A amizade como produção cultural midiática brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Luciana Teles
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3155
Resumo: Este trabalho investigou relacionamentos de amizade apresentados por produções culturais midiáticas brasileiras de modo a identificar o tratamento que é dado ao tema no contexto dos meios de comunicação de massa do país. Para tanto, foram conduzidos três estudos independentes que guardaram em comum a observação de peças de mídia a partir de pesquisa documental com análise de conteúdo. A amostra foi formada por 1.695 matérias jornalísticas, 212 comerciais televisivos e 24 horas de imagens em vídeo de uma minissérie ficcional. Toda a amostra foi veiculada no cenário brasileiro entre 2008 e 2010. Os resultados apontaram que a amizade foi retratada com certa semelhança com a sua manifestação na vida real, considerando, para essa constatação, a observação de aspectos psicossociais típicos da relação e que são estudados pela ciência. Similaridade, apoio, companheirismo foram fortemente explorados e as dimensões negativas da relação foram registradas com uma espécie de idealização na publicidade e na minissérie. Outros aspectos ligados à amizade que apareceram nos materiais dizem respeito à troca de favores, envolvimento romântico e permutas afetivas. Observou-se que a mídia brasileira apresenta a amizade tanto como uma relação quanto como um sentimento. Embora presente na vida das pessoas como um elemento central, não houve um reconhecimento de tentativas de discutir o significado da amizade pela mídia, indicando que pelo menos no que se refere ao contexto da comunicação, a amizade é uma experiência muito mais vivida do que refletida.
id UFES_229d0523aa7622c6002cadd76bed0af4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/3155
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling A amizade como produção cultural midiática brasileiraAmizadeComunicação de massaMídia digitalImprensaPublicidadeRedes de relações sociaisPsicologia159.9Este trabalho investigou relacionamentos de amizade apresentados por produções culturais midiáticas brasileiras de modo a identificar o tratamento que é dado ao tema no contexto dos meios de comunicação de massa do país. Para tanto, foram conduzidos três estudos independentes que guardaram em comum a observação de peças de mídia a partir de pesquisa documental com análise de conteúdo. A amostra foi formada por 1.695 matérias jornalísticas, 212 comerciais televisivos e 24 horas de imagens em vídeo de uma minissérie ficcional. Toda a amostra foi veiculada no cenário brasileiro entre 2008 e 2010. Os resultados apontaram que a amizade foi retratada com certa semelhança com a sua manifestação na vida real, considerando, para essa constatação, a observação de aspectos psicossociais típicos da relação e que são estudados pela ciência. Similaridade, apoio, companheirismo foram fortemente explorados e as dimensões negativas da relação foram registradas com uma espécie de idealização na publicidade e na minissérie. Outros aspectos ligados à amizade que apareceram nos materiais dizem respeito à troca de favores, envolvimento romântico e permutas afetivas. Observou-se que a mídia brasileira apresenta a amizade tanto como uma relação quanto como um sentimento. Embora presente na vida das pessoas como um elemento central, não houve um reconhecimento de tentativas de discutir o significado da amizade pela mídia, indicando que pelo menos no que se refere ao contexto da comunicação, a amizade é uma experiência muito mais vivida do que refletida.Universidade Federal do Espírito SantoBRDoutorado em PsicologiaUFESPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaGarcia, AgnaldoSchneider, EdgarMiranda, Raquel FerreiraTokumaru, Rosana SuemiMenandro, Paulo Rogério MeiraMoura, Luciana Teles2016-08-29T14:10:44Z2016-07-112016-08-29T14:10:44Z2012-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisTextapplication/pdfMOURA, Luciana Teles. A amizade como produção cultural midiática brasileira. 2012. 218 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2012.http://repositorio.ufes.br/handle/10/3155porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-07-02T15:22:29Zoai:repositorio.ufes.br:10/3155Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-02T15:22:29Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A amizade como produção cultural midiática brasileira
title A amizade como produção cultural midiática brasileira
spellingShingle A amizade como produção cultural midiática brasileira
Moura, Luciana Teles
Amizade
Comunicação de massa
Mídia digital
Imprensa
Publicidade
Redes de relações sociais
Psicologia
159.9
title_short A amizade como produção cultural midiática brasileira
title_full A amizade como produção cultural midiática brasileira
title_fullStr A amizade como produção cultural midiática brasileira
title_full_unstemmed A amizade como produção cultural midiática brasileira
title_sort A amizade como produção cultural midiática brasileira
author Moura, Luciana Teles
author_facet Moura, Luciana Teles
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Agnaldo
Schneider, Edgar
Miranda, Raquel Ferreira
Tokumaru, Rosana Suemi
Menandro, Paulo Rogério Meira
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Luciana Teles
dc.subject.por.fl_str_mv Amizade
Comunicação de massa
Mídia digital
Imprensa
Publicidade
Redes de relações sociais
Psicologia
159.9
topic Amizade
Comunicação de massa
Mídia digital
Imprensa
Publicidade
Redes de relações sociais
Psicologia
159.9
description Este trabalho investigou relacionamentos de amizade apresentados por produções culturais midiáticas brasileiras de modo a identificar o tratamento que é dado ao tema no contexto dos meios de comunicação de massa do país. Para tanto, foram conduzidos três estudos independentes que guardaram em comum a observação de peças de mídia a partir de pesquisa documental com análise de conteúdo. A amostra foi formada por 1.695 matérias jornalísticas, 212 comerciais televisivos e 24 horas de imagens em vídeo de uma minissérie ficcional. Toda a amostra foi veiculada no cenário brasileiro entre 2008 e 2010. Os resultados apontaram que a amizade foi retratada com certa semelhança com a sua manifestação na vida real, considerando, para essa constatação, a observação de aspectos psicossociais típicos da relação e que são estudados pela ciência. Similaridade, apoio, companheirismo foram fortemente explorados e as dimensões negativas da relação foram registradas com uma espécie de idealização na publicidade e na minissérie. Outros aspectos ligados à amizade que apareceram nos materiais dizem respeito à troca de favores, envolvimento romântico e permutas afetivas. Observou-se que a mídia brasileira apresenta a amizade tanto como uma relação quanto como um sentimento. Embora presente na vida das pessoas como um elemento central, não houve um reconhecimento de tentativas de discutir o significado da amizade pela mídia, indicando que pelo menos no que se refere ao contexto da comunicação, a amizade é uma experiência muito mais vivida do que refletida.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-23
2016-08-29T14:10:44Z
2016-07-11
2016-08-29T14:10:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Luciana Teles. A amizade como produção cultural midiática brasileira. 2012. 218 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2012.
http://repositorio.ufes.br/handle/10/3155
identifier_str_mv MOURA, Luciana Teles. A amizade como produção cultural midiática brasileira. 2012. 218 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2012.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/3155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Doutorado em Psicologia
UFES
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Doutorado em Psicologia
UFES
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1818367990666625024