O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/7520 |
Resumo: | In this research, we will analyze the impact on students' attitude towards their participation in introductory Physics classes, based on the development of Investigative Activities. The research participants, students of the 9th grade of elementary school in a private school, were characterized by the lack of motivation to learn, not only Physics, but in all subjects. In view of this situation, it was sought to develop activities specially built from the perspective of Motivation to Learn. Based on the socio-historical approach proposed by Vygotsky, we systematically analyzed the group's behavior during physics classes, for about four months. In general, it was possible to perceive moments of intense involvement, although interspersed with moments of apathy. In some students, behavioral change was more evident, moving from total disinterest to effective participation. The big challenge is to make these changes permanent, breaking the barrier of comfort. |
id |
UFES_3966dbb84f282fec088d6326329493ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/7520 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Pereira, Marcia Regina SantanaFarias, Timóteo Ricardo Campos dePereira, Carlos LuisLoyola, Gustavo VialiCristofoleti, Rita de Cassia2018-08-01T22:32:27Z2018-08-012018-08-01T22:32:27Z2018-01-19In this research, we will analyze the impact on students' attitude towards their participation in introductory Physics classes, based on the development of Investigative Activities. The research participants, students of the 9th grade of elementary school in a private school, were characterized by the lack of motivation to learn, not only Physics, but in all subjects. In view of this situation, it was sought to develop activities specially built from the perspective of Motivation to Learn. Based on the socio-historical approach proposed by Vygotsky, we systematically analyzed the group's behavior during physics classes, for about four months. In general, it was possible to perceive moments of intense involvement, although interspersed with moments of apathy. In some students, behavioral change was more evident, moving from total disinterest to effective participation. The big challenge is to make these changes permanent, breaking the barrier of comfort.Nesta pesquisa, analisaremos o impacto provocado na atitude dos estudantes, em relação a sua participação nas aulas introdutórias de Física, a partir do desenvolvimento de Atividades Investigativas. Os participantes da pesquisa, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, caracterizavam-se pela desmotivação em aprender, não apenas Física, mas em todas as disciplinas. Diante deste quadro buscou-se desenvolver atividades especialmente construídas sob a perspectiva da Motivação para Aprender. Baseado na abordagem sócio-histórica proposta por Vygotsky analisamos sistematicamente o comportamento do grupo durante as aulas de física, por cerca de quatro meses. De maneira geral, foi possível perceber momentos de intenso envolvimento, embora intercalados de momentos de apatia. Em alguns alunos a mudança comportamental foi mais evidente, passando de total desinteresse para participação efetiva. O grande desafio é tornar essas mudanças permanentes, rompendo a barreira do comodismo.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/7520porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado Profissional em Ensino de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUFESBRCentro de Ciências ExatasMotivation to learnInvestigative activitiesPhysics teachingMotivação para aprenderAtividades investigativasInvestigação em educaçãoEnsino de físicaFísica - Estudo e ensinoMotivação na educaçãoFísica - PesquisaEnsino de Ciências e Matemática53O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_12010_Dissertação aluno Timóteo Ricardo Campos de Farias20180522-93600.pdfapplication/pdf6633860http://repositorio.ufes.br/bitstreams/4f540afb-73ee-445d-8216-1a7b04855cdf/download2e09294585a9d748d57a899e2557d86fMD5110/75202024-06-30 16:59:54.619oai:repositorio.ufes.br:10/7520http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-11T14:41:35.381184Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física |
title |
O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física |
spellingShingle |
O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física Farias, Timóteo Ricardo Campos de Motivation to learn Investigative activities Physics teaching Motivação para aprender Atividades investigativas Investigação em educação Ensino de física Ensino de Ciências e Matemática Física - Estudo e ensino Motivação na educação Física - Pesquisa 53 |
title_short |
O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física |
title_full |
O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física |
title_fullStr |
O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física |
title_full_unstemmed |
O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física |
title_sort |
O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física |
author |
Farias, Timóteo Ricardo Campos de |
author_facet |
Farias, Timóteo Ricardo Campos de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Marcia Regina Santana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Timóteo Ricardo Campos de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Pereira, Carlos Luis |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Loyola, Gustavo Viali |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Cristofoleti, Rita de Cassia |
contributor_str_mv |
Pereira, Marcia Regina Santana Pereira, Carlos Luis Loyola, Gustavo Viali Cristofoleti, Rita de Cassia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Motivation to learn Investigative activities Physics teaching |
topic |
Motivation to learn Investigative activities Physics teaching Motivação para aprender Atividades investigativas Investigação em educação Ensino de física Ensino de Ciências e Matemática Física - Estudo e ensino Motivação na educação Física - Pesquisa 53 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação para aprender Atividades investigativas Investigação em educação Ensino de física |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Matemática |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
Física - Estudo e ensino Motivação na educação Física - Pesquisa |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
53 |
description |
In this research, we will analyze the impact on students' attitude towards their participation in introductory Physics classes, based on the development of Investigative Activities. The research participants, students of the 9th grade of elementary school in a private school, were characterized by the lack of motivation to learn, not only Physics, but in all subjects. In view of this situation, it was sought to develop activities specially built from the perspective of Motivation to Learn. Based on the socio-historical approach proposed by Vygotsky, we systematically analyzed the group's behavior during physics classes, for about four months. In general, it was possible to perceive moments of intense involvement, although interspersed with moments of apathy. In some students, behavioral change was more evident, moving from total disinterest to effective participation. The big challenge is to make these changes permanent, breaking the barrier of comfort. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-01T22:32:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-01 2018-08-01T22:32:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-01-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/7520 |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/7520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado Profissional em Ensino de Física |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado Profissional em Ensino de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/4f540afb-73ee-445d-8216-1a7b04855cdf/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e09294585a9d748d57a899e2557d86f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022633367699456 |