Práticas cotidianas da educação física na transição da educação infantil ao ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lano, Marciel Barcelos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7302
Resumo: A presente dissertação dedica-se a compreender o processo de transição das crianças com seis anos da Educação Infantil para o Ensino Fundamental por meio das práticas, sobretudo as produzidas na Educação Física. Orientando-se por uma perspectiva etnográfica (OLIVEIRA, 2013), o trabalho está organizado em três capítulos que dialogam entre si mediante a natureza das fontes, o desenho metodológico e o arcabouço teórico utilizado para interpretação dos dados. Dessa forma, o Capítulo I propõe-se a compreender as concepções de crianças, infâncias e escolarização dos autores escolares por meio das narrativas registradas no diário de campo, grupos de conversa e entrevistas. A pesquisa sinaliza como as práticas produzidas em relação ao processo de transição revelam as concepções internalizadas nos praticantes (CERTEAU, 1994), destacando a maneira como as práticas (CERTEAU, 1994) são construídas na articulação das culturas escolares com as culturas infantis. O Capítulo II objetiva compreender como as práticas das crianças com seis anos produzem sentidos sobre seu processo de escolarização na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, sobretudo em relação à Educação Física. Utiliza registros iconográficos (fotos e desenhos), narrativas e diário de campo como instrumentos metodológicos. Este estudo dá visibilidade às práticas das crianças, evidenciando as diferenciações produzidas ao longo do ano letivo de 2014, sinalizando os entendimentos sobre a natureza da escolarização na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. O Capítulo III tem por objetivo compreender como as crianças e a professora com formação em Educação Física avaliam o aprender na transição. Registra os dados produzidos durante brincadeiras populares, vídeos, fotos e diário de campo. O estudo sinaliza as maneiras como a professora com formação em Educação Física estabeleceu ligações com as culturas infantis para dar visibilidade à especificidade dos conteúdos de ensino do componente curricular. As interpretações das práticas (CERTEAU, 1994) das crianças permitiram compreender os sentidos que destacam a diferença do aprender na Educação Física do Ensino Fundamental, evidenciando uma apropriação tanto corporal como cognitiva dos conteúdos, o que lhes permitiu fazer usos das suas apropriações nos cotidianos escolares por meio de suas práticas infantis.
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