Escritos narrativos de uma produção desejante com a EMEF EJA Admardo Serafim de Oliveira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemente, Ozilene Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9001
Resumo: What can a youth and adult education as power differ in a country which still fight for access and permanence in school, where there are vulnerable conditions for the exercise of the right to education? Moved by this question, this research aims to analyze the ethics and desiring production flow with teachers, students, management team and researchers from EMEF EJA Admardo Serafim de Oliveira. For this, we combine the concept of Ethics in Spinoza, through the reading of Deleuze and desire in reading Deleuze, Guattari and Rolnik, which aim to discuss with the production of subjectivity in their catch using technologies of scapegoating, segregation and infantilization that subdues and life segments in power relations. Narratives were produced to express the way the School Admardo in their desiring production generates "short circuit" to this logic, in their daily confrontations. Highlighted, the analysis of continuing education as a space of problematizations, questions and struggles that builds crossed by a political-ethical-aesthetic in asserting lives through a process of educating inventive and artistic. Contrary to some educational logic, teachers, students, management team and researchers from School Admardo struggle and resist for public education in the youth and adults modality.
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spelling Yonezawa, Fernando HiromiLouzada, Ana Paula FigueiredoClemente, Ozilene PereiraBarros, Maria Elizabeth Barros deDias, Rosimeri de Oliveira2018-08-01T23:41:13Z2018-08-012018-08-01T23:41:13Z2016-09-30What can a youth and adult education as power differ in a country which still fight for access and permanence in school, where there are vulnerable conditions for the exercise of the right to education? Moved by this question, this research aims to analyze the ethics and desiring production flow with teachers, students, management team and researchers from EMEF EJA Admardo Serafim de Oliveira. For this, we combine the concept of Ethics in Spinoza, through the reading of Deleuze and desire in reading Deleuze, Guattari and Rolnik, which aim to discuss with the production of subjectivity in their catch using technologies of scapegoating, segregation and infantilization that subdues and life segments in power relations. Narratives were produced to express the way the School Admardo in their desiring production generates "short circuit" to this logic, in their daily confrontations. Highlighted, the analysis of continuing education as a space of problematizations, questions and struggles that builds crossed by a political-ethical-aesthetic in asserting lives through a process of educating inventive and artistic. Contrary to some educational logic, teachers, students, management team and researchers from School Admardo struggle and resist for public education in the youth and adults modality.O que pode uma educação de jovens e adultos como potência diferir-se em um país no qual ainda se luta por acesso e permanência na escola, em que se encontram fragilizadas as condições para o exercício dos direitos à escolarização? Movida por esta pergunta, esta pesquisa visa analisar a ética e a produção desejante em fluxo com os professores, estudantes, equipe gestora e pesquisadores da EMEF EJA Admardo Serafim de Oliveira. Para isso, aliamos ao conceito de Ética em Espinosa, por meio da leitura de Deleuze e de desejo na leitura de Deleuze, Guattari e Rolnik, os quais visam problematizar com a produção de subjetividade em suas capturas, utilizando tecnologias da culpabilização, segregação e infantilização, que subjuga e segmenta a vida nas relações de poder. Foram produzidas narrativas que expressam a maneira como a Escola Admardo em sua produção desejante gera curtos-circuitos a essa lógica, em seus enfrentamentos cotidianos. Em destaque, a análise da formação continuada como um espaço de problematizações, indagações e lutas que se constrói atravessado por uma política-ética-estética, no afirmar vidas por meio de um processo de educar inventivo e artístico. Na contramão de certa lógica educativa, professores, estudantes, equipe gestora e pesquisadores da Escola Admardo lutam e resistem pela educação pública na modalidade de jovens e adultos.TextCLEMENTE, Ozilene Pereira. Escritos narrativos de uma produção desejante com a EMEF EJA Admardo Serafim de Oliveira. 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Institucional) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.http://repositorio.ufes.br/handle/10/9001porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Psicologia InstitucionalPrograma de Pós-Graduação em Psicologia InstitucionalUFESBRDesejoÉticaEducação de jovens e adultosSubjetividadePsicologia159.9Escritos narrativos de uma produção desejante com a EMEF EJA Admardo Serafim de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_10360_Ozilene Clemente.pdfapplication/pdf1069180http://repositorio.ufes.br/bitstreams/9e2696fa-78db-4910-b1f7-43eb8d8c4a37/download8b2b60a2fd6fa8055cfbc7f50c88c90bMD5110/90012024-07-02 15:36:35.204oai:repositorio.ufes.br:10/9001http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-11T14:30:11.997605Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
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