Da Universidade operacional à Universidade empreendedora: reflexões sobre o avanço do neoliberalismo na educação superior brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franz, Alice Hübner
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodrigues , Marcio Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Simbiótica
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/35433
Resumo: O presente artigo visa discutir a emergência e o engajamento retórico do modelo da universidade empreendedora no contexto brasileiro a partir de um viés crítico. Parte-se do pressuposto de que o contexto político e econômico do país faz emergir um modelo, um ideal de universidade, que é colocado em disputa. Para a realização deste estudo, optou-se pela elaboração de um artigo de cunho teórico e reflexivo, fundamentado por um debate que inclui diversos aspectos relevantes advindos da realização de uma revisão da literatura, a qual engloba aspectos sócio-históricos sobre educação superior brasileira. Como resultado, foi possível constatar, através das diferentes fases pelas quais a universidade brasileira já passou, que ela vem sendo paulatinamente reorganizada conforme os imperativos mundiais, entre os quais se verifica o avanço de um discurso instrumentalista e funcional, que pode ser vislumbrado a partir da disseminação do modelo da universidade empreendedora, sobretudo a partir de 2010. Palavras-chave: Universidade empreendedora; Educação Superior; Neoliberalismo; Empreendedorismo.   Abstract This article aims to discuss the emergence and the rhetorical engagement of the entrepreneurial university model in the Brazilian context from a critical perspective. It starts from the assumption that the country's political and economic context gives rise to an ideal university model, which is put into dispute. To carry out this study, we opted for the elaboration of a theoretical and reflective article based on a debate that includes several relevant aspects arising from a literature review that encompasses socio-historical aspects of Brazilian higher education. As result, it was possible to verify that, through the different phases in which the Brazilian university has passed, it has been gradually reorganized according to the world imperatives, in which there is an advance of an instrumental and functional discourse, which can be glimpsed from the dissemination of the entrepreneurial university model, especially from 2010. Keywords: Entrepreneurial University; College education; Neoliberalism; Entrepreneurship.   Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir el surgimiento y el compromiso retórico del modelo de la universidad emprendedora en el contexto brasileño desde una perspectiva crítica. Se parte del presupuesto de que el contexto político y económico del país da lugar a un modelo, un ideal de universidad, que se pone en disputa. Para llevar a cabo este estudio, optamos por la elaboración de un artículo teórico y reflexivo basado en un debate que incluye varios aspectos relevantes derivados de una revisión de la literatura que abarca aspectos sociohistóricos de la educación superior brasileña. Como resultado, fue posible verificar que, a través de las diferentes fases en que la universidad brasileña ha pasado, se ha reorganizado gradualmente de acuerdo con los imperativos mundiales, en los que hay un avance de un discurso instrumental y funcional, lo cual puede ser visto desde la diseminación del modelo de la universidad emprendedora, especialmente a partir de 2010. Palabras clave: Universidad emprendedora; Educación Universitaria; Neoliberalismo; Emprendedorismo.
id UFES-9_94dd975c2b67b4f9c3300ca89a63528f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/35433
network_acronym_str UFES-9
network_name_str Simbiótica
repository_id_str
spelling Da Universidade operacional à Universidade empreendedora: reflexões sobre o avanço do neoliberalismo na educação superior brasileiraFrom the operational University to the entrepreneurial University: reflections on the advancement of neoliberalism in Brazilian college educationDe la Universidad operacional a la Universidad emprendedora: reflexiones sobre el avance del neoliberalismo en la educación superior brasileñaO presente artigo visa discutir a emergência e o engajamento retórico do modelo da universidade empreendedora no contexto brasileiro a partir de um viés crítico. Parte-se do pressuposto de que o contexto político e econômico do país faz emergir um modelo, um ideal de universidade, que é colocado em disputa. Para a realização deste estudo, optou-se pela elaboração de um artigo de cunho teórico e reflexivo, fundamentado por um debate que inclui diversos aspectos relevantes advindos da realização de uma revisão da literatura, a qual engloba aspectos sócio-históricos sobre educação superior brasileira. Como resultado, foi possível constatar, através das diferentes fases pelas quais a universidade brasileira já passou, que ela vem sendo paulatinamente reorganizada conforme os imperativos mundiais, entre os quais se verifica o avanço de um discurso instrumentalista e funcional, que pode ser vislumbrado a partir da disseminação do modelo da universidade empreendedora, sobretudo a partir de 2010. Palavras-chave: Universidade empreendedora; Educação Superior; Neoliberalismo; Empreendedorismo.   Abstract This article aims to discuss the emergence and the rhetorical engagement of the entrepreneurial university model in the Brazilian context from a critical perspective. It starts from the assumption that the country's political and economic context gives rise to an ideal university model, which is put into dispute. To carry out this study, we opted for the elaboration of a theoretical and reflective article based on a debate that includes several relevant aspects arising from a literature review that encompasses socio-historical aspects of Brazilian higher education. As result, it was possible to verify that, through the different phases in which the Brazilian university has passed, it has been gradually reorganized according to the world imperatives, in which there is an advance of an instrumental and functional discourse, which can be glimpsed from the dissemination of the entrepreneurial university model, especially from 2010. Keywords: Entrepreneurial University; College education; Neoliberalism; Entrepreneurship.   Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir el surgimiento y el compromiso retórico del modelo de la universidad emprendedora en el contexto brasileño desde una perspectiva crítica. Se parte del presupuesto de que el contexto político y económico del país da lugar a un modelo, un ideal de universidad, que se pone en disputa. Para llevar a cabo este estudio, optamos por la elaboración de un artículo teórico y reflexivo basado en un debate que incluye varios aspectos relevantes derivados de una revisión de la literatura que abarca aspectos sociohistóricos de la educación superior brasileña. Como resultado, fue posible verificar que, a través de las diferentes fases en que la universidad brasileña ha pasado, se ha reorganizado gradualmente de acuerdo con los imperativos mundiales, en los que hay un avance de un discurso instrumental y funcional, lo cual puede ser visto desde la diseminación del modelo de la universidad emprendedora, especialmente a partir de 2010. Palabras clave: Universidad emprendedora; Educación Universitaria; Neoliberalismo; Emprendedorismo.Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/3543310.47456/simbitica.v8i1.35433Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 8 n. 1 (2021): Simbiótica; 53-852316-162010.47456/simbitica.v8i1reponame:Simbióticainstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/35433/23419Copyright (c) 2021 Alice Hübner Franz, Marcio Silva Rodrigues https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranz, Alice HübnerRodrigues , Marcio Silva2021-08-28T15:41:34Zoai:periodicos.ufes.br:article/35433Revistahttps://periodicos.ufes.br/index.php/simbiotica/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/oairevistasimbiotica@gmail.com||2316-16202316-1620opendoar:2021-08-28T15:41:34Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Da Universidade operacional à Universidade empreendedora: reflexões sobre o avanço do neoliberalismo na educação superior brasileira
From the operational University to the entrepreneurial University: reflections on the advancement of neoliberalism in Brazilian college education
De la Universidad operacional a la Universidad emprendedora: reflexiones sobre el avance del neoliberalismo en la educación superior brasileña
title Da Universidade operacional à Universidade empreendedora: reflexões sobre o avanço do neoliberalismo na educação superior brasileira
spellingShingle Da Universidade operacional à Universidade empreendedora: reflexões sobre o avanço do neoliberalismo na educação superior brasileira
Franz, Alice Hübner
title_short Da Universidade operacional à Universidade empreendedora: reflexões sobre o avanço do neoliberalismo na educação superior brasileira
title_full Da Universidade operacional à Universidade empreendedora: reflexões sobre o avanço do neoliberalismo na educação superior brasileira
title_fullStr Da Universidade operacional à Universidade empreendedora: reflexões sobre o avanço do neoliberalismo na educação superior brasileira
title_full_unstemmed Da Universidade operacional à Universidade empreendedora: reflexões sobre o avanço do neoliberalismo na educação superior brasileira
title_sort Da Universidade operacional à Universidade empreendedora: reflexões sobre o avanço do neoliberalismo na educação superior brasileira
author Franz, Alice Hübner
author_facet Franz, Alice Hübner
Rodrigues , Marcio Silva
author_role author
author2 Rodrigues , Marcio Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franz, Alice Hübner
Rodrigues , Marcio Silva
description O presente artigo visa discutir a emergência e o engajamento retórico do modelo da universidade empreendedora no contexto brasileiro a partir de um viés crítico. Parte-se do pressuposto de que o contexto político e econômico do país faz emergir um modelo, um ideal de universidade, que é colocado em disputa. Para a realização deste estudo, optou-se pela elaboração de um artigo de cunho teórico e reflexivo, fundamentado por um debate que inclui diversos aspectos relevantes advindos da realização de uma revisão da literatura, a qual engloba aspectos sócio-históricos sobre educação superior brasileira. Como resultado, foi possível constatar, através das diferentes fases pelas quais a universidade brasileira já passou, que ela vem sendo paulatinamente reorganizada conforme os imperativos mundiais, entre os quais se verifica o avanço de um discurso instrumentalista e funcional, que pode ser vislumbrado a partir da disseminação do modelo da universidade empreendedora, sobretudo a partir de 2010. Palavras-chave: Universidade empreendedora; Educação Superior; Neoliberalismo; Empreendedorismo.   Abstract This article aims to discuss the emergence and the rhetorical engagement of the entrepreneurial university model in the Brazilian context from a critical perspective. It starts from the assumption that the country's political and economic context gives rise to an ideal university model, which is put into dispute. To carry out this study, we opted for the elaboration of a theoretical and reflective article based on a debate that includes several relevant aspects arising from a literature review that encompasses socio-historical aspects of Brazilian higher education. As result, it was possible to verify that, through the different phases in which the Brazilian university has passed, it has been gradually reorganized according to the world imperatives, in which there is an advance of an instrumental and functional discourse, which can be glimpsed from the dissemination of the entrepreneurial university model, especially from 2010. Keywords: Entrepreneurial University; College education; Neoliberalism; Entrepreneurship.   Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir el surgimiento y el compromiso retórico del modelo de la universidad emprendedora en el contexto brasileño desde una perspectiva crítica. Se parte del presupuesto de que el contexto político y económico del país da lugar a un modelo, un ideal de universidad, que se pone en disputa. Para llevar a cabo este estudio, optamos por la elaboración de un artículo teórico y reflexivo basado en un debate que incluye varios aspectos relevantes derivados de una revisión de la literatura que abarca aspectos sociohistóricos de la educación superior brasileña. Como resultado, fue posible verificar que, a través de las diferentes fases en que la universidad brasileña ha pasado, se ha reorganizado gradualmente de acuerdo con los imperativos mundiales, en los que hay un avance de un discurso instrumental y funcional, lo cual puede ser visto desde la diseminación del modelo de la universidad emprendedora, especialmente a partir de 2010. Palabras clave: Universidad emprendedora; Educación Universitaria; Neoliberalismo; Emprendedorismo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/35433
10.47456/simbitica.v8i1.35433
url https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/35433
identifier_str_mv 10.47456/simbitica.v8i1.35433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/35433/23419
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Alice Hübner Franz, Marcio Silva Rodrigues
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Alice Hübner Franz, Marcio Silva Rodrigues
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 8 n. 1 (2021): Simbiótica; 53-85
2316-1620
10.47456/simbitica.v8i1
reponame:Simbiótica
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Simbiótica
collection Simbiótica
repository.name.fl_str_mv Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistasimbiotica@gmail.com||
_version_ 1797221592225284096