Universidade, trabalho e atuação sindical: percepções e sentimentos de docentes do ensino público superior a partir do estímulo fotográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borsoi, Izabel Cristina Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Simbiótica
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/14293
Resumo: Resumo: Este artigo visa discutir percepções e sentimentos de docentes do ensino público superior acerca da universidade, do trabalho e da atuação sindical a partir do uso do estímulo fotográfico. Foram realizadas 18 entrevistas com professores e professoras,  convidados a comentarem situações diversas – relacionadas ou não à vida universitária – retratadas em 22 fotografias. Os docentes tenderam a destacar imagens de cenas bucólicas e prazerosas, descartando aquelas relacionadas a condições laborais precárias. A fotografia retratando um momento de atuação política evocou saudosismo em relação ao período mais combativo do movimento sindical. Para os docentes, a universidade é caracterizada por beleza e encanto, por precariedade e desorganização. O trabalho acadêmico é percebido como gratificante, embora realizado em condições desestimulantes.Palavras-chave: trabalho docente; universidade; atuação sindical; fotografia. I universidad, trabajo y actuación sindical: percepciones y sentimientos de docentes de la enseñanza pública superior a partir del estímulo fotográficoResumen: este artículo pretende discutir percepciones y sentimientos de docentes de la enseñanza superior acerca de la universidad, el trabajo y la actuación sindical a partir de la utilización del estímulo fotográfico. Se han realizado 18 entrevistas a profesores y profesoras, invitados a comentar situaciones diversas – relacionadas con la vida universitaria o no – retratadas em 22 fotografías. Los docentes han tendido a destacar imagenes de escenas bucólicas y placenteras, descartando aquellas relacionadas con condiciones laborales precarias. Una fotografía que retrata a un momento de actuación política a evocado nostalgía del período más combativo del movimiento sindical. Según los docentes, la universidad se caracteriza por belleza y encanto, por precariedad y desorganización. El labor académico es percebido como gratificante, aunque realizado bajo condiciones desalentadoras.Palabras clave: trabajo docente; universidad; actuación sindical; fotografía. University, work and trade union activities: perceptions and felings of public university teachers from a photographic stimulusAbstract: This article aims to discuss the perceptions and feelings of public university teachers on work and union activity from the use of photographic stimulus. 18 interviews with university teachers and invited ones were made, and they were asked to make comments on various situations – whether or not related to university life – depicted in 22 photographs. The teachers tended to highlight images of bucolic and pleasant scenes, discarding those related to precarious working conditions. A photograph depicting a moment of political action evoked nostalgia in relation to the more combative period of the trade union movement. For thee teachers, the university is characterized by beauty and charm, by precariousness and disorganization. The academic work is perceived as being rewarding, despite being done in discouraging conditions.Keywords: teaching work; university; trade union activity; photography.
id UFES-9_5765ae83d01689793b426be974b40f07
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/14293
network_acronym_str UFES-9
network_name_str Simbiótica
repository_id_str
spelling Universidade, trabalho e atuação sindical: percepções e sentimentos de docentes do ensino público superior a partir do estímulo fotográficoResumo: Este artigo visa discutir percepções e sentimentos de docentes do ensino público superior acerca da universidade, do trabalho e da atuação sindical a partir do uso do estímulo fotográfico. Foram realizadas 18 entrevistas com professores e professoras,  convidados a comentarem situações diversas – relacionadas ou não à vida universitária – retratadas em 22 fotografias. Os docentes tenderam a destacar imagens de cenas bucólicas e prazerosas, descartando aquelas relacionadas a condições laborais precárias. A fotografia retratando um momento de atuação política evocou saudosismo em relação ao período mais combativo do movimento sindical. Para os docentes, a universidade é caracterizada por beleza e encanto, por precariedade e desorganização. O trabalho acadêmico é percebido como gratificante, embora realizado em condições desestimulantes.Palavras-chave: trabalho docente; universidade; atuação sindical; fotografia. I universidad, trabajo y actuación sindical: percepciones y sentimientos de docentes de la enseñanza pública superior a partir del estímulo fotográficoResumen: este artículo pretende discutir percepciones y sentimientos de docentes de la enseñanza superior acerca de la universidad, el trabajo y la actuación sindical a partir de la utilización del estímulo fotográfico. Se han realizado 18 entrevistas a profesores y profesoras, invitados a comentar situaciones diversas – relacionadas con la vida universitaria o no – retratadas em 22 fotografías. Los docentes han tendido a destacar imagenes de escenas bucólicas y placenteras, descartando aquellas relacionadas con condiciones laborales precarias. Una fotografía que retrata a un momento de actuación política a evocado nostalgía del período más combativo del movimiento sindical. Según los docentes, la universidad se caracteriza por belleza y encanto, por precariedad y desorganización. El labor académico es percebido como gratificante, aunque realizado bajo condiciones desalentadoras.Palabras clave: trabajo docente; universidad; actuación sindical; fotografía. University, work and trade union activities: perceptions and felings of public university teachers from a photographic stimulusAbstract: This article aims to discuss the perceptions and feelings of public university teachers on work and union activity from the use of photographic stimulus. 18 interviews with university teachers and invited ones were made, and they were asked to make comments on various situations – whether or not related to university life – depicted in 22 photographs. The teachers tended to highlight images of bucolic and pleasant scenes, discarding those related to precarious working conditions. A photograph depicting a moment of political action evoked nostalgia in relation to the more combative period of the trade union movement. For thee teachers, the university is characterized by beauty and charm, by precariousness and disorganization. The academic work is perceived as being rewarding, despite being done in discouraging conditions.Keywords: teaching work; university; trade union activity; photography.Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais2017-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/1429310.47456/simbitica.v3i2.14293Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 3 n. 2 (2016); 01-172316-162010.47456/simbitica.v3i2reponame:Simbióticainstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/14293/10657Copyright (c) 2020 Izabel Cristina Ferreira Borsoihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorsoi, Izabel Cristina Ferreira2021-04-20T15:43:09Zoai:periodicos.ufes.br:article/14293Revistahttps://periodicos.ufes.br/index.php/simbiotica/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/oairevistasimbiotica@gmail.com||2316-16202316-1620opendoar:2021-04-20T15:43:09Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Universidade, trabalho e atuação sindical: percepções e sentimentos de docentes do ensino público superior a partir do estímulo fotográfico
title Universidade, trabalho e atuação sindical: percepções e sentimentos de docentes do ensino público superior a partir do estímulo fotográfico
spellingShingle Universidade, trabalho e atuação sindical: percepções e sentimentos de docentes do ensino público superior a partir do estímulo fotográfico
Borsoi, Izabel Cristina Ferreira
title_short Universidade, trabalho e atuação sindical: percepções e sentimentos de docentes do ensino público superior a partir do estímulo fotográfico
title_full Universidade, trabalho e atuação sindical: percepções e sentimentos de docentes do ensino público superior a partir do estímulo fotográfico
title_fullStr Universidade, trabalho e atuação sindical: percepções e sentimentos de docentes do ensino público superior a partir do estímulo fotográfico
title_full_unstemmed Universidade, trabalho e atuação sindical: percepções e sentimentos de docentes do ensino público superior a partir do estímulo fotográfico
title_sort Universidade, trabalho e atuação sindical: percepções e sentimentos de docentes do ensino público superior a partir do estímulo fotográfico
author Borsoi, Izabel Cristina Ferreira
author_facet Borsoi, Izabel Cristina Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borsoi, Izabel Cristina Ferreira
description Resumo: Este artigo visa discutir percepções e sentimentos de docentes do ensino público superior acerca da universidade, do trabalho e da atuação sindical a partir do uso do estímulo fotográfico. Foram realizadas 18 entrevistas com professores e professoras,  convidados a comentarem situações diversas – relacionadas ou não à vida universitária – retratadas em 22 fotografias. Os docentes tenderam a destacar imagens de cenas bucólicas e prazerosas, descartando aquelas relacionadas a condições laborais precárias. A fotografia retratando um momento de atuação política evocou saudosismo em relação ao período mais combativo do movimento sindical. Para os docentes, a universidade é caracterizada por beleza e encanto, por precariedade e desorganização. O trabalho acadêmico é percebido como gratificante, embora realizado em condições desestimulantes.Palavras-chave: trabalho docente; universidade; atuação sindical; fotografia. I universidad, trabajo y actuación sindical: percepciones y sentimientos de docentes de la enseñanza pública superior a partir del estímulo fotográficoResumen: este artículo pretende discutir percepciones y sentimientos de docentes de la enseñanza superior acerca de la universidad, el trabajo y la actuación sindical a partir de la utilización del estímulo fotográfico. Se han realizado 18 entrevistas a profesores y profesoras, invitados a comentar situaciones diversas – relacionadas con la vida universitaria o no – retratadas em 22 fotografías. Los docentes han tendido a destacar imagenes de escenas bucólicas y placenteras, descartando aquellas relacionadas con condiciones laborales precarias. Una fotografía que retrata a un momento de actuación política a evocado nostalgía del período más combativo del movimiento sindical. Según los docentes, la universidad se caracteriza por belleza y encanto, por precariedad y desorganización. El labor académico es percebido como gratificante, aunque realizado bajo condiciones desalentadoras.Palabras clave: trabajo docente; universidad; actuación sindical; fotografía. University, work and trade union activities: perceptions and felings of public university teachers from a photographic stimulusAbstract: This article aims to discuss the perceptions and feelings of public university teachers on work and union activity from the use of photographic stimulus. 18 interviews with university teachers and invited ones were made, and they were asked to make comments on various situations – whether or not related to university life – depicted in 22 photographs. The teachers tended to highlight images of bucolic and pleasant scenes, discarding those related to precarious working conditions. A photograph depicting a moment of political action evoked nostalgia in relation to the more combative period of the trade union movement. For thee teachers, the university is characterized by beauty and charm, by precariousness and disorganization. The academic work is perceived as being rewarding, despite being done in discouraging conditions.Keywords: teaching work; university; trade union activity; photography.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/14293
10.47456/simbitica.v3i2.14293
url https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/14293
identifier_str_mv 10.47456/simbitica.v3i2.14293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/14293/10657
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Izabel Cristina Ferreira Borsoi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Izabel Cristina Ferreira Borsoi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 3 n. 2 (2016); 01-17
2316-1620
10.47456/simbitica.v3i2
reponame:Simbiótica
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Simbiótica
collection Simbiótica
repository.name.fl_str_mv Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistasimbiotica@gmail.com||
_version_ 1809730835155255296