A amizade como produção cultural midiática brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/3155 |
Resumo: | Este trabalho investigou relacionamentos de amizade apresentados por produções culturais midiáticas brasileiras de modo a identificar o tratamento que é dado ao tema no contexto dos meios de comunicação de massa do país. Para tanto, foram conduzidos três estudos independentes que guardaram em comum a observação de peças de mídia a partir de pesquisa documental com análise de conteúdo. A amostra foi formada por 1.695 matérias jornalísticas, 212 comerciais televisivos e 24 horas de imagens em vídeo de uma minissérie ficcional. Toda a amostra foi veiculada no cenário brasileiro entre 2008 e 2010. Os resultados apontaram que a amizade foi retratada com certa semelhança com a sua manifestação na vida real, considerando, para essa constatação, a observação de aspectos psicossociais típicos da relação e que são estudados pela ciência. Similaridade, apoio, companheirismo foram fortemente explorados e as dimensões negativas da relação foram registradas com uma espécie de idealização na publicidade e na minissérie. Outros aspectos ligados à amizade que apareceram nos materiais dizem respeito à troca de favores, envolvimento romântico e permutas afetivas. Observou-se que a mídia brasileira apresenta a amizade tanto como uma relação quanto como um sentimento. Embora presente na vida das pessoas como um elemento central, não houve um reconhecimento de tentativas de discutir o significado da amizade pela mídia, indicando que pelo menos no que se refere ao contexto da comunicação, a amizade é uma experiência muito mais vivida do que refletida. |
id |
UFES_229d0523aa7622c6002cadd76bed0af4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/3155 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
A amizade como produção cultural midiática brasileiraAmizadeComunicação de massaMídia digitalImprensaPublicidadeRedes de relações sociaisPsicologia159.9Este trabalho investigou relacionamentos de amizade apresentados por produções culturais midiáticas brasileiras de modo a identificar o tratamento que é dado ao tema no contexto dos meios de comunicação de massa do país. Para tanto, foram conduzidos três estudos independentes que guardaram em comum a observação de peças de mídia a partir de pesquisa documental com análise de conteúdo. A amostra foi formada por 1.695 matérias jornalísticas, 212 comerciais televisivos e 24 horas de imagens em vídeo de uma minissérie ficcional. Toda a amostra foi veiculada no cenário brasileiro entre 2008 e 2010. Os resultados apontaram que a amizade foi retratada com certa semelhança com a sua manifestação na vida real, considerando, para essa constatação, a observação de aspectos psicossociais típicos da relação e que são estudados pela ciência. Similaridade, apoio, companheirismo foram fortemente explorados e as dimensões negativas da relação foram registradas com uma espécie de idealização na publicidade e na minissérie. Outros aspectos ligados à amizade que apareceram nos materiais dizem respeito à troca de favores, envolvimento romântico e permutas afetivas. Observou-se que a mídia brasileira apresenta a amizade tanto como uma relação quanto como um sentimento. Embora presente na vida das pessoas como um elemento central, não houve um reconhecimento de tentativas de discutir o significado da amizade pela mídia, indicando que pelo menos no que se refere ao contexto da comunicação, a amizade é uma experiência muito mais vivida do que refletida.Universidade Federal do Espírito SantoBRDoutorado em PsicologiaUFESPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaGarcia, AgnaldoSchneider, EdgarMiranda, Raquel FerreiraTokumaru, Rosana SuemiMenandro, Paulo Rogério MeiraMoura, Luciana Teles2016-08-29T14:10:44Z2016-07-112016-08-29T14:10:44Z2012-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisTextapplication/pdfMOURA, Luciana Teles. A amizade como produção cultural midiática brasileira. 2012. 218 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2012.http://repositorio.ufes.br/handle/10/3155porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-07-02T15:22:29Zoai:repositorio.ufes.br:10/3155Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-02T15:22:29Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A amizade como produção cultural midiática brasileira |
title |
A amizade como produção cultural midiática brasileira |
spellingShingle |
A amizade como produção cultural midiática brasileira Moura, Luciana Teles Amizade Comunicação de massa Mídia digital Imprensa Publicidade Redes de relações sociais Psicologia 159.9 |
title_short |
A amizade como produção cultural midiática brasileira |
title_full |
A amizade como produção cultural midiática brasileira |
title_fullStr |
A amizade como produção cultural midiática brasileira |
title_full_unstemmed |
A amizade como produção cultural midiática brasileira |
title_sort |
A amizade como produção cultural midiática brasileira |
author |
Moura, Luciana Teles |
author_facet |
Moura, Luciana Teles |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Agnaldo Schneider, Edgar Miranda, Raquel Ferreira Tokumaru, Rosana Suemi Menandro, Paulo Rogério Meira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Luciana Teles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Amizade Comunicação de massa Mídia digital Imprensa Publicidade Redes de relações sociais Psicologia 159.9 |
topic |
Amizade Comunicação de massa Mídia digital Imprensa Publicidade Redes de relações sociais Psicologia 159.9 |
description |
Este trabalho investigou relacionamentos de amizade apresentados por produções culturais midiáticas brasileiras de modo a identificar o tratamento que é dado ao tema no contexto dos meios de comunicação de massa do país. Para tanto, foram conduzidos três estudos independentes que guardaram em comum a observação de peças de mídia a partir de pesquisa documental com análise de conteúdo. A amostra foi formada por 1.695 matérias jornalísticas, 212 comerciais televisivos e 24 horas de imagens em vídeo de uma minissérie ficcional. Toda a amostra foi veiculada no cenário brasileiro entre 2008 e 2010. Os resultados apontaram que a amizade foi retratada com certa semelhança com a sua manifestação na vida real, considerando, para essa constatação, a observação de aspectos psicossociais típicos da relação e que são estudados pela ciência. Similaridade, apoio, companheirismo foram fortemente explorados e as dimensões negativas da relação foram registradas com uma espécie de idealização na publicidade e na minissérie. Outros aspectos ligados à amizade que apareceram nos materiais dizem respeito à troca de favores, envolvimento romântico e permutas afetivas. Observou-se que a mídia brasileira apresenta a amizade tanto como uma relação quanto como um sentimento. Embora presente na vida das pessoas como um elemento central, não houve um reconhecimento de tentativas de discutir o significado da amizade pela mídia, indicando que pelo menos no que se refere ao contexto da comunicação, a amizade é uma experiência muito mais vivida do que refletida. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-23 2016-08-29T14:10:44Z 2016-07-11 2016-08-29T14:10:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOURA, Luciana Teles. A amizade como produção cultural midiática brasileira. 2012. 218 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2012. http://repositorio.ufes.br/handle/10/3155 |
identifier_str_mv |
MOURA, Luciana Teles. A amizade como produção cultural midiática brasileira. 2012. 218 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2012. |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/3155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo BR Doutorado em Psicologia UFES Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo BR Doutorado em Psicologia UFES Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1818367990666625024 |