Sorôcos, suas mães, suas filhas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Simbiótica |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/23148 |
Resumo: | O artigo analisa a adaptação para o cinema do conto "Sorôco, sua mãe, sua filha", de João Guimarães Rosa (1962). São objeto do trabalho os filmes Cabaret Mineiro, de Carlos Alberto Prates (1980), e Outras Estórias, de Pedro Bial (1999). O trabalho aborda essas duas adaptações, explicitando e comparando as diferentes escolhas tomadas pelos dois diretores para transpor a mesma obra para o cinema. Também analisa o próprio conceito de adaptação, e como as intenções de cada diretor influenciaram no resultado final da transposição da obra literária para as telas do cinema.Palavras-chaves: Rosa; Prates; Cinema; Literatura.ResumenEl artículo analiza la adaptación cinematográfica de la historia "Sorôco, sua mãe, sua filha", de João Guimarães Rosa (1962). Las películas Cabaret Mineiro, de Carlos Alberto Prates (1980), y Outras Estórias, de Pedro Bial (1999), se analizan en este artículo. El artículo compara las diferentes opciones elegidas por los dos directores. Asimismo, se analiza el concepto de adaptación, y como las intenciones de cada director influir en el resultado final de la transposición de las obras literarias para la pantalla grande.Palabras-clave: Rosa; Prates; Cinema; Literatura.AbstractThe article analyzes the adaptation for the cinema of the short story "Sorôco, sua mãe, sua filha", by João Guimarães Rosa (1962). The movies Cabaret Mineiro, by Carlos Alberto Prates (1980), and Outras Estórias, by Pedro Bial (1999), are the object of this article. The article approaches the both adaptations, highlighting and comparing the different choices made by the two directors to transpose the same work to cinema. It also analyzes the concept of adaptation, and how the intentions of each director influenced the final result of the transposition of the literary work to the screens of the cinema.Keywords: Rosa; Prates; Cinema; Literature. |
id |
UFES-9_c13a02290e806e9db62e68cd15bc4dba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/23148 |
network_acronym_str |
UFES-9 |
network_name_str |
Simbiótica |
repository_id_str |
|
spelling |
Sorôcos, suas mães, suas filhasO artigo analisa a adaptação para o cinema do conto "Sorôco, sua mãe, sua filha", de João Guimarães Rosa (1962). São objeto do trabalho os filmes Cabaret Mineiro, de Carlos Alberto Prates (1980), e Outras Estórias, de Pedro Bial (1999). O trabalho aborda essas duas adaptações, explicitando e comparando as diferentes escolhas tomadas pelos dois diretores para transpor a mesma obra para o cinema. Também analisa o próprio conceito de adaptação, e como as intenções de cada diretor influenciaram no resultado final da transposição da obra literária para as telas do cinema.Palavras-chaves: Rosa; Prates; Cinema; Literatura.ResumenEl artículo analiza la adaptación cinematográfica de la historia "Sorôco, sua mãe, sua filha", de João Guimarães Rosa (1962). Las películas Cabaret Mineiro, de Carlos Alberto Prates (1980), y Outras Estórias, de Pedro Bial (1999), se analizan en este artículo. El artículo compara las diferentes opciones elegidas por los dos directores. Asimismo, se analiza el concepto de adaptación, y como las intenciones de cada director influir en el resultado final de la transposición de las obras literarias para la pantalla grande.Palabras-clave: Rosa; Prates; Cinema; Literatura.AbstractThe article analyzes the adaptation for the cinema of the short story "Sorôco, sua mãe, sua filha", by João Guimarães Rosa (1962). The movies Cabaret Mineiro, by Carlos Alberto Prates (1980), and Outras Estórias, by Pedro Bial (1999), are the object of this article. The article approaches the both adaptations, highlighting and comparing the different choices made by the two directors to transpose the same work to cinema. It also analyzes the concept of adaptation, and how the intentions of each director influenced the final result of the transposition of the literary work to the screens of the cinema.Keywords: Rosa; Prates; Cinema; Literature.Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais2019-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/2314810.47456/simbitica.v5i2.23148Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 5 n. 2 (2018); 115-1272316-162010.47456/simbitica.v5i2reponame:Simbióticainstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/23148/15924Copyright (c) 2020 Daniel Silva Moraeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Daniel Silva2021-04-20T15:39:30Zoai:periodicos.ufes.br:article/23148Revistahttps://periodicos.ufes.br/index.php/simbiotica/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/oairevistasimbiotica@gmail.com||2316-16202316-1620opendoar:2021-04-20T15:39:30Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sorôcos, suas mães, suas filhas |
title |
Sorôcos, suas mães, suas filhas |
spellingShingle |
Sorôcos, suas mães, suas filhas Moraes, Daniel Silva |
title_short |
Sorôcos, suas mães, suas filhas |
title_full |
Sorôcos, suas mães, suas filhas |
title_fullStr |
Sorôcos, suas mães, suas filhas |
title_full_unstemmed |
Sorôcos, suas mães, suas filhas |
title_sort |
Sorôcos, suas mães, suas filhas |
author |
Moraes, Daniel Silva |
author_facet |
Moraes, Daniel Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Daniel Silva |
description |
O artigo analisa a adaptação para o cinema do conto "Sorôco, sua mãe, sua filha", de João Guimarães Rosa (1962). São objeto do trabalho os filmes Cabaret Mineiro, de Carlos Alberto Prates (1980), e Outras Estórias, de Pedro Bial (1999). O trabalho aborda essas duas adaptações, explicitando e comparando as diferentes escolhas tomadas pelos dois diretores para transpor a mesma obra para o cinema. Também analisa o próprio conceito de adaptação, e como as intenções de cada diretor influenciaram no resultado final da transposição da obra literária para as telas do cinema.Palavras-chaves: Rosa; Prates; Cinema; Literatura.ResumenEl artículo analiza la adaptación cinematográfica de la historia "Sorôco, sua mãe, sua filha", de João Guimarães Rosa (1962). Las películas Cabaret Mineiro, de Carlos Alberto Prates (1980), y Outras Estórias, de Pedro Bial (1999), se analizan en este artículo. El artículo compara las diferentes opciones elegidas por los dos directores. Asimismo, se analiza el concepto de adaptación, y como las intenciones de cada director influir en el resultado final de la transposición de las obras literarias para la pantalla grande.Palabras-clave: Rosa; Prates; Cinema; Literatura.AbstractThe article analyzes the adaptation for the cinema of the short story "Sorôco, sua mãe, sua filha", by João Guimarães Rosa (1962). The movies Cabaret Mineiro, by Carlos Alberto Prates (1980), and Outras Estórias, by Pedro Bial (1999), are the object of this article. The article approaches the both adaptations, highlighting and comparing the different choices made by the two directors to transpose the same work to cinema. It also analyzes the concept of adaptation, and how the intentions of each director influenced the final result of the transposition of the literary work to the screens of the cinema.Keywords: Rosa; Prates; Cinema; Literature. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/23148 10.47456/simbitica.v5i2.23148 |
url |
https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/23148 |
identifier_str_mv |
10.47456/simbitica.v5i2.23148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/23148/15924 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Daniel Silva Moraes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Daniel Silva Moraes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 5 n. 2 (2018); 115-127 2316-1620 10.47456/simbitica.v5i2 reponame:Simbiótica instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Simbiótica |
collection |
Simbiótica |
repository.name.fl_str_mv |
Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasimbiotica@gmail.com|| |
_version_ |
1809730835290521600 |