El colectivo Critical Art Ensemble y la estética de la perturbación

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dantas, Alexsandro Galeno Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Simbiótica
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/33700
Resumo: O presente artigo tem por objetivo abordar o Critical Art Ensemble (CAE), um coletivo de artistas ativistas estadunidenses que, desde a década de 1990, promove criativas conexões entre arte, intervenção e teoria crítica. Com uma perspectiva micropolítica e suportes teóricos da sociologia, da história e da crítica da arte contemporânea, apresentamos o lugar do CAE no contexto socio-histórico que denominamos neocoletivismo, fenômeno sociológico emergente nas décadas recentes, e algumas de suas formas de expressão. Trata-se de um estudo de caso baseado em uma pesquisa bibliográfica e documental. Os dados analisados permitem compreender a trajetória do coletivo, sua forma de se organizar, criar e agir na esfera da cultura. Os resultados da pesquisa demonstram que o CAE é um caso exemplar do neocoletivismo, tendência caracterizada por formas de atuação intervencionistas em que estética e política tornam-se, por vezes, indiscerníveis em suas expressões semióticas e culturais. Palavras-chaves: Critical art ensemble; plágio utópico; teatro recombinante; estética do distúrbio; neocoletivismo.   Abstract The article handles the Critical Art Ensemble (CAE), a North American collective composed of activist artists who since 1990 have been promoting relations among art, intervention, and critical theory. We present the place of CAE in the socio-historical context, which we named as new collectivism, a sociological phenomenon emerging in the last decades. We adopted a micropolitical perspective and sociology and history theories to support the study, as well as contemporary art criticism. It is a case study based on bibliographic and documentary research. The analyzed data made it possible to understand the collective’s trajectory, its way of organizing, creating, and acting in the cultural sphere. The research results present CAE as an example of new collectivism, a trend characterized by interventionist performing, where esthétic and politics sometimes become indiscernible in their semiotic and cultural expressions. Keywords: Critical art ensemble; utopian plagiarism; recombinant theater; aesthetics of the disturbance; new collectivism.   Resumen Este artículo tiene como objetivo abordar el Critical Art Ensemble (CAE), un colectivo de artistas y activistas estadounidenses que, desde la década de 1990, ha estado promoviendo conexiones creativas entre el arte, la intervención y la teoría crítica. Con una perspectiva micropolítica y soportes teóricos de la sociología, la historia y la crítica del arte contemporáneo, presentamos el lugar del CAE en el contexto socio-histórico de lo que llamamos neocolectivismo, fenómeno sociológico emergente en las últimas décadas, y algunas de sus formas de expresión. Es un estudio de caso basado en una investigación bibliográfica y documental. Los datos analizados permiten comprender la trayectoria del colectivo, su forma de organizarse, crear y actuar en el ámbito de la cultura. Los resultados de la investigación demuestran que el CAE es un caso ejemplar de neocolectivismo, una corriente caracterizada por formas de acción intervencionista en las que la estética y la política son generalmente indiscernibles en sus expresiones semióticas y culturales. Palabras clave: Critical art ensemble; plagio utópico; teatro recombinante; estética de la perturbación; neocolectivismo.
id UFES-9_7a90894a9ebdb3af65d4bd5868fd3d87
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/33700
network_acronym_str UFES-9
network_name_str Simbiótica
repository_id_str
spelling El colectivo Critical Art Ensemble y la estética de la perturbaciónThe Critical Art Ensemble and the aesthetics of disturbanceO coletivo Critical Art Ensemble e a estética do distúrbioO presente artigo tem por objetivo abordar o Critical Art Ensemble (CAE), um coletivo de artistas ativistas estadunidenses que, desde a década de 1990, promove criativas conexões entre arte, intervenção e teoria crítica. Com uma perspectiva micropolítica e suportes teóricos da sociologia, da história e da crítica da arte contemporânea, apresentamos o lugar do CAE no contexto socio-histórico que denominamos neocoletivismo, fenômeno sociológico emergente nas décadas recentes, e algumas de suas formas de expressão. Trata-se de um estudo de caso baseado em uma pesquisa bibliográfica e documental. Os dados analisados permitem compreender a trajetória do coletivo, sua forma de se organizar, criar e agir na esfera da cultura. Os resultados da pesquisa demonstram que o CAE é um caso exemplar do neocoletivismo, tendência caracterizada por formas de atuação intervencionistas em que estética e política tornam-se, por vezes, indiscerníveis em suas expressões semióticas e culturais. Palavras-chaves: Critical art ensemble; plágio utópico; teatro recombinante; estética do distúrbio; neocoletivismo.   Abstract The article handles the Critical Art Ensemble (CAE), a North American collective composed of activist artists who since 1990 have been promoting relations among art, intervention, and critical theory. We present the place of CAE in the socio-historical context, which we named as new collectivism, a sociological phenomenon emerging in the last decades. We adopted a micropolitical perspective and sociology and history theories to support the study, as well as contemporary art criticism. It is a case study based on bibliographic and documentary research. The analyzed data made it possible to understand the collective’s trajectory, its way of organizing, creating, and acting in the cultural sphere. The research results present CAE as an example of new collectivism, a trend characterized by interventionist performing, where esthétic and politics sometimes become indiscernible in their semiotic and cultural expressions. Keywords: Critical art ensemble; utopian plagiarism; recombinant theater; aesthetics of the disturbance; new collectivism.   Resumen Este artículo tiene como objetivo abordar el Critical Art Ensemble (CAE), un colectivo de artistas y activistas estadounidenses que, desde la década de 1990, ha estado promoviendo conexiones creativas entre el arte, la intervención y la teoría crítica. Con una perspectiva micropolítica y soportes teóricos de la sociología, la historia y la crítica del arte contemporáneo, presentamos el lugar del CAE en el contexto socio-histórico de lo que llamamos neocolectivismo, fenómeno sociológico emergente en las últimas décadas, y algunas de sus formas de expresión. Es un estudio de caso basado en una investigación bibliográfica y documental. Los datos analizados permiten comprender la trayectoria del colectivo, su forma de organizarse, crear y actuar en el ámbito de la cultura. Los resultados de la investigación demuestran que el CAE es un caso ejemplar de neocolectivismo, una corriente caracterizada por formas de acción intervencionista en las que la estética y la política son generalmente indiscernibles en sus expresiones semióticas y culturales. Palabras clave: Critical art ensemble; plagio utópico; teatro recombinante; estética de la perturbación; neocolectivismo.Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais2020-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/3370010.47456/simbitica.v7i3.33700Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 7 n. 3, jul.-dez. (2020): Simbiótica; 196-2272316-162010.47456/simbitica.v7i3reponame:Simbióticainstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/33700/22459Copyright (c) 2020 Lucas Fortunato Rêgo de Medeiros, Alexsandro Galeno Araújo Dantashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Lucas Fortunato Rêgo deDantas, Alexsandro Galeno Araújo2021-04-20T15:35:53Zoai:periodicos.ufes.br:article/33700Revistahttps://periodicos.ufes.br/index.php/simbiotica/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/oairevistasimbiotica@gmail.com||2316-16202316-1620opendoar:2021-04-20T15:35:53Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv El colectivo Critical Art Ensemble y la estética de la perturbación
The Critical Art Ensemble and the aesthetics of disturbance
O coletivo Critical Art Ensemble e a estética do distúrbio
title El colectivo Critical Art Ensemble y la estética de la perturbación
spellingShingle El colectivo Critical Art Ensemble y la estética de la perturbación
Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de
title_short El colectivo Critical Art Ensemble y la estética de la perturbación
title_full El colectivo Critical Art Ensemble y la estética de la perturbación
title_fullStr El colectivo Critical Art Ensemble y la estética de la perturbación
title_full_unstemmed El colectivo Critical Art Ensemble y la estética de la perturbación
title_sort El colectivo Critical Art Ensemble y la estética de la perturbación
author Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de
author_facet Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de
Dantas, Alexsandro Galeno Araújo
author_role author
author2 Dantas, Alexsandro Galeno Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de
Dantas, Alexsandro Galeno Araújo
description O presente artigo tem por objetivo abordar o Critical Art Ensemble (CAE), um coletivo de artistas ativistas estadunidenses que, desde a década de 1990, promove criativas conexões entre arte, intervenção e teoria crítica. Com uma perspectiva micropolítica e suportes teóricos da sociologia, da história e da crítica da arte contemporânea, apresentamos o lugar do CAE no contexto socio-histórico que denominamos neocoletivismo, fenômeno sociológico emergente nas décadas recentes, e algumas de suas formas de expressão. Trata-se de um estudo de caso baseado em uma pesquisa bibliográfica e documental. Os dados analisados permitem compreender a trajetória do coletivo, sua forma de se organizar, criar e agir na esfera da cultura. Os resultados da pesquisa demonstram que o CAE é um caso exemplar do neocoletivismo, tendência caracterizada por formas de atuação intervencionistas em que estética e política tornam-se, por vezes, indiscerníveis em suas expressões semióticas e culturais. Palavras-chaves: Critical art ensemble; plágio utópico; teatro recombinante; estética do distúrbio; neocoletivismo.   Abstract The article handles the Critical Art Ensemble (CAE), a North American collective composed of activist artists who since 1990 have been promoting relations among art, intervention, and critical theory. We present the place of CAE in the socio-historical context, which we named as new collectivism, a sociological phenomenon emerging in the last decades. We adopted a micropolitical perspective and sociology and history theories to support the study, as well as contemporary art criticism. It is a case study based on bibliographic and documentary research. The analyzed data made it possible to understand the collective’s trajectory, its way of organizing, creating, and acting in the cultural sphere. The research results present CAE as an example of new collectivism, a trend characterized by interventionist performing, where esthétic and politics sometimes become indiscernible in their semiotic and cultural expressions. Keywords: Critical art ensemble; utopian plagiarism; recombinant theater; aesthetics of the disturbance; new collectivism.   Resumen Este artículo tiene como objetivo abordar el Critical Art Ensemble (CAE), un colectivo de artistas y activistas estadounidenses que, desde la década de 1990, ha estado promoviendo conexiones creativas entre el arte, la intervención y la teoría crítica. Con una perspectiva micropolítica y soportes teóricos de la sociología, la historia y la crítica del arte contemporáneo, presentamos el lugar del CAE en el contexto socio-histórico de lo que llamamos neocolectivismo, fenómeno sociológico emergente en las últimas décadas, y algunas de sus formas de expresión. Es un estudio de caso basado en una investigación bibliográfica y documental. Los datos analizados permiten comprender la trayectoria del colectivo, su forma de organizarse, crear y actuar en el ámbito de la cultura. Los resultados de la investigación demuestran que el CAE es un caso ejemplar de neocolectivismo, una corriente caracterizada por formas de acción intervencionista en las que la estética y la política son generalmente indiscernibles en sus expresiones semióticas y culturales. Palabras clave: Critical art ensemble; plagio utópico; teatro recombinante; estética de la perturbación; neocolectivismo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/33700
10.47456/simbitica.v7i3.33700
url https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/33700
identifier_str_mv 10.47456/simbitica.v7i3.33700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/33700/22459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Lucas Fortunato Rêgo de Medeiros, Alexsandro Galeno Araújo Dantas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Lucas Fortunato Rêgo de Medeiros, Alexsandro Galeno Araújo Dantas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 7 n. 3, jul.-dez. (2020): Simbiótica; 196-227
2316-1620
10.47456/simbitica.v7i3
reponame:Simbiótica
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Simbiótica
collection Simbiótica
repository.name.fl_str_mv Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistasimbiotica@gmail.com||
_version_ 1809730835731972096