Entre experiências e diálogos: a construção da trajetória formativa dos coordenadores pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Elizabete Nascimento de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Simbiótica
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/19456
Resumo: Resumo: Esta abordagem visa analisar os dados parciais dos relatos de experiências estruturados nos contextos da formação continuada com os coordenadores pedagógicos que atuam nas unidades de ensino do município de Cáceres, no Estado de Mato Grosso, no ano de 2014.  A metodologia utilizada se pautou na pesquisa-ação participante, com o objetivo de reforçar a necessidade de um trabalho voltado à especificidade da função de coordenação pedagógica no âmbito das escolas. A pretensão não é eximir o Estado da obrigação em oferecer condições de trabalho a estes profissionais, muito menos culpabilizar os profissionais da docência pela ineficácia da função, mas contribuir para incitar um movimento no contexto educativo que contribua na superação dos desafios apresentados pelos coordenadores pedagógicos.Palavras-chave: coordenação pedagógica; teoria; formação; atuação. Resumen: Este enfoque tiene como objetivo analizar los datos parciales de las experiencias de informes estructurados en el contexto de la educación continua con los coordinadores que trabajan en las instalaciones educativas en la ciudad de Cáceres en Mato Grosso, en el año 2014. La metodología utilizada se basó la investigación-acción participante, con el fin de reforzar la necesidad de un trabajo dirigido a la naturaleza específica de la función de coordinación pedagógica dentro de las escuelas. El reclamo no está exenta de la obligación del Estado de proporcionar las condiciones de trabajo de estos profesionales, y mucho menos culpar a los profesionales de la enseñanza por la ineficacia de la función, sino para contribuir a incitar un movimiento en el contexto educativo que un factor que contribuye a superar los desafíos que presenta coordinadores.Palabras clave: coordinación pedagógica; teoría; formación; actuando. Abstract: This approach aims to analyze the partial data of the experiences of structured reports in the context of continuing education with the coordinators who work in educational facilities in the city of Caceres in Mato Grosso, in the year 2014. The methodology used was based the participant action research, in order to reinforce the need for a work aimed at the specific nature of the pedagogical coordination function within the schools. The claim is not exempt from the obligation of the State to provide working conditions these professionals, much less blaming the teaching professionals about the ineffectiveness of the function, but to contribute to incite a movement in the educational context that a contributing factor in overcoming the challenges presented by coordinators.Keywords: pedagogical coordination; theory; formation; acting.
id UFES-9_7123505c1f602768f6ec265b4884cd42
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/19456
network_acronym_str UFES-9
network_name_str Simbiótica
repository_id_str
spelling Entre experiências e diálogos: a construção da trajetória formativa dos coordenadores pedagógicosResumo: Esta abordagem visa analisar os dados parciais dos relatos de experiências estruturados nos contextos da formação continuada com os coordenadores pedagógicos que atuam nas unidades de ensino do município de Cáceres, no Estado de Mato Grosso, no ano de 2014.  A metodologia utilizada se pautou na pesquisa-ação participante, com o objetivo de reforçar a necessidade de um trabalho voltado à especificidade da função de coordenação pedagógica no âmbito das escolas. A pretensão não é eximir o Estado da obrigação em oferecer condições de trabalho a estes profissionais, muito menos culpabilizar os profissionais da docência pela ineficácia da função, mas contribuir para incitar um movimento no contexto educativo que contribua na superação dos desafios apresentados pelos coordenadores pedagógicos.Palavras-chave: coordenação pedagógica; teoria; formação; atuação. Resumen: Este enfoque tiene como objetivo analizar los datos parciales de las experiencias de informes estructurados en el contexto de la educación continua con los coordinadores que trabajan en las instalaciones educativas en la ciudad de Cáceres en Mato Grosso, en el año 2014. La metodología utilizada se basó la investigación-acción participante, con el fin de reforzar la necesidad de un trabajo dirigido a la naturaleza específica de la función de coordinación pedagógica dentro de las escuelas. El reclamo no está exenta de la obligación del Estado de proporcionar las condiciones de trabajo de estos profesionales, y mucho menos culpar a los profesionales de la enseñanza por la ineficacia de la función, sino para contribuir a incitar un movimiento en el contexto educativo que un factor que contribuye a superar los desafíos que presenta coordinadores.Palabras clave: coordinación pedagógica; teoría; formación; actuando. Abstract: This approach aims to analyze the partial data of the experiences of structured reports in the context of continuing education with the coordinators who work in educational facilities in the city of Caceres in Mato Grosso, in the year 2014. The methodology used was based the participant action research, in order to reinforce the need for a work aimed at the specific nature of the pedagogical coordination function within the schools. The claim is not exempt from the obligation of the State to provide working conditions these professionals, much less blaming the teaching professionals about the ineffectiveness of the function, but to contribute to incite a movement in the educational context that a contributing factor in overcoming the challenges presented by coordinators.Keywords: pedagogical coordination; theory; formation; acting.Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais2018-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/1945610.47456/simbitica.v4i1.19456Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 4 n. 1 (2017); 30-452316-162010.47456/simbitica.v4i1reponame:Simbióticainstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/19456/13094Copyright (c) 2020 Maria Elizabete Nascimento de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria Elizabete Nascimento de2021-04-20T15:42:29Zoai:periodicos.ufes.br:article/19456Revistahttps://periodicos.ufes.br/index.php/simbiotica/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/oairevistasimbiotica@gmail.com||2316-16202316-1620opendoar:2021-04-20T15:42:29Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre experiências e diálogos: a construção da trajetória formativa dos coordenadores pedagógicos
title Entre experiências e diálogos: a construção da trajetória formativa dos coordenadores pedagógicos
spellingShingle Entre experiências e diálogos: a construção da trajetória formativa dos coordenadores pedagógicos
Oliveira, Maria Elizabete Nascimento de
title_short Entre experiências e diálogos: a construção da trajetória formativa dos coordenadores pedagógicos
title_full Entre experiências e diálogos: a construção da trajetória formativa dos coordenadores pedagógicos
title_fullStr Entre experiências e diálogos: a construção da trajetória formativa dos coordenadores pedagógicos
title_full_unstemmed Entre experiências e diálogos: a construção da trajetória formativa dos coordenadores pedagógicos
title_sort Entre experiências e diálogos: a construção da trajetória formativa dos coordenadores pedagógicos
author Oliveira, Maria Elizabete Nascimento de
author_facet Oliveira, Maria Elizabete Nascimento de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Elizabete Nascimento de
description Resumo: Esta abordagem visa analisar os dados parciais dos relatos de experiências estruturados nos contextos da formação continuada com os coordenadores pedagógicos que atuam nas unidades de ensino do município de Cáceres, no Estado de Mato Grosso, no ano de 2014.  A metodologia utilizada se pautou na pesquisa-ação participante, com o objetivo de reforçar a necessidade de um trabalho voltado à especificidade da função de coordenação pedagógica no âmbito das escolas. A pretensão não é eximir o Estado da obrigação em oferecer condições de trabalho a estes profissionais, muito menos culpabilizar os profissionais da docência pela ineficácia da função, mas contribuir para incitar um movimento no contexto educativo que contribua na superação dos desafios apresentados pelos coordenadores pedagógicos.Palavras-chave: coordenação pedagógica; teoria; formação; atuação. Resumen: Este enfoque tiene como objetivo analizar los datos parciales de las experiencias de informes estructurados en el contexto de la educación continua con los coordinadores que trabajan en las instalaciones educativas en la ciudad de Cáceres en Mato Grosso, en el año 2014. La metodología utilizada se basó la investigación-acción participante, con el fin de reforzar la necesidad de un trabajo dirigido a la naturaleza específica de la función de coordinación pedagógica dentro de las escuelas. El reclamo no está exenta de la obligación del Estado de proporcionar las condiciones de trabajo de estos profesionales, y mucho menos culpar a los profesionales de la enseñanza por la ineficacia de la función, sino para contribuir a incitar un movimiento en el contexto educativo que un factor que contribuye a superar los desafíos que presenta coordinadores.Palabras clave: coordinación pedagógica; teoría; formación; actuando. Abstract: This approach aims to analyze the partial data of the experiences of structured reports in the context of continuing education with the coordinators who work in educational facilities in the city of Caceres in Mato Grosso, in the year 2014. The methodology used was based the participant action research, in order to reinforce the need for a work aimed at the specific nature of the pedagogical coordination function within the schools. The claim is not exempt from the obligation of the State to provide working conditions these professionals, much less blaming the teaching professionals about the ineffectiveness of the function, but to contribute to incite a movement in the educational context that a contributing factor in overcoming the challenges presented by coordinators.Keywords: pedagogical coordination; theory; formation; acting.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/19456
10.47456/simbitica.v4i1.19456
url https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/19456
identifier_str_mv 10.47456/simbitica.v4i1.19456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/19456/13094
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Maria Elizabete Nascimento de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Maria Elizabete Nascimento de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 4 n. 1 (2017); 30-45
2316-1620
10.47456/simbitica.v4i1
reponame:Simbiótica
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Simbiótica
collection Simbiótica
repository.name.fl_str_mv Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistasimbiotica@gmail.com||
_version_ 1797221591415783424