Não sou régua para nivelar: Narrativas sobre processo de escolarização e racismos cotidianos de promotores/as negros/as

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Ingrid Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/16930
Resumo: This research analyzes the schooling processes of self-declared black state prosecutors for the purpose of identifying singularities that may have contributed to the theis occupation on these disired positions and also analyze cases of racism experienced. Therefore, the methodology listed turned to the production of qualitative data from semi-structured life narrative interviews (BERTAUX, 2010) with 04 self-declared black prosecutors, 02 women and 02 men. operating in the Northeast, South and Southeast regions. In addition to the production of qualitative data, there was an analysis of scientific works that focus on the processes of schooling of black men and women in the field of law, as well as quantitative research, in order to carry out a comparative analysis.
id UFES_11da100244dd64e5569eb034fdf3fc84
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/16930
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Não sou régua para nivelar: Narrativas sobre processo de escolarização e racismos cotidianos de promotores/as negros/astitle.alternativePromotores/as negros/asProcessos de escolarizaçãoRacismoNarrativas de vidasubject.br-rjbnSociologiaThis research analyzes the schooling processes of self-declared black state prosecutors for the purpose of identifying singularities that may have contributed to the theis occupation on these disired positions and also analyze cases of racism experienced. Therefore, the methodology listed turned to the production of qualitative data from semi-structured life narrative interviews (BERTAUX, 2010) with 04 self-declared black prosecutors, 02 women and 02 men. operating in the Northeast, South and Southeast regions. In addition to the production of qualitative data, there was an analysis of scientific works that focus on the processes of schooling of black men and women in the field of law, as well as quantitative research, in order to carry out a comparative analysis.Este trabalho tem como escopo analisar os processos de escolarização de promotores/as de justiça estadual autodeclarados/as negros/as, a fim de identificar eventuais singularidades que possam ter os impulsionado na ocupação desses cargos e analisar eventuais casos de racismo vivenciados debatendo suas formas de auto-identidade étnico-racial e os símbolos que usam para demarcar suas identificações. Para tanto, a metodologia elencada se voltou à produção de dados qualitativos a partir de entrevistas do tipo narrativa de vida semi-estruturadas (BERTAUX, 2010) com 04 promotores/as de justiça autodeclarados/as negros/as, sendo 02 mulheres e 02 homens que atuam nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste. Além da produção de dados qualitativos, houve a análise de trabalhos científicos que se debruçam sobre os processos de escolarização de negros e negras no campo do direito bem como de pesquisas quantitativas, com o objetivo de realizar uma análise comparativa.Universidade Federal do Espírito SantoBRMestrado em Ciências SociaisCentro de Ciências Humanas e NaturaisUFESPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisOliveira, Osvaldo Martins dehttps://orcid.org/0000-0003-4697-6722http://lattes.cnpq.br/3039095049409337http://lattes.cnpq.br/2170604362249514Sarandy, Andrea Barbosa Osoriohttp://lattes.cnpq.br/6909409179119225Müller, Cíntia Beatrizhttps://orcid.org/0000-0001-8372-6680http://lattes.cnpq.br/9130636398171508Cabral, Ingrid Marques2024-05-30T01:41:52Z2024-05-30T01:41:52Z2022-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTextapplication/pdfhttp://repositorio.ufes.br/handle/10/16930porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-11-19T08:02:17Zoai:repositorio.ufes.br:10/16930Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-11-19T08:02:17Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Não sou régua para nivelar: Narrativas sobre processo de escolarização e racismos cotidianos de promotores/as negros/as
title.alternative
title Não sou régua para nivelar: Narrativas sobre processo de escolarização e racismos cotidianos de promotores/as negros/as
spellingShingle Não sou régua para nivelar: Narrativas sobre processo de escolarização e racismos cotidianos de promotores/as negros/as
Cabral, Ingrid Marques
Promotores/as negros/as
Processos de escolarização
Racismo
Narrativas de vida
subject.br-rjbn
Sociologia
title_short Não sou régua para nivelar: Narrativas sobre processo de escolarização e racismos cotidianos de promotores/as negros/as
title_full Não sou régua para nivelar: Narrativas sobre processo de escolarização e racismos cotidianos de promotores/as negros/as
title_fullStr Não sou régua para nivelar: Narrativas sobre processo de escolarização e racismos cotidianos de promotores/as negros/as
title_full_unstemmed Não sou régua para nivelar: Narrativas sobre processo de escolarização e racismos cotidianos de promotores/as negros/as
title_sort Não sou régua para nivelar: Narrativas sobre processo de escolarização e racismos cotidianos de promotores/as negros/as
author Cabral, Ingrid Marques
author_facet Cabral, Ingrid Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Osvaldo Martins de
https://orcid.org/0000-0003-4697-6722
http://lattes.cnpq.br/3039095049409337
http://lattes.cnpq.br/2170604362249514
Sarandy, Andrea Barbosa Osorio
http://lattes.cnpq.br/6909409179119225
Müller, Cíntia Beatriz
https://orcid.org/0000-0001-8372-6680
http://lattes.cnpq.br/9130636398171508
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Ingrid Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Promotores/as negros/as
Processos de escolarização
Racismo
Narrativas de vida
subject.br-rjbn
Sociologia
topic Promotores/as negros/as
Processos de escolarização
Racismo
Narrativas de vida
subject.br-rjbn
Sociologia
description This research analyzes the schooling processes of self-declared black state prosecutors for the purpose of identifying singularities that may have contributed to the theis occupation on these disired positions and also analyze cases of racism experienced. Therefore, the methodology listed turned to the production of qualitative data from semi-structured life narrative interviews (BERTAUX, 2010) with 04 self-declared black prosecutors, 02 women and 02 men. operating in the Northeast, South and Southeast regions. In addition to the production of qualitative data, there was an analysis of scientific works that focus on the processes of schooling of black men and women in the field of law, as well as quantitative research, in order to carry out a comparative analysis.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-28
2024-05-30T01:41:52Z
2024-05-30T01:41:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/16930
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/16930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado em Ciências Sociais
Centro de Ciências Humanas e Naturais
UFES
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado em Ciências Sociais
Centro de Ciências Humanas e Naturais
UFES
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1818368041552969728