Da imagem das mãos ao corpo sem órgãos: um olhar sobre a personagem Paulo Honório do romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/9179 |
Resumo: | The corpus for this thesis was the second novel by Graciliano Ramos, S. Bernardo. Published in 1934, the narrative is made up of accounts by the character-writer Paulo Honório, the focus of this study. The objective was to point out how the character becomes a body free from interpretation and judgment though molded by body organizing modes of life, i.e., a body without organs – unblocked by dominating hierarchical organizations; transcendences organized to draw useful labour from individuals. In short, a new body that results from a world of pure difference in Deleuze&Guattari‘s terms. In this perspective, the critical analysis focused on the relationship between Paulo Honório and the other characters – especially with Madalena, his wife – and also between him and literary art. Inthe light of the theoretical frameworks by Jacques Lacan, Sigmund Freud, Gilles Deleuzeand Felix Guattari, among others, including critics of Graciliano Ramos, the organized body of the protagonist – marked by the sociopolitical economic context – was analyzed in view of the unveiling oddity of this body – starting with hands – that is remade into a new body, powerful to affect and be affected – without organs – transgressor of modes of life, denouncer of models, standards and norms ingrained in an organic organization of bodies. |
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Soares, Luis EustáquioSandrini, Elizabete Gerlândia CaronTrefzger, Fabíola Simão PadilhaAzevedo Filho, Deneval Siqueira deCorreia, Alda Maria JesusChiaretto, Marcelo2018-08-01T23:43:19Z2018-08-012018-08-01T23:43:19Z2017-09-28The corpus for this thesis was the second novel by Graciliano Ramos, S. Bernardo. Published in 1934, the narrative is made up of accounts by the character-writer Paulo Honório, the focus of this study. The objective was to point out how the character becomes a body free from interpretation and judgment though molded by body organizing modes of life, i.e., a body without organs – unblocked by dominating hierarchical organizations; transcendences organized to draw useful labour from individuals. In short, a new body that results from a world of pure difference in Deleuze&Guattari‘s terms. In this perspective, the critical analysis focused on the relationship between Paulo Honório and the other characters – especially with Madalena, his wife – and also between him and literary art. Inthe light of the theoretical frameworks by Jacques Lacan, Sigmund Freud, Gilles Deleuzeand Felix Guattari, among others, including critics of Graciliano Ramos, the organized body of the protagonist – marked by the sociopolitical economic context – was analyzed in view of the unveiling oddity of this body – starting with hands – that is remade into a new body, powerful to affect and be affected – without organs – transgressor of modes of life, denouncer of models, standards and norms ingrained in an organic organization of bodies.O corpus de investigação para efetivação desta tese foi o segundo romance de Graciliano Ramos, S. Bernardo. Publicado na primeira metade do século passado, especificamente no ano de 1934, a narrativa constitui-se por relatos da personagem-escritora Paulo Honório, objeto deste estudo. Este teve por objetivo evidenciar como a personagem, moldada a modos de vida organizadores de corpos, torna-se um corpo liberto da interpretação e do juízo, ou seja, um corpo sem órgãos (CsO) corpo desobstruído das organizações dominantes e hierarquizadas, transcendências organizadas para extrair trabalho útil dos indivíduos. Em suma, um novo corpo que, perante o sistema que o governa, ao modo deleuze-guattariano, deriva de um mundo da pura diferença. Abrigada por esse pensar, a reflexão crítico-analítica realizada voltou-se para as relações entre Paulo Honório e as demais personagens principalmente entre ele e Madalena, sua esposa e também entre ele e a arte literária. Assim, à luz dos aportes teóricos de Jacques Lacan, de Sigmund Freud, de Gilles Deleuze e de Felix Guattari, dentre outros, inclusive críticos literários de Graciliano Ramos, o corpo organizado do protagonista vincado pelo meio sócio-político-econômico pôde ser pensado e/ou interpretado em função dessa história desveladora da estranheza desse corpo a começar pelas mãos que, em estilhaço, se refaz num novo corpo, com poder de afetar e ser afetado, o sem órgãos transgressor de modos de vida, denunciador de modelos, padrões e normas arraigadas a uma organização orgânica de corpos. Palavras-chave: Paulo Honório. Mãos. Corpo organizado. Literatura. Corpo sem órgãos.TextSANDRINI, Elizabete Gerlândia Caron. Da imagem das mãos ao corpo sem órgãos: um olhar sobre a personagem Paulo Honório do romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos. 2017. 351 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2017.http://repositorio.ufes.br/handle/10/9179porUniversidade Federal do Espírito SantoDoutorado em LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFESBRHandsOrganized bodyLiteratureBody withouth organsPaulo HonórioMãosCorpo organizadoLiteraturaCorpo sem órgãosRamos, Graciliano, 1892-1953. São Bernardo – Crítica e interpretaçãoHonório, Paulo (Personagem fictício)Literatura e sociedadeAlteridadeLetras82Da imagem das mãos ao corpo sem órgãos: um olhar sobre a personagem Paulo Honório do romance S. Bernardo, de Graciliano Ramosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALElizabeteGerlândiaCaronSandrini-2017-trabalho.pdfapplication/pdf2338805http://repositorio.ufes.br/bitstreams/a5d3fc24-d1b0-46ad-86b3-f3a8ee51ac79/download8a62b95b7bcde2563c661bfd7c08bd83MD5110/91792024-07-02 14:58:40.457oai:repositorio.ufes.br:10/9179http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-11T14:40:55.482361Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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