“Oficina de conceitos”: uma proposta de ensino de filosofia a partir de Sílvio Gallo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bravin, Ezimar
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/17169
Resumo: Seeking an exciting or at least a more interesting and meaningful way of teaching philosophy. A way that could go beyond a traditional teaching format. Place students as an active part of the learning process and go beyond lectures, where the teacher always repeats an already established way of teaching, without criticizing such a way. Highlight some discrepancies between the expected role of Philosophy, as a curricular component proclaimed in official documents, and the very nature of philosophizing. To present a possibility of teaching Philosophy that is a way out of a higher education and towards a lower education, as pointed out by Gallo (2012). Try to see philosophy as a form of resistance and not just as a repetition of ideas present in the History of Philosophy. Finally, try to build concepts with current high school students. These and other efforts and some critical views are the pillars of this research.
id UFES_2d426794e685624348a8217ecd37a4e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/17169
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling “Oficina de conceitos”: uma proposta de ensino de filosofia a partir de Sílvio Gallotitle.alternativeMetodologia de ensino de filosofiaOficina de conceitosEducação maior e educação menorResistênciasubject.br-rjbnFilosofiaSeeking an exciting or at least a more interesting and meaningful way of teaching philosophy. A way that could go beyond a traditional teaching format. Place students as an active part of the learning process and go beyond lectures, where the teacher always repeats an already established way of teaching, without criticizing such a way. Highlight some discrepancies between the expected role of Philosophy, as a curricular component proclaimed in official documents, and the very nature of philosophizing. To present a possibility of teaching Philosophy that is a way out of a higher education and towards a lower education, as pointed out by Gallo (2012). Try to see philosophy as a form of resistance and not just as a repetition of ideas present in the History of Philosophy. Finally, try to build concepts with current high school students. These and other efforts and some critical views are the pillars of this research.Buscar uma forma empolgante ou pelo menos mais interessante e significativa de se ensinar Filosofia. Forma essa que pudesse ir além de um formato tradicional de lecionar. Colocar os alunos como parte ativa do processo de aprendizagem e seguir além das aulas expositivas, onde o professor sempre repete uma forma já consagrada de ensinar, sem criticar tal forma. Evidenciar alguns descompassos entre o papel esperado da Filosofia, enquanto componente curricular propalado nos documentos oficiais e a própria natureza do filosofar. Apresentar uma possibilidade de ensino de Filosofia que seja caminho para sair de uma educação maior e seguir em direção a uma educação menor, como apontado por Gallo (2012). Tentar enxergar a filosofia como forma de resistência e não apenas como repetição de ideias presentes na História da Filosofia. Por fim, tentar construir conceitos com alunos do atual Ensino Médio. Esses e outros esforços e alguns olhares críticos são os pilares dessa pesquisa.Universidade Federal do Espírito SantoBRMestrado Profissional em FilosofiaCentro de Ciências Humanas e NaturaisUFESPrograma de Mestrado Profissional em FilosofiaBarreira, Marcelo Martinshttps://orcid.org/0000000293673073http://lattes.cnpq.br/0690909917220112https://orcid.org/0009-0000-8760-1711http://lattes.cnpq.br/4226787182546109Salvia, André Luis Lahttps://orcid.org/0000-0002-1111-5052http://lattes.cnpq.br/5840163842088553Nunes, Antonio Vidalhttp://lattes.cnpq.br/5705996516642601Bravin, Ezimar2024-05-30T01:42:37Z2024-05-30T01:42:37Z2023-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTextapplication/pdfhttp://repositorio.ufes.br/handle/10/17169porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-08-12T10:19:22Zoai:repositorio.ufes.br:10/17169Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-08-12T10:19:22Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv “Oficina de conceitos”: uma proposta de ensino de filosofia a partir de Sílvio Gallo
title.alternative
title “Oficina de conceitos”: uma proposta de ensino de filosofia a partir de Sílvio Gallo
spellingShingle “Oficina de conceitos”: uma proposta de ensino de filosofia a partir de Sílvio Gallo
Bravin, Ezimar
Metodologia de ensino de filosofia
Oficina de conceitos
Educação maior e educação menor
Resistência
subject.br-rjbn
Filosofia
title_short “Oficina de conceitos”: uma proposta de ensino de filosofia a partir de Sílvio Gallo
title_full “Oficina de conceitos”: uma proposta de ensino de filosofia a partir de Sílvio Gallo
title_fullStr “Oficina de conceitos”: uma proposta de ensino de filosofia a partir de Sílvio Gallo
title_full_unstemmed “Oficina de conceitos”: uma proposta de ensino de filosofia a partir de Sílvio Gallo
title_sort “Oficina de conceitos”: uma proposta de ensino de filosofia a partir de Sílvio Gallo
author Bravin, Ezimar
author_facet Bravin, Ezimar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreira, Marcelo Martins
https://orcid.org/0000000293673073
http://lattes.cnpq.br/0690909917220112
https://orcid.org/0009-0000-8760-1711
http://lattes.cnpq.br/4226787182546109
Salvia, André Luis La
https://orcid.org/0000-0002-1111-5052
http://lattes.cnpq.br/5840163842088553
Nunes, Antonio Vidal
http://lattes.cnpq.br/5705996516642601
dc.contributor.author.fl_str_mv Bravin, Ezimar
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de ensino de filosofia
Oficina de conceitos
Educação maior e educação menor
Resistência
subject.br-rjbn
Filosofia
topic Metodologia de ensino de filosofia
Oficina de conceitos
Educação maior e educação menor
Resistência
subject.br-rjbn
Filosofia
description Seeking an exciting or at least a more interesting and meaningful way of teaching philosophy. A way that could go beyond a traditional teaching format. Place students as an active part of the learning process and go beyond lectures, where the teacher always repeats an already established way of teaching, without criticizing such a way. Highlight some discrepancies between the expected role of Philosophy, as a curricular component proclaimed in official documents, and the very nature of philosophizing. To present a possibility of teaching Philosophy that is a way out of a higher education and towards a lower education, as pointed out by Gallo (2012). Try to see philosophy as a form of resistance and not just as a repetition of ideas present in the History of Philosophy. Finally, try to build concepts with current high school students. These and other efforts and some critical views are the pillars of this research.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-28
2024-05-30T01:42:37Z
2024-05-30T01:42:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/17169
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/17169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado Profissional em Filosofia
Centro de Ciências Humanas e Naturais
UFES
Programa de Mestrado Profissional em Filosofia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado Profissional em Filosofia
Centro de Ciências Humanas e Naturais
UFES
Programa de Mestrado Profissional em Filosofia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1818368027964473344