Ciências Sociais Computacionais: um novo paradigma para as Ciências Sociais?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavesi, Patrícia P.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Valentim, Julio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Simbiótica
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/37344
Resumo: O surgimento da Ciência Social Computacional abre vários questionamentos e intensifica o movimento autorreflexivo que as Ciências Sociais vivenciam desde as chamadas “Virada Linguística” e “Ontológica” iniciadas na segunda metade do Século XX. Desse surgimento, emergem diferentes questões e angústias epistemológicas. Entre elas: (I) Esse enfoque preponderante em métodos quantitativos e experimentais nas Ciências Sociais não seria um retrocesso do campo e a retomada de um paradigma científico positivista?; (II) A CSC é uma nova ciência ou uma amplificação, através do uso de ferramentas computacionais, dos métodos e teorias já consolidados pelas Ciências Sociais?; (III) As Ciências Sociais correm o risco de se tornarem obsoletas se não adotarem os poderes computacionais de coleta, manipulação, análise, visualização e predição baseadas em dados oferecidos pela CSC? A composição deste Dossiê foi pautada nessas questões epistêmicas e em outras circundantes, procurando dar uma resposta ao desafio de se proporem novas maneiras de se pensar propositiva e criticamente as pesquisas de Ciências Sociais Computacionais, em termos empíricos e teóricos. Além disso, o Dossiê procura também contribuir tanto para a abertura desse novo campo de estudos na área das Ciências Sociais no Brasil, quanto para promover todos os benefícios que pesquisas oriundas dele possam oferecer.
id UFES-9_5343cba5b4d020b8c5f7cb0ce256dbad
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/37344
network_acronym_str UFES-9
network_name_str Simbiótica
repository_id_str
spelling Ciências Sociais Computacionais: um novo paradigma para as Ciências Sociais?O surgimento da Ciência Social Computacional abre vários questionamentos e intensifica o movimento autorreflexivo que as Ciências Sociais vivenciam desde as chamadas “Virada Linguística” e “Ontológica” iniciadas na segunda metade do Século XX. Desse surgimento, emergem diferentes questões e angústias epistemológicas. Entre elas: (I) Esse enfoque preponderante em métodos quantitativos e experimentais nas Ciências Sociais não seria um retrocesso do campo e a retomada de um paradigma científico positivista?; (II) A CSC é uma nova ciência ou uma amplificação, através do uso de ferramentas computacionais, dos métodos e teorias já consolidados pelas Ciências Sociais?; (III) As Ciências Sociais correm o risco de se tornarem obsoletas se não adotarem os poderes computacionais de coleta, manipulação, análise, visualização e predição baseadas em dados oferecidos pela CSC? A composição deste Dossiê foi pautada nessas questões epistêmicas e em outras circundantes, procurando dar uma resposta ao desafio de se proporem novas maneiras de se pensar propositiva e criticamente as pesquisas de Ciências Sociais Computacionais, em termos empíricos e teóricos. Além disso, o Dossiê procura também contribuir tanto para a abertura desse novo campo de estudos na área das Ciências Sociais no Brasil, quanto para promover todos os benefícios que pesquisas oriundas dele possam oferecer.Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/3734410.47456/simbitica.v8i4.37344Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 8 n. 4 (2021): Simbiótica; 1-162316-162010.47456/simbitica.v8i4reponame:Simbióticainstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/37344/24614Copyright (c) 2021 Patrícia P. Pavesi, Julio Valentimhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPavesi, Patrícia P.Valentim, Julio2022-01-21T20:22:56Zoai:periodicos.ufes.br:article/37344Revistahttps://periodicos.ufes.br/index.php/simbiotica/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/oairevistasimbiotica@gmail.com||2316-16202316-1620opendoar:2022-01-21T20:22:56Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciências Sociais Computacionais: um novo paradigma para as Ciências Sociais?
title Ciências Sociais Computacionais: um novo paradigma para as Ciências Sociais?
spellingShingle Ciências Sociais Computacionais: um novo paradigma para as Ciências Sociais?
Pavesi, Patrícia P.
title_short Ciências Sociais Computacionais: um novo paradigma para as Ciências Sociais?
title_full Ciências Sociais Computacionais: um novo paradigma para as Ciências Sociais?
title_fullStr Ciências Sociais Computacionais: um novo paradigma para as Ciências Sociais?
title_full_unstemmed Ciências Sociais Computacionais: um novo paradigma para as Ciências Sociais?
title_sort Ciências Sociais Computacionais: um novo paradigma para as Ciências Sociais?
author Pavesi, Patrícia P.
author_facet Pavesi, Patrícia P.
Valentim, Julio
author_role author
author2 Valentim, Julio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pavesi, Patrícia P.
Valentim, Julio
description O surgimento da Ciência Social Computacional abre vários questionamentos e intensifica o movimento autorreflexivo que as Ciências Sociais vivenciam desde as chamadas “Virada Linguística” e “Ontológica” iniciadas na segunda metade do Século XX. Desse surgimento, emergem diferentes questões e angústias epistemológicas. Entre elas: (I) Esse enfoque preponderante em métodos quantitativos e experimentais nas Ciências Sociais não seria um retrocesso do campo e a retomada de um paradigma científico positivista?; (II) A CSC é uma nova ciência ou uma amplificação, através do uso de ferramentas computacionais, dos métodos e teorias já consolidados pelas Ciências Sociais?; (III) As Ciências Sociais correm o risco de se tornarem obsoletas se não adotarem os poderes computacionais de coleta, manipulação, análise, visualização e predição baseadas em dados oferecidos pela CSC? A composição deste Dossiê foi pautada nessas questões epistêmicas e em outras circundantes, procurando dar uma resposta ao desafio de se proporem novas maneiras de se pensar propositiva e criticamente as pesquisas de Ciências Sociais Computacionais, em termos empíricos e teóricos. Além disso, o Dossiê procura também contribuir tanto para a abertura desse novo campo de estudos na área das Ciências Sociais no Brasil, quanto para promover todos os benefícios que pesquisas oriundas dele possam oferecer.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/37344
10.47456/simbitica.v8i4.37344
url https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/37344
identifier_str_mv 10.47456/simbitica.v8i4.37344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/37344/24614
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Patrícia P. Pavesi, Julio Valentim
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Patrícia P. Pavesi, Julio Valentim
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 8 n. 4 (2021): Simbiótica; 1-16
2316-1620
10.47456/simbitica.v8i4
reponame:Simbiótica
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Simbiótica
collection Simbiótica
repository.name.fl_str_mv Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistasimbiotica@gmail.com||
_version_ 1809730836154548225