FRAMEWORK PARA IMPLANTAÇÃO DE PROCESSOS DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Bruna Raasch
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/16377
Resumo: The effective realization of human resource policies is critical for organizations to succeed. In an educational context, research shows that the recruitment of high quality teachers is directly linked to student performance, so that the quality of the teaching staff is linked to well-conducted human resource policies. However, there is evidence that the hiring process of substitute teachers is not always effective, which has a direct impact on the final activity of the institution, which is quality teaching. Thus, this study aims to propose a framework for the implementation and improvement of the hiring processes of substitute teachers in a Federal Public Teaching Institution. To this end, the theoretical foundation focused on the legislation inherent to the hiring of teachers in the Federal Public Service and on Business Process Management (BPM). As for the methods and procedures, the research had a qualitative approach, developed as an applied and descriptive research, using bibliographic research and action research. The data was collected through focus groups that used the tools Business Model Canvas, SWOT Matrix, Current Reality Tree, SIPOC Matrix, Unified BPM Cycle and Business Process Model and Notation. The research demonstrated the relevance of the standardization of procedures and indicated the main points that negatively impact the process, allowing the optimization of the procedural flow and the instruments used during the hiring process. Thus, the technical-technological product elaborated consists of a framework for hiring substitute teachers at the Federal Institute of Espírito Santo.
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Thus, this study aims to propose a framework for the implementation and improvement of the hiring processes of substitute teachers in a Federal Public Teaching Institution. To this end, the theoretical foundation focused on the legislation inherent to the hiring of teachers in the Federal Public Service and on Business Process Management (BPM). As for the methods and procedures, the research had a qualitative approach, developed as an applied and descriptive research, using bibliographic research and action research. The data was collected through focus groups that used the tools Business Model Canvas, SWOT Matrix, Current Reality Tree, SIPOC Matrix, Unified BPM Cycle and Business Process Model and Notation. The research demonstrated the relevance of the standardization of procedures and indicated the main points that negatively impact the process, allowing the optimization of the procedural flow and the instruments used during the hiring process. Thus, the technical-technological product elaborated consists of a framework for hiring substitute teachers at the Federal Institute of Espírito Santo.A realização eficaz de políticas de recursos humanos é fundamental para que as organizações obtenham sucesso. Em um contexto educacional, pesquisas demonstram que o recrutamento de professores de alta qualidade está diretamente ligado ao rendimento dos alunos, de modo que a qualidade do corpo docente está atrelada a políticas de recursos humanos bem realizadas. Entretanto, há evidências de que os processos de contratação de professores substitutos nem sempre sãoefetivos, impactando diretamente na atividade-fim da instituição, que é o ensino de qualidade. Assim, este estudo tem como objetivo propor um framework para a implantação com melhoria dos processos de contratação de professores substitutos em uma Instituição Pública Federal de Ensino. Para isso, o embasamento teórico concentrou-se na legislação inerente à contratação de professores no Serviço Público Federal e no Gerenciamento de Processos de Negócios (Business Process Management – BPM). Quanto aos métodos e procedimentos, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, desenvolvendo-se como uma pesquisa aplicada e descritiva, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de grupos focais que utilizaram as ferramentas Business Model Canvas, Matriz SWOT, Árvore da Realidade Atual, Matriz SIPOC, Ciclo de BPM Unificado e Business Process Model and Notation. A pesquisa demonstrou a relevância da padronização de procedimentos e indicou os principais pontos que impactam o processo negativamente, permitindo a otimização do fluxo processual e dos instrumentos utilizados durante o processo de contratação. Deste modo, o produto técnico-tecnológico elaborado consiste em um framework para a contratação de professores substitutos no Instituto Federal do Espírito Santo.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/16377porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado Profissional em Gestão PúblicaPrograma de Pós-Graduação em Gestão PúblicaUFESBRCentro de Ciências Jurídicas e Econômicassubject.br-rjbnAdministração PúblicaGestão PúblicaGestão de ProcessosBPMContrataçãoProfessoresFRAMEWORK PARA IMPLANTAÇÃO DE PROCESSOS DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINOtitle.alternativeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALBrunaRaaschSoares-2022-dissertacao.pdf.pdfapplication/pdf2521913http://repositorio.ufes.br/bitstreams/dd8ee47c-99e7-4831-9aab-a0a2563772f6/download2f0f551773b90defc75654422bfe9f99MD5110/163772024-08-19 10:55:40.615oai:repositorio.ufes.br:10/16377http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T18:01:53.978632Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
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