Musicalização na Educação Infantil: o “Choro” como um ritmo brasileiro e ferramenta de linguagem no processo de ensino/aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Simbiótica |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/19613 |
Resumo: | Resumo: A musicalização e o ensino de música na Educação Infantil tratam, em situação específica, de aspectos articulados à contextualização histórica do ritmo “Choro”. Através da análise de artigos selecionados, desvelam-se duas principais tendências que norteiam o ensino de música para esse momento da educação, sendo que uma prioriza os elementos técnicos da música, enquanto a outra entende a musicalização como uma forma de linguagem em que a criança se apropria para compreender o mundo e a si mesma, bem como para produzir cultura. A concepção de música como uma forma de linguagem transita entre diferentes conteúdos, compreendendo o processo educativo que envolve a criança de maneira integral e articulando o ritmo musical brasileiro como elemento de importância sincrética no processo de formação da criança.Palavras-chave: Arte e Educação; Ensino de Música; Educação Infantil; Educação Integral. Resumen: La musicalización y enseñanza de la música en la Educación Infantil tratan específicamente, de aspectos articulados a la contextualización histórica del ritmo “Choro”. Analizando los artículos seleccionados, se conocen dos tendencias principales que guían la enseñanza de la música para la educación actual, siendo que una prioriza los elementos técnicos de la música mientras que la otra entiende la musicalización como una forma de lenguaje en que el niño se apropia para entender al mundo y a sí mismo, así como para producir cultura. El concepto de música como forma de lenguaje, transita diferentes contenidos, comprendiendo el proceso educativo que incluye al niño de manera integral, articulando el ritmo musical brasileño, como elemento importante en el proceso de formación del niño.Palabras clave: Arte y Educación; Enseñanza de la Música; Educación Infantil; Educación Integral. Abstract: The musicalization and teaching of music at Early Childhood Education deals specifically with aspects related to the historical context of “Choro” rhythm. Through the analysis of the selected articles, two main trends that guide the current music education action are unveiled, one that prioritizes the technical elements of music, and another that understands musicalization as a form of language that the child appropriates to understand the world and themselves, as well as to produce culture. The conception of music as a form of language, transitions between different contents, comprising the educational process that involves the child as whole, considering the Brazilian musical rhythm as an important element to child's formation.Keywords: Art and Education; Music Education; Early Childhood Education; Integral Education. |
id |
UFES-9_3259f1ac4318503c3df0f44ff273ba9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/19613 |
network_acronym_str |
UFES-9 |
network_name_str |
Simbiótica |
repository_id_str |
|
spelling |
Musicalização na Educação Infantil: o “Choro” como um ritmo brasileiro e ferramenta de linguagem no processo de ensino/aprendizagemResumo: A musicalização e o ensino de música na Educação Infantil tratam, em situação específica, de aspectos articulados à contextualização histórica do ritmo “Choro”. Através da análise de artigos selecionados, desvelam-se duas principais tendências que norteiam o ensino de música para esse momento da educação, sendo que uma prioriza os elementos técnicos da música, enquanto a outra entende a musicalização como uma forma de linguagem em que a criança se apropria para compreender o mundo e a si mesma, bem como para produzir cultura. A concepção de música como uma forma de linguagem transita entre diferentes conteúdos, compreendendo o processo educativo que envolve a criança de maneira integral e articulando o ritmo musical brasileiro como elemento de importância sincrética no processo de formação da criança.Palavras-chave: Arte e Educação; Ensino de Música; Educação Infantil; Educação Integral. Resumen: La musicalización y enseñanza de la música en la Educación Infantil tratan específicamente, de aspectos articulados a la contextualización histórica del ritmo “Choro”. Analizando los artículos seleccionados, se conocen dos tendencias principales que guían la enseñanza de la música para la educación actual, siendo que una prioriza los elementos técnicos de la música mientras que la otra entiende la musicalización como una forma de lenguaje en que el niño se apropia para entender al mundo y a sí mismo, así como para producir cultura. El concepto de música como forma de lenguaje, transita diferentes contenidos, comprendiendo el proceso educativo que incluye al niño de manera integral, articulando el ritmo musical brasileño, como elemento importante en el proceso de formación del niño.Palabras clave: Arte y Educación; Enseñanza de la Música; Educación Infantil; Educación Integral. Abstract: The musicalization and teaching of music at Early Childhood Education deals specifically with aspects related to the historical context of “Choro” rhythm. Through the analysis of the selected articles, two main trends that guide the current music education action are unveiled, one that prioritizes the technical elements of music, and another that understands musicalization as a form of language that the child appropriates to understand the world and themselves, as well as to produce culture. The conception of music as a form of language, transitions between different contents, comprising the educational process that involves the child as whole, considering the Brazilian musical rhythm as an important element to child's formation.Keywords: Art and Education; Music Education; Early Childhood Education; Integral Education.Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais2018-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/1961310.47456/simbitica.v4i2.19613Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 4 n. 2 (2017); 75-862316-162010.47456/simbitica.v4i2reponame:Simbióticainstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/19613/13151Copyright (c) 2020 Alex Stefani dos Santos, Jefferson Tlaes, Cláudia Araújo de Limahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Alex Stefani dosTlaes, JeffersonLima, Cláudia Araújo de2021-04-20T15:42:05Zoai:periodicos.ufes.br:article/19613Revistahttps://periodicos.ufes.br/index.php/simbiotica/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/oairevistasimbiotica@gmail.com||2316-16202316-1620opendoar:2021-04-20T15:42:05Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Musicalização na Educação Infantil: o “Choro” como um ritmo brasileiro e ferramenta de linguagem no processo de ensino/aprendizagem |
title |
Musicalização na Educação Infantil: o “Choro” como um ritmo brasileiro e ferramenta de linguagem no processo de ensino/aprendizagem |
spellingShingle |
Musicalização na Educação Infantil: o “Choro” como um ritmo brasileiro e ferramenta de linguagem no processo de ensino/aprendizagem Santos, Alex Stefani dos |
title_short |
Musicalização na Educação Infantil: o “Choro” como um ritmo brasileiro e ferramenta de linguagem no processo de ensino/aprendizagem |
title_full |
Musicalização na Educação Infantil: o “Choro” como um ritmo brasileiro e ferramenta de linguagem no processo de ensino/aprendizagem |
title_fullStr |
Musicalização na Educação Infantil: o “Choro” como um ritmo brasileiro e ferramenta de linguagem no processo de ensino/aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Musicalização na Educação Infantil: o “Choro” como um ritmo brasileiro e ferramenta de linguagem no processo de ensino/aprendizagem |
title_sort |
Musicalização na Educação Infantil: o “Choro” como um ritmo brasileiro e ferramenta de linguagem no processo de ensino/aprendizagem |
author |
Santos, Alex Stefani dos |
author_facet |
Santos, Alex Stefani dos Tlaes, Jefferson Lima, Cláudia Araújo de |
author_role |
author |
author2 |
Tlaes, Jefferson Lima, Cláudia Araújo de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Alex Stefani dos Tlaes, Jefferson Lima, Cláudia Araújo de |
description |
Resumo: A musicalização e o ensino de música na Educação Infantil tratam, em situação específica, de aspectos articulados à contextualização histórica do ritmo “Choro”. Através da análise de artigos selecionados, desvelam-se duas principais tendências que norteiam o ensino de música para esse momento da educação, sendo que uma prioriza os elementos técnicos da música, enquanto a outra entende a musicalização como uma forma de linguagem em que a criança se apropria para compreender o mundo e a si mesma, bem como para produzir cultura. A concepção de música como uma forma de linguagem transita entre diferentes conteúdos, compreendendo o processo educativo que envolve a criança de maneira integral e articulando o ritmo musical brasileiro como elemento de importância sincrética no processo de formação da criança.Palavras-chave: Arte e Educação; Ensino de Música; Educação Infantil; Educação Integral. Resumen: La musicalización y enseñanza de la música en la Educación Infantil tratan específicamente, de aspectos articulados a la contextualización histórica del ritmo “Choro”. Analizando los artículos seleccionados, se conocen dos tendencias principales que guían la enseñanza de la música para la educación actual, siendo que una prioriza los elementos técnicos de la música mientras que la otra entiende la musicalización como una forma de lenguaje en que el niño se apropia para entender al mundo y a sí mismo, así como para producir cultura. El concepto de música como forma de lenguaje, transita diferentes contenidos, comprendiendo el proceso educativo que incluye al niño de manera integral, articulando el ritmo musical brasileño, como elemento importante en el proceso de formación del niño.Palabras clave: Arte y Educación; Enseñanza de la Música; Educación Infantil; Educación Integral. Abstract: The musicalization and teaching of music at Early Childhood Education deals specifically with aspects related to the historical context of “Choro” rhythm. Through the analysis of the selected articles, two main trends that guide the current music education action are unveiled, one that prioritizes the technical elements of music, and another that understands musicalization as a form of language that the child appropriates to understand the world and themselves, as well as to produce culture. The conception of music as a form of language, transitions between different contents, comprising the educational process that involves the child as whole, considering the Brazilian musical rhythm as an important element to child's formation.Keywords: Art and Education; Music Education; Early Childhood Education; Integral Education. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/19613 10.47456/simbitica.v4i2.19613 |
url |
https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/19613 |
identifier_str_mv |
10.47456/simbitica.v4i2.19613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/19613/13151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Alex Stefani dos Santos, Jefferson Tlaes, Cláudia Araújo de Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Alex Stefani dos Santos, Jefferson Tlaes, Cláudia Araújo de Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 4 n. 2 (2017); 75-86 2316-1620 10.47456/simbitica.v4i2 reponame:Simbiótica instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Simbiótica |
collection |
Simbiótica |
repository.name.fl_str_mv |
Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasimbiotica@gmail.com|| |
_version_ |
1809730835215024128 |