O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Timóteo Ricardo Campos de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7520
Resumo: In this research, we will analyze the impact on students' attitude towards their participation in introductory Physics classes, based on the development of Investigative Activities. The research participants, students of the 9th grade of elementary school in a private school, were characterized by the lack of motivation to learn, not only Physics, but in all subjects. In view of this situation, it was sought to develop activities specially built from the perspective of Motivation to Learn. Based on the socio-historical approach proposed by Vygotsky, we systematically analyzed the group's behavior during physics classes, for about four months. In general, it was possible to perceive moments of intense involvement, although interspersed with moments of apathy. In some students, behavioral change was more evident, moving from total disinterest to effective participation. The big challenge is to make these changes permanent, breaking the barrier of comfort.
id UFES_3966dbb84f282fec088d6326329493ea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/7520
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Pereira, Marcia Regina SantanaFarias, Timóteo Ricardo Campos dePereira, Carlos LuisLoyola, Gustavo VialiCristofoleti, Rita de Cassia2018-08-01T22:32:27Z2018-08-012018-08-01T22:32:27Z2018-01-19In this research, we will analyze the impact on students' attitude towards their participation in introductory Physics classes, based on the development of Investigative Activities. The research participants, students of the 9th grade of elementary school in a private school, were characterized by the lack of motivation to learn, not only Physics, but in all subjects. In view of this situation, it was sought to develop activities specially built from the perspective of Motivation to Learn. Based on the socio-historical approach proposed by Vygotsky, we systematically analyzed the group's behavior during physics classes, for about four months. In general, it was possible to perceive moments of intense involvement, although interspersed with moments of apathy. In some students, behavioral change was more evident, moving from total disinterest to effective participation. The big challenge is to make these changes permanent, breaking the barrier of comfort.Nesta pesquisa, analisaremos o impacto provocado na atitude dos estudantes, em relação a sua participação nas aulas introdutórias de Física, a partir do desenvolvimento de Atividades Investigativas. Os participantes da pesquisa, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, caracterizavam-se pela desmotivação em aprender, não apenas Física, mas em todas as disciplinas. Diante deste quadro buscou-se desenvolver atividades especialmente construídas sob a perspectiva da Motivação para Aprender. Baseado na abordagem sócio-histórica proposta por Vygotsky analisamos sistematicamente o comportamento do grupo durante as aulas de física, por cerca de quatro meses. De maneira geral, foi possível perceber momentos de intenso envolvimento, embora intercalados de momentos de apatia. Em alguns alunos a mudança comportamental foi mais evidente, passando de total desinteresse para participação efetiva. O grande desafio é tornar essas mudanças permanentes, rompendo a barreira do comodismo.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/7520porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado Profissional em Ensino de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUFESBRCentro de Ciências ExatasMotivation to learnInvestigative activitiesPhysics teachingMotivação para aprenderAtividades investigativasInvestigação em educaçãoEnsino de físicaFísica - Estudo e ensinoMotivação na educaçãoFísica - PesquisaEnsino de Ciências e Matemática53O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_12010_Dissertação aluno Timóteo Ricardo Campos de Farias20180522-93600.pdfapplication/pdf6633860http://repositorio.ufes.br/bitstreams/4f540afb-73ee-445d-8216-1a7b04855cdf/download2e09294585a9d748d57a899e2557d86fMD5110/75202024-06-30 16:59:54.619oai:repositorio.ufes.br:10/7520http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-11T14:41:35.381184Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física
title O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física
spellingShingle O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física
Farias, Timóteo Ricardo Campos de
Motivation to learn
Investigative activities
Physics teaching
Motivação para aprender
Atividades investigativas
Investigação em educação
Ensino de física
Ensino de Ciências e Matemática
Física - Estudo e ensino
Motivação na educação
Física - Pesquisa
53
title_short O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física
title_full O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física
title_fullStr O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física
title_full_unstemmed O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física
title_sort O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física
author Farias, Timóteo Ricardo Campos de
author_facet Farias, Timóteo Ricardo Campos de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Marcia Regina Santana
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Timóteo Ricardo Campos de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pereira, Carlos Luis
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Loyola, Gustavo Viali
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Cristofoleti, Rita de Cassia
contributor_str_mv Pereira, Marcia Regina Santana
Pereira, Carlos Luis
Loyola, Gustavo Viali
Cristofoleti, Rita de Cassia
dc.subject.eng.fl_str_mv Motivation to learn
Investigative activities
Physics teaching
topic Motivation to learn
Investigative activities
Physics teaching
Motivação para aprender
Atividades investigativas
Investigação em educação
Ensino de física
Ensino de Ciências e Matemática
Física - Estudo e ensino
Motivação na educação
Física - Pesquisa
53
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação para aprender
Atividades investigativas
Investigação em educação
Ensino de física
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ensino de Ciências e Matemática
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Motivação na educação
Física - Pesquisa
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 53
description In this research, we will analyze the impact on students' attitude towards their participation in introductory Physics classes, based on the development of Investigative Activities. The research participants, students of the 9th grade of elementary school in a private school, were characterized by the lack of motivation to learn, not only Physics, but in all subjects. In view of this situation, it was sought to develop activities specially built from the perspective of Motivation to Learn. Based on the socio-historical approach proposed by Vygotsky, we systematically analyzed the group's behavior during physics classes, for about four months. In general, it was possible to perceive moments of intense involvement, although interspersed with moments of apathy. In some students, behavioral change was more evident, moving from total disinterest to effective participation. The big challenge is to make these changes permanent, breaking the barrier of comfort.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-01T22:32:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-01
2018-08-01T22:32:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-01-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/7520
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/7520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Ensino de Física
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Ensino de Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/4f540afb-73ee-445d-8216-1a7b04855cdf/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e09294585a9d748d57a899e2557d86f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022633367699456