Collectives and the use of networks: the case of São Paulo schools’ occupancies in 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tori, Lucca Amaral
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Homma, Luana Hanaê Gabriel, Fiacadori, Giuliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Simbiótica
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/33697
Resumo: Este artigo aborda o uso das redes sociais, bastante relevantes para divulgação de informações e organização dos estudantes, durante o período de ocupações de escolas em 2015, a partir do estudo comparativo das duas páginas de Facebook mais atuantes durante os eventos: “O Mal Educado” e “Não Fechem Minha Escola”. A primeira administrada pelo coletivo de mesmo nome e a segunda criada por ativistas não organizados. A metodologia utilizada incluiu entrevistas com administradores e análise de conteúdo de 50 publicações com maior engajamento de cada página. As páginas diferem em relação à visão sobre estratégia de comunicação, composição da administração e quanto às redes às quais pertenceram no movimento. As postagens analisadas se assemelham em temas abordados, mas apresentam algumas diferenças em relação aos enquadramentos e recursos utilizados. Palavras-chave: coletivos; ocupações secundaristas; mobilizações em rede; Facebook.   Abstract This paper describes the use of social networks, an essential tool for publicizing information and organizing students, during the occupancy period of high schools in 2015 through a comparative study of the two most relevant Facebook pages during the events: “O Mal Educado” e “Não Fechem Minha Escola”. The first page was managed by a namesake collective, and the last one was created by non-organized activists. The methodology applied is based on interviews with page administrators and content analysis of the 50 most engaged posts of each page. The pages are different in many aspects as the communication strategy, the management board composition, and the networks from their come. The analyzed posts have similar subjects but different frames and media. Keywords: Collectives; high school occupancies; network mobilization; Facebook.   Resumen Este artículo trata del uso de las redes sociales, muy importantes para difundir información y organizar a los estudiantes, durante el período de las ocupaciones de las escuelas en 2015. A partir del estudio comparativo de las dos páginas de Facebook más activas durante los eventos: “O Mal Educado” y “Não Fechem Minha Escola”. La primera gerenciada por el colectivo de mismo nombre y la segunda creada por activistas no organizados. La metodología utilizada ha incluido entrevistas con los administradores y análisis de contenido de 50 publicaciones con más engagement de cada página. Las páginas difieren en relación a la visión sobre la estrategia de comunicación, la composición de la gerencia y las redes de las cuales pertenecieron en el movimiento. Las publicaciones analizadas se asemejan en relación a los temas abordados, pero presentan algunas diferencias cuanto a los encuadramientos y recursos utilizados. Palabras clave: Colectivos; ocupaciones de secundaria; movilizaciones en red; Facebook.
id UFES-9_903750cbecd9c7414734f115a1c573cd
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/33697
network_acronym_str UFES-9
network_name_str Simbiótica
repository_id_str
spelling Collectives and the use of networks: the case of São Paulo schools’ occupancies in 2015Coletivos e o uso das redes: o caso das ocupações das escolas de São Paulo em 2015Colectivos y el uso de las redes: el caso de las ocupaciones de las escuelas de São Paulo en 2015Este artigo aborda o uso das redes sociais, bastante relevantes para divulgação de informações e organização dos estudantes, durante o período de ocupações de escolas em 2015, a partir do estudo comparativo das duas páginas de Facebook mais atuantes durante os eventos: “O Mal Educado” e “Não Fechem Minha Escola”. A primeira administrada pelo coletivo de mesmo nome e a segunda criada por ativistas não organizados. A metodologia utilizada incluiu entrevistas com administradores e análise de conteúdo de 50 publicações com maior engajamento de cada página. As páginas diferem em relação à visão sobre estratégia de comunicação, composição da administração e quanto às redes às quais pertenceram no movimento. As postagens analisadas se assemelham em temas abordados, mas apresentam algumas diferenças em relação aos enquadramentos e recursos utilizados. Palavras-chave: coletivos; ocupações secundaristas; mobilizações em rede; Facebook.   Abstract This paper describes the use of social networks, an essential tool for publicizing information and organizing students, during the occupancy period of high schools in 2015 through a comparative study of the two most relevant Facebook pages during the events: “O Mal Educado” e “Não Fechem Minha Escola”. The first page was managed by a namesake collective, and the last one was created by non-organized activists. The methodology applied is based on interviews with page administrators and content analysis of the 50 most engaged posts of each page. The pages are different in many aspects as the communication strategy, the management board composition, and the networks from their come. The analyzed posts have similar subjects but different frames and media. Keywords: Collectives; high school occupancies; network mobilization; Facebook.   Resumen Este artículo trata del uso de las redes sociales, muy importantes para difundir información y organizar a los estudiantes, durante el período de las ocupaciones de las escuelas en 2015. A partir del estudio comparativo de las dos páginas de Facebook más activas durante los eventos: “O Mal Educado” y “Não Fechem Minha Escola”. La primera gerenciada por el colectivo de mismo nombre y la segunda creada por activistas no organizados. La metodología utilizada ha incluido entrevistas con los administradores y análisis de contenido de 50 publicaciones con más engagement de cada página. Las páginas difieren en relación a la visión sobre la estrategia de comunicación, la composición de la gerencia y las redes de las cuales pertenecieron en el movimiento. Las publicaciones analizadas se asemejan en relación a los temas abordados, pero presentan algunas diferencias cuanto a los encuadramientos y recursos utilizados. Palabras clave: Colectivos; ocupaciones de secundaria; movilizaciones en red; Facebook.Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais2020-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/3369710.47456/simbitica.v7i3.33697Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 7 n. 3, jul.-dez. (2020): Simbiótica; 98-1342316-162010.47456/simbitica.v7i3reponame:Simbióticainstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/33697/22456Copyright (c) 2020 Lucca Amaral Tori, Luana Hanaê Gabriel Homma, Giuliana Fiacadorihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTori, Lucca AmaralHomma, Luana Hanaê GabrielFiacadori, Giuliana2021-04-20T15:35:53Zoai:periodicos.ufes.br:article/33697Revistahttps://periodicos.ufes.br/index.php/simbiotica/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/oairevistasimbiotica@gmail.com||2316-16202316-1620opendoar:2021-04-20T15:35:53Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Collectives and the use of networks: the case of São Paulo schools’ occupancies in 2015
Coletivos e o uso das redes: o caso das ocupações das escolas de São Paulo em 2015
Colectivos y el uso de las redes: el caso de las ocupaciones de las escuelas de São Paulo en 2015
title Collectives and the use of networks: the case of São Paulo schools’ occupancies in 2015
spellingShingle Collectives and the use of networks: the case of São Paulo schools’ occupancies in 2015
Tori, Lucca Amaral
title_short Collectives and the use of networks: the case of São Paulo schools’ occupancies in 2015
title_full Collectives and the use of networks: the case of São Paulo schools’ occupancies in 2015
title_fullStr Collectives and the use of networks: the case of São Paulo schools’ occupancies in 2015
title_full_unstemmed Collectives and the use of networks: the case of São Paulo schools’ occupancies in 2015
title_sort Collectives and the use of networks: the case of São Paulo schools’ occupancies in 2015
author Tori, Lucca Amaral
author_facet Tori, Lucca Amaral
Homma, Luana Hanaê Gabriel
Fiacadori, Giuliana
author_role author
author2 Homma, Luana Hanaê Gabriel
Fiacadori, Giuliana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tori, Lucca Amaral
Homma, Luana Hanaê Gabriel
Fiacadori, Giuliana
description Este artigo aborda o uso das redes sociais, bastante relevantes para divulgação de informações e organização dos estudantes, durante o período de ocupações de escolas em 2015, a partir do estudo comparativo das duas páginas de Facebook mais atuantes durante os eventos: “O Mal Educado” e “Não Fechem Minha Escola”. A primeira administrada pelo coletivo de mesmo nome e a segunda criada por ativistas não organizados. A metodologia utilizada incluiu entrevistas com administradores e análise de conteúdo de 50 publicações com maior engajamento de cada página. As páginas diferem em relação à visão sobre estratégia de comunicação, composição da administração e quanto às redes às quais pertenceram no movimento. As postagens analisadas se assemelham em temas abordados, mas apresentam algumas diferenças em relação aos enquadramentos e recursos utilizados. Palavras-chave: coletivos; ocupações secundaristas; mobilizações em rede; Facebook.   Abstract This paper describes the use of social networks, an essential tool for publicizing information and organizing students, during the occupancy period of high schools in 2015 through a comparative study of the two most relevant Facebook pages during the events: “O Mal Educado” e “Não Fechem Minha Escola”. The first page was managed by a namesake collective, and the last one was created by non-organized activists. The methodology applied is based on interviews with page administrators and content analysis of the 50 most engaged posts of each page. The pages are different in many aspects as the communication strategy, the management board composition, and the networks from their come. The analyzed posts have similar subjects but different frames and media. Keywords: Collectives; high school occupancies; network mobilization; Facebook.   Resumen Este artículo trata del uso de las redes sociales, muy importantes para difundir información y organizar a los estudiantes, durante el período de las ocupaciones de las escuelas en 2015. A partir del estudio comparativo de las dos páginas de Facebook más activas durante los eventos: “O Mal Educado” y “Não Fechem Minha Escola”. La primera gerenciada por el colectivo de mismo nombre y la segunda creada por activistas no organizados. La metodología utilizada ha incluido entrevistas con los administradores y análisis de contenido de 50 publicaciones con más engagement de cada página. Las páginas difieren en relación a la visión sobre la estrategia de comunicación, la composición de la gerencia y las redes de las cuales pertenecieron en el movimiento. Las publicaciones analizadas se asemejan en relación a los temas abordados, pero presentan algunas diferencias cuanto a los encuadramientos y recursos utilizados. Palabras clave: Colectivos; ocupaciones de secundaria; movilizaciones en red; Facebook.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/33697
10.47456/simbitica.v7i3.33697
url https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/33697
identifier_str_mv 10.47456/simbitica.v7i3.33697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/33697/22456
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Lucca Amaral Tori, Luana Hanaê Gabriel Homma, Giuliana Fiacadori
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Lucca Amaral Tori, Luana Hanaê Gabriel Homma, Giuliana Fiacadori
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 7 n. 3, jul.-dez. (2020): Simbiótica; 98-134
2316-1620
10.47456/simbitica.v7i3
reponame:Simbiótica
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Simbiótica
collection Simbiótica
repository.name.fl_str_mv Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistasimbiotica@gmail.com||
_version_ 1809730835724632064