, Leonardo Granato
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 7 n. 2, jan.-jun. (2020): Simbiótica; 292-316
2316-1620
10.47456/simbitica.v7i2, jan.-jun.
reponame:Simbiótica
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Simbiótica
collection Simbiótica
repository.name.fl_str_mv Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistasimbiotica@gmail.com||
_version_ 1797221591904419840