Merge maps : um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vassoler, Geraldo Angelo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2000
Resumo: Concept maps are graphical representations of knowledge about a given domain often used in pedagogical approaches with the purpose of promoting meaningful learning and to represent and organize a set of meanings in a propositional framework. In this learning process, concept maps can be considered as a means to identify concepts and their meanings, giving rise to knowledge explicitly. However, monitoring of this learning is performed slowly and individually, in which a collective context, one cannot measure knowledge of a class in a given knowledge. This dissertation proposes a focus on the importance of the fusion of concept maps and their implications in monitoring and evaluating the performance of groups in general contexts approach. A computational solution is designed to automatically perform the merger in order to promote a better collective assessment by teachers.
id UFES_3aad896f32082bca5aa65a9119774b35
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/2000
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Merge maps : um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituaisConcept mapsmerging of mapsassessment of LearningWordNetMesclagem de MapasAvaliação da AprendizagemWordnetMapas ConceituaisAprendizagemAvaliação - Banco de dadosCiência da Computação004Concept maps are graphical representations of knowledge about a given domain often used in pedagogical approaches with the purpose of promoting meaningful learning and to represent and organize a set of meanings in a propositional framework. In this learning process, concept maps can be considered as a means to identify concepts and their meanings, giving rise to knowledge explicitly. However, monitoring of this learning is performed slowly and individually, in which a collective context, one cannot measure knowledge of a class in a given knowledge. This dissertation proposes a focus on the importance of the fusion of concept maps and their implications in monitoring and evaluating the performance of groups in general contexts approach. A computational solution is designed to automatically perform the merger in order to promote a better collective assessment by teachers.Mapas Conceituais são representações gráficas do conhecimento acerca de um dado domínio frequentemente utilizadas em abordagens pedagógicas com finalidade de promover aprendizagens significativas e de representar e organizar um conjunto de significados em uma estrutura proposicional. Nesse processo de aprendizagem, os mapas conceituais podem ser considerados como meios para identificar conceitos e seus significados, dando origem ao conhecimento de forma explícita. Porém, o acompanhamento desse aprendizado é realizado de forma lenta e individual, no qual num contexto coletivo, não se pode mensurar o conhecimento de uma turma em um dado conhecimento. Esta dissertação propõe uma abordagem focada na importância da mesclagem de mapas conceituais e suas implicações no acompanhamento e na avaliação de desempenho de turmas em contextos gerais. Uma solução computacional foi desenvolvida para realizar automaticamente a mesclagem, a fim de promover uma melhor avaliação coletiva por parte dos docentes.Universidade Federal do Espírito SantoBRMestrado em InformáticaCentro TecnológicoUFESPrograma de Pós-Graduação em InformáticaCury, DavidsonTavares, Orivaldo de LiraMenezes, Crediné Silva deGava, Tânia Barbosa SallesVassoler, Geraldo Angelo2016-07-01T13:52:40Z2016-07-03T06:00:04Z2014-09-042014-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTextapplication/pdfVASSOLER, Geraldo Angelo. Merge maps: um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais. 2014. 89 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2014.http://repositorio.ufes.br/handle/10/2000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-07-17T17:00:48Zoai:repositorio.ufes.br:10/2000Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-17T17:00:48Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Merge maps : um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais
title Merge maps : um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais
spellingShingle Merge maps : um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais
Vassoler, Geraldo Angelo
Concept maps
merging of maps
assessment of Learning
WordNet
Mesclagem de Mapas
Avaliação da Aprendizagem
Wordnet
Mapas Conceituais
Aprendizagem
Avaliação - Banco de dados
Ciência da Computação
004
title_short Merge maps : um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais
title_full Merge maps : um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais
title_fullStr Merge maps : um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais
title_full_unstemmed Merge maps : um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais
title_sort Merge maps : um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais
author Vassoler, Geraldo Angelo
author_facet Vassoler, Geraldo Angelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cury, Davidson
Tavares, Orivaldo de Lira
Menezes, Crediné Silva de
Gava, Tânia Barbosa Salles
dc.contributor.author.fl_str_mv Vassoler, Geraldo Angelo
dc.subject.por.fl_str_mv Concept maps
merging of maps
assessment of Learning
WordNet
Mesclagem de Mapas
Avaliação da Aprendizagem
Wordnet
Mapas Conceituais
Aprendizagem
Avaliação - Banco de dados
Ciência da Computação
004
topic Concept maps
merging of maps
assessment of Learning
WordNet
Mesclagem de Mapas
Avaliação da Aprendizagem
Wordnet
Mapas Conceituais
Aprendizagem
Avaliação - Banco de dados
Ciência da Computação
004
description Concept maps are graphical representations of knowledge about a given domain often used in pedagogical approaches with the purpose of promoting meaningful learning and to represent and organize a set of meanings in a propositional framework. In this learning process, concept maps can be considered as a means to identify concepts and their meanings, giving rise to knowledge explicitly. However, monitoring of this learning is performed slowly and individually, in which a collective context, one cannot measure knowledge of a class in a given knowledge. This dissertation proposes a focus on the importance of the fusion of concept maps and their implications in monitoring and evaluating the performance of groups in general contexts approach. A computational solution is designed to automatically perform the merger in order to promote a better collective assessment by teachers.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-04
2014-09-04
2016-07-01T13:52:40Z
2016-07-03T06:00:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VASSOLER, Geraldo Angelo. Merge maps: um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais. 2014. 89 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2014.
http://repositorio.ufes.br/handle/10/2000
identifier_str_mv VASSOLER, Geraldo Angelo. Merge maps: um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais. 2014. 89 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2014.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/2000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado em Informática
Centro Tecnológico
UFES
Programa de Pós-Graduação em Informática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado em Informática
Centro Tecnológico
UFES
Programa de Pós-Graduação em Informática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1818368011369709568