Merge maps : um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/2000 |
Resumo: | Concept maps are graphical representations of knowledge about a given domain often used in pedagogical approaches with the purpose of promoting meaningful learning and to represent and organize a set of meanings in a propositional framework. In this learning process, concept maps can be considered as a means to identify concepts and their meanings, giving rise to knowledge explicitly. However, monitoring of this learning is performed slowly and individually, in which a collective context, one cannot measure knowledge of a class in a given knowledge. This dissertation proposes a focus on the importance of the fusion of concept maps and their implications in monitoring and evaluating the performance of groups in general contexts approach. A computational solution is designed to automatically perform the merger in order to promote a better collective assessment by teachers. |
id |
UFES_3aad896f32082bca5aa65a9119774b35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/2000 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Merge maps : um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituaisConcept mapsmerging of mapsassessment of LearningWordNetMesclagem de MapasAvaliação da AprendizagemWordnetMapas ConceituaisAprendizagemAvaliação - Banco de dadosCiência da Computação004Concept maps are graphical representations of knowledge about a given domain often used in pedagogical approaches with the purpose of promoting meaningful learning and to represent and organize a set of meanings in a propositional framework. In this learning process, concept maps can be considered as a means to identify concepts and their meanings, giving rise to knowledge explicitly. However, monitoring of this learning is performed slowly and individually, in which a collective context, one cannot measure knowledge of a class in a given knowledge. This dissertation proposes a focus on the importance of the fusion of concept maps and their implications in monitoring and evaluating the performance of groups in general contexts approach. A computational solution is designed to automatically perform the merger in order to promote a better collective assessment by teachers.Mapas Conceituais são representações gráficas do conhecimento acerca de um dado domínio frequentemente utilizadas em abordagens pedagógicas com finalidade de promover aprendizagens significativas e de representar e organizar um conjunto de significados em uma estrutura proposicional. Nesse processo de aprendizagem, os mapas conceituais podem ser considerados como meios para identificar conceitos e seus significados, dando origem ao conhecimento de forma explícita. Porém, o acompanhamento desse aprendizado é realizado de forma lenta e individual, no qual num contexto coletivo, não se pode mensurar o conhecimento de uma turma em um dado conhecimento. Esta dissertação propõe uma abordagem focada na importância da mesclagem de mapas conceituais e suas implicações no acompanhamento e na avaliação de desempenho de turmas em contextos gerais. Uma solução computacional foi desenvolvida para realizar automaticamente a mesclagem, a fim de promover uma melhor avaliação coletiva por parte dos docentes.Universidade Federal do Espírito SantoBRMestrado em InformáticaCentro TecnológicoUFESPrograma de Pós-Graduação em InformáticaCury, DavidsonTavares, Orivaldo de LiraMenezes, Crediné Silva deGava, Tânia Barbosa SallesVassoler, Geraldo Angelo2016-07-01T13:52:40Z2016-07-03T06:00:04Z2014-09-042014-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTextapplication/pdfVASSOLER, Geraldo Angelo. Merge maps: um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais. 2014. 89 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2014.http://repositorio.ufes.br/handle/10/2000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-07-17T17:00:48Zoai:repositorio.ufes.br:10/2000Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-17T17:00:48Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Merge maps : um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais |
title |
Merge maps : um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais |
spellingShingle |
Merge maps : um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais Vassoler, Geraldo Angelo Concept maps merging of maps assessment of Learning WordNet Mesclagem de Mapas Avaliação da Aprendizagem Wordnet Mapas Conceituais Aprendizagem Avaliação - Banco de dados Ciência da Computação 004 |
title_short |
Merge maps : um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais |
title_full |
Merge maps : um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais |
title_fullStr |
Merge maps : um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais |
title_full_unstemmed |
Merge maps : um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais |
title_sort |
Merge maps : um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais |
author |
Vassoler, Geraldo Angelo |
author_facet |
Vassoler, Geraldo Angelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cury, Davidson Tavares, Orivaldo de Lira Menezes, Crediné Silva de Gava, Tânia Barbosa Salles |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vassoler, Geraldo Angelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concept maps merging of maps assessment of Learning WordNet Mesclagem de Mapas Avaliação da Aprendizagem Wordnet Mapas Conceituais Aprendizagem Avaliação - Banco de dados Ciência da Computação 004 |
topic |
Concept maps merging of maps assessment of Learning WordNet Mesclagem de Mapas Avaliação da Aprendizagem Wordnet Mapas Conceituais Aprendizagem Avaliação - Banco de dados Ciência da Computação 004 |
description |
Concept maps are graphical representations of knowledge about a given domain often used in pedagogical approaches with the purpose of promoting meaningful learning and to represent and organize a set of meanings in a propositional framework. In this learning process, concept maps can be considered as a means to identify concepts and their meanings, giving rise to knowledge explicitly. However, monitoring of this learning is performed slowly and individually, in which a collective context, one cannot measure knowledge of a class in a given knowledge. This dissertation proposes a focus on the importance of the fusion of concept maps and their implications in monitoring and evaluating the performance of groups in general contexts approach. A computational solution is designed to automatically perform the merger in order to promote a better collective assessment by teachers. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-04 2014-09-04 2016-07-01T13:52:40Z 2016-07-03T06:00:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VASSOLER, Geraldo Angelo. Merge maps: um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais. 2014. 89 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2014. http://repositorio.ufes.br/handle/10/2000 |
identifier_str_mv |
VASSOLER, Geraldo Angelo. Merge maps: um mecanismo computacional para mesclagem de mapas conceituais. 2014. 89 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2014. |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/2000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo BR Mestrado em Informática Centro Tecnológico UFES Programa de Pós-Graduação em Informática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo BR Mestrado em Informática Centro Tecnológico UFES Programa de Pós-Graduação em Informática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1818368011369709568 |