Filogenia e reclassificação de Trachepyris Kieffer (Hymenoptera, Bethylidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stein, Paulo Rubens Wassem
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3828
Resumo: Trachepyris não possui sinapomorfias estabelecidas, fato que acarreta equívocos na identificação de suas espécies, sendo confundidas com espécies de Epyris e Chlorepyris. Este estudo objetivou verificar a monofilia de Trachepyris e, através de sinapomorfias, delimitar suas relações cladísticas. A filogenia foi baseada em 233 caracteres morfoestruturais de 35 táxons terminais, tendo 31 destes como grupo interno e quatro como grupo externo. Análises de parcimônia sob pesagens iguais e pesagem implicada foram realizadas. Os resultados evidenciaram Trachepyris como grupo monofilético incluído em um clado composto por espécies de Chlorepyris e Epyris, o conceito de Trachepyris foi ampliado para essas espécies, baseando-se em 18 sinapomorfias. Chlorepyris, senso proposto neste estudo, passa a constituir um grupo monofilético. Epyris foi recuperado como um agrupamento polifilético. As seguintes mudanças nomenclaturais serão propostas: os táxons de Chlorepyris componentes dos grupos de espécies anxius e platycephalus, bem como a espécie E. levissimus serão transferidas para Trachepyris; R. guigliae e R. abacinus serão transferidos para Disepyris; R. aethiops será transferido para Epyris.
id UFES_0add379f773fe2c4b7fb9d15c5dd2eeb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/3828
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Azevedo, Celso OliveiraStein, Paulo Rubens WassemSoares, Elaine Della GiustinaAguiar, Alexandre Pires2016-08-29T15:09:12Z2016-07-112016-08-29T15:09:12Z2011-02-21Trachepyris não possui sinapomorfias estabelecidas, fato que acarreta equívocos na identificação de suas espécies, sendo confundidas com espécies de Epyris e Chlorepyris. Este estudo objetivou verificar a monofilia de Trachepyris e, através de sinapomorfias, delimitar suas relações cladísticas. A filogenia foi baseada em 233 caracteres morfoestruturais de 35 táxons terminais, tendo 31 destes como grupo interno e quatro como grupo externo. Análises de parcimônia sob pesagens iguais e pesagem implicada foram realizadas. Os resultados evidenciaram Trachepyris como grupo monofilético incluído em um clado composto por espécies de Chlorepyris e Epyris, o conceito de Trachepyris foi ampliado para essas espécies, baseando-se em 18 sinapomorfias. Chlorepyris, senso proposto neste estudo, passa a constituir um grupo monofilético. Epyris foi recuperado como um agrupamento polifilético. As seguintes mudanças nomenclaturais serão propostas: os táxons de Chlorepyris componentes dos grupos de espécies anxius e platycephalus, bem como a espécie E. levissimus serão transferidas para Trachepyris; R. guigliae e R. abacinus serão transferidos para Disepyris; R. aethiops será transferido para Epyris.TextSTEIN, Paulo Rubens Wassem. Filogenia e reclassificação de Trachepyris Kieffer (Hymenoptera, Bethylidae). 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2011.http://repositorio.ufes.br/handle/10/3828porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Biologia AnimalPrograma de Pós-Graduação em Ciências BiológicasUFESBREpyrinaeChlorepyrisEpyrisTrachepyrisBethylidaeFilogeniaHimenópteroZoologia57Filogenia e reclassificação de Trachepyris Kieffer (Hymenoptera, Bethylidae)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALDissertação-Paulo Rubens.pdfapplication/pdf11664833http://repositorio.ufes.br/bitstreams/82298242-20b8-4455-84e7-3cbb05b25fdc/download15053eddd40a68ec19217f3a70c8db4cMD5110/38282024-07-01 16:23:40.374oai:repositorio.ufes.br:10/3828http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-11T14:38:04.416373Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Filogenia e reclassificação de Trachepyris Kieffer (Hymenoptera, Bethylidae)
title Filogenia e reclassificação de Trachepyris Kieffer (Hymenoptera, Bethylidae)
spellingShingle Filogenia e reclassificação de Trachepyris Kieffer (Hymenoptera, Bethylidae)
Stein, Paulo Rubens Wassem
Epyrinae
Chlorepyris
Epyris
Trachepyris
Zoologia
Bethylidae
Filogenia
Himenóptero
57
title_short Filogenia e reclassificação de Trachepyris Kieffer (Hymenoptera, Bethylidae)
title_full Filogenia e reclassificação de Trachepyris Kieffer (Hymenoptera, Bethylidae)
title_fullStr Filogenia e reclassificação de Trachepyris Kieffer (Hymenoptera, Bethylidae)
title_full_unstemmed Filogenia e reclassificação de Trachepyris Kieffer (Hymenoptera, Bethylidae)
title_sort Filogenia e reclassificação de Trachepyris Kieffer (Hymenoptera, Bethylidae)
author Stein, Paulo Rubens Wassem
author_facet Stein, Paulo Rubens Wassem
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Celso Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Stein, Paulo Rubens Wassem
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Soares, Elaine Della Giustina
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Aguiar, Alexandre Pires
contributor_str_mv Azevedo, Celso Oliveira
Soares, Elaine Della Giustina
Aguiar, Alexandre Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Epyrinae
Chlorepyris
Epyris
Trachepyris
topic Epyrinae
Chlorepyris
Epyris
Trachepyris
Zoologia
Bethylidae
Filogenia
Himenóptero
57
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Zoologia
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Bethylidae
Filogenia
Himenóptero
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 57
description Trachepyris não possui sinapomorfias estabelecidas, fato que acarreta equívocos na identificação de suas espécies, sendo confundidas com espécies de Epyris e Chlorepyris. Este estudo objetivou verificar a monofilia de Trachepyris e, através de sinapomorfias, delimitar suas relações cladísticas. A filogenia foi baseada em 233 caracteres morfoestruturais de 35 táxons terminais, tendo 31 destes como grupo interno e quatro como grupo externo. Análises de parcimônia sob pesagens iguais e pesagem implicada foram realizadas. Os resultados evidenciaram Trachepyris como grupo monofilético incluído em um clado composto por espécies de Chlorepyris e Epyris, o conceito de Trachepyris foi ampliado para essas espécies, baseando-se em 18 sinapomorfias. Chlorepyris, senso proposto neste estudo, passa a constituir um grupo monofilético. Epyris foi recuperado como um agrupamento polifilético. As seguintes mudanças nomenclaturais serão propostas: os táxons de Chlorepyris componentes dos grupos de espécies anxius e platycephalus, bem como a espécie E. levissimus serão transferidas para Trachepyris; R. guigliae e R. abacinus serão transferidos para Disepyris; R. aethiops será transferido para Epyris.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-29T15:09:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-11
2016-08-29T15:09:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv STEIN, Paulo Rubens Wassem. Filogenia e reclassificação de Trachepyris Kieffer (Hymenoptera, Bethylidae). 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/3828
identifier_str_mv STEIN, Paulo Rubens Wassem. Filogenia e reclassificação de Trachepyris Kieffer (Hymenoptera, Bethylidae). 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2011.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/3828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Biologia Animal
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Biologia Animal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/82298242-20b8-4455-84e7-3cbb05b25fdc/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 15053eddd40a68ec19217f3a70c8db4c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022623177637888