Ciência e negacionismos: pelo menos um X das questões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ivan da Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Simbiótica
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/36810
Resumo: Os estudos sociais das ciências e das tecnologias, ao mostrarem os conhecimentos científicos como obras humanas, abriram, por um lado, novas possibilidades de convívio pacífico com “modos de vida” estranhos às ciências, mas, por outro lado, oportunidades para os negacionismos. A dificuldade é que o abandono da ilusão dos conhecimentos científicos como universais, neutros e objetivos de forma absoluta visava o fortalecimento e não o enfraquecimento dos conhecimentos científicos. Mas o fim da ilusão propiciou oportunidades permanentes de aberturas de controvérsias. Surgiram então execráveis “mercadores da dúvida” que, com recursos, apostam na desqualificação dos conhecimentos científicos e dos cientistas. Como tratar o fim da ilusão absolutista da Ciência e não jogar fora os conhecimentos científicos? Essa é a questão que pretendo abordar. Palavras-chave: Ciência; negacionismo; conhecimento; euro-americano.   Abstract The Science Studies showed that scientific knowledges are historical results of human activities, abandoning the illusion of scientific knowledge as universal, neutral, and objective in an absolute way. This opened, on the one hand, new possibilities for peaceful coexistence with “modes-of-existence” foreign to the sciences, but, on the other hand, opportunities for denialisms. The difficulty is that the abandonment of the illusion aimed at strengthening and not weakening scientific knowledge, but it provided permanent opportunities for the opening of controversies. Then, execrable “merchants of doubt” appeared, who, with resources, bet on the disqualification of scientific knowledge and scientists. How to deal with the end of the absolutist illusion of Science and not throw away scientific knowledge? That is the question I intend to address. Keywords: science; denialisms; knowledge; euro-american.   Resumen Los estudios sociales de las ciencias y tecnologías, al mostrar el conocimiento científico como obra humana, abrieron, por un lado, nuevas posibilidades de convivencia pacífica con “formas-de-vida” ajenas a las ciencias, pero, por otro lado, oportunidades de negación. La dificultad es que el abandono de la ilusión del conocimiento científico como universal, neutral y objetivo de manera absoluta apunta a fortalecer y no debilitar el conocimiento científico. Pero el fin de la ilusión brindó oportunidades permanentes para la controversia. Entonces aparecieron execrables “mercaderes de la duda” que, con recursos, apostaron por la descalificación del saber científico y de los científicos. ¿Cómo afrontar el fin de la ilusión absolutista de la ciencia y no desechar el conocimiento científico? Ésa es la pregunta que pretendo abordar. Palabras clave: ciencia; negacionismos; conocimiento; euroamericano.
id UFES-9_8c2c91796fb7de0fc34fd103f754bd35
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/36810
network_acronym_str UFES-9
network_name_str Simbiótica
repository_id_str
spelling Ciência e negacionismos: pelo menos um X das questõesOs estudos sociais das ciências e das tecnologias, ao mostrarem os conhecimentos científicos como obras humanas, abriram, por um lado, novas possibilidades de convívio pacífico com “modos de vida” estranhos às ciências, mas, por outro lado, oportunidades para os negacionismos. A dificuldade é que o abandono da ilusão dos conhecimentos científicos como universais, neutros e objetivos de forma absoluta visava o fortalecimento e não o enfraquecimento dos conhecimentos científicos. Mas o fim da ilusão propiciou oportunidades permanentes de aberturas de controvérsias. Surgiram então execráveis “mercadores da dúvida” que, com recursos, apostam na desqualificação dos conhecimentos científicos e dos cientistas. Como tratar o fim da ilusão absolutista da Ciência e não jogar fora os conhecimentos científicos? Essa é a questão que pretendo abordar. Palavras-chave: Ciência; negacionismo; conhecimento; euro-americano.   Abstract The Science Studies showed that scientific knowledges are historical results of human activities, abandoning the illusion of scientific knowledge as universal, neutral, and objective in an absolute way. This opened, on the one hand, new possibilities for peaceful coexistence with “modes-of-existence” foreign to the sciences, but, on the other hand, opportunities for denialisms. The difficulty is that the abandonment of the illusion aimed at strengthening and not weakening scientific knowledge, but it provided permanent opportunities for the opening of controversies. Then, execrable “merchants of doubt” appeared, who, with resources, bet on the disqualification of scientific knowledge and scientists. How to deal with the end of the absolutist illusion of Science and not throw away scientific knowledge? That is the question I intend to address. Keywords: science; denialisms; knowledge; euro-american.   Resumen Los estudios sociales de las ciencias y tecnologías, al mostrar el conocimiento científico como obra humana, abrieron, por un lado, nuevas posibilidades de convivencia pacífica con “formas-de-vida” ajenas a las ciencias, pero, por otro lado, oportunidades de negación. La dificultad es que el abandono de la ilusión del conocimiento científico como universal, neutral y objetivo de manera absoluta apunta a fortalecer y no debilitar el conocimiento científico. Pero el fin de la ilusión brindó oportunidades permanentes para la controversia. Entonces aparecieron execrables “mercaderes de la duda” que, con recursos, apostaron por la descalificación del saber científico y de los científicos. ¿Cómo afrontar el fin de la ilusión absolutista de la ciencia y no desechar el conocimiento científico? Ésa es la pregunta que pretendo abordar. Palabras clave: ciencia; negacionismos; conocimiento; euroamericano.Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais2021-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/3681010.47456/simbitica.v8i3.36810Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 8 n. 3 (2021): Edição Especial Covid-19; 19-382316-162010.47456/simbitica.v8i3reponame:Simbióticainstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/36810/24076Copyright (c) 2021 Ivan da Costa Marqueshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Ivan da Costa2021-10-04T20:13:34Zoai:periodicos.ufes.br:article/36810Revistahttps://periodicos.ufes.br/index.php/simbiotica/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/oairevistasimbiotica@gmail.com||2316-16202316-1620opendoar:2021-10-04T20:13:34Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciência e negacionismos: pelo menos um X das questões
title Ciência e negacionismos: pelo menos um X das questões
spellingShingle Ciência e negacionismos: pelo menos um X das questões
Marques, Ivan da Costa
title_short Ciência e negacionismos: pelo menos um X das questões
title_full Ciência e negacionismos: pelo menos um X das questões
title_fullStr Ciência e negacionismos: pelo menos um X das questões
title_full_unstemmed Ciência e negacionismos: pelo menos um X das questões
title_sort Ciência e negacionismos: pelo menos um X das questões
author Marques, Ivan da Costa
author_facet Marques, Ivan da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Ivan da Costa
description Os estudos sociais das ciências e das tecnologias, ao mostrarem os conhecimentos científicos como obras humanas, abriram, por um lado, novas possibilidades de convívio pacífico com “modos de vida” estranhos às ciências, mas, por outro lado, oportunidades para os negacionismos. A dificuldade é que o abandono da ilusão dos conhecimentos científicos como universais, neutros e objetivos de forma absoluta visava o fortalecimento e não o enfraquecimento dos conhecimentos científicos. Mas o fim da ilusão propiciou oportunidades permanentes de aberturas de controvérsias. Surgiram então execráveis “mercadores da dúvida” que, com recursos, apostam na desqualificação dos conhecimentos científicos e dos cientistas. Como tratar o fim da ilusão absolutista da Ciência e não jogar fora os conhecimentos científicos? Essa é a questão que pretendo abordar. Palavras-chave: Ciência; negacionismo; conhecimento; euro-americano.   Abstract The Science Studies showed that scientific knowledges are historical results of human activities, abandoning the illusion of scientific knowledge as universal, neutral, and objective in an absolute way. This opened, on the one hand, new possibilities for peaceful coexistence with “modes-of-existence” foreign to the sciences, but, on the other hand, opportunities for denialisms. The difficulty is that the abandonment of the illusion aimed at strengthening and not weakening scientific knowledge, but it provided permanent opportunities for the opening of controversies. Then, execrable “merchants of doubt” appeared, who, with resources, bet on the disqualification of scientific knowledge and scientists. How to deal with the end of the absolutist illusion of Science and not throw away scientific knowledge? That is the question I intend to address. Keywords: science; denialisms; knowledge; euro-american.   Resumen Los estudios sociales de las ciencias y tecnologías, al mostrar el conocimiento científico como obra humana, abrieron, por un lado, nuevas posibilidades de convivencia pacífica con “formas-de-vida” ajenas a las ciencias, pero, por otro lado, oportunidades de negación. La dificultad es que el abandono de la ilusión del conocimiento científico como universal, neutral y objetivo de manera absoluta apunta a fortalecer y no debilitar el conocimiento científico. Pero el fin de la ilusión brindó oportunidades permanentes para la controversia. Entonces aparecieron execrables “mercaderes de la duda” que, con recursos, apostaron por la descalificación del saber científico y de los científicos. ¿Cómo afrontar el fin de la ilusión absolutista de la ciencia y no desechar el conocimiento científico? Ésa es la pregunta que pretendo abordar. Palabras clave: ciencia; negacionismos; conocimiento; euroamericano.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/36810
10.47456/simbitica.v8i3.36810
url https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/36810
identifier_str_mv 10.47456/simbitica.v8i3.36810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/36810/24076
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ivan da Costa Marques
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ivan da Costa Marques
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 8 n. 3 (2021): Edição Especial Covid-19; 19-38
2316-1620
10.47456/simbitica.v8i3
reponame:Simbiótica
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Simbiótica
collection Simbiótica
repository.name.fl_str_mv Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistasimbiotica@gmail.com||
_version_ 1809730836134625280