Da imagem das mãos ao corpo sem órgãos: um olhar sobre a personagem Paulo Honório do romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandrini, Elizabete Gerlândia Caron
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9179
Resumo: The corpus for this thesis was the second novel by Graciliano Ramos, S. Bernardo. Published in 1934, the narrative is made up of accounts by the character-writer Paulo Honório, the focus of this study. The objective was to point out how the character becomes a body free from interpretation and judgment though molded by body organizing modes of life, i.e., a body without organs – unblocked by dominating hierarchical organizations; transcendences organized to draw useful labour from individuals. In short, a new body that results from a world of pure difference in Deleuze&Guattari‘s terms. In this perspective, the critical analysis focused on the relationship between Paulo Honório and the other characters – especially with Madalena, his wife – and also between him and literary art. Inthe light of the theoretical frameworks by Jacques Lacan, Sigmund Freud, Gilles Deleuzeand Felix Guattari, among others, including critics of Graciliano Ramos, the organized body of the protagonist – marked by the sociopolitical economic context – was analyzed in view of the unveiling oddity of this body – starting with hands – that is remade into a new body, powerful to affect and be affected – without organs – transgressor of modes of life, denouncer of models, standards and norms ingrained in an organic organization of bodies.
id UFES_432038c39fd883b503c6dc2728238301
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/9179
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Soares, Luis EustáquioSandrini, Elizabete Gerlândia CaronTrefzger, Fabíola Simão PadilhaAzevedo Filho, Deneval Siqueira deCorreia, Alda Maria JesusChiaretto, Marcelo2018-08-01T23:43:19Z2018-08-012018-08-01T23:43:19Z2017-09-28The corpus for this thesis was the second novel by Graciliano Ramos, S. Bernardo. Published in 1934, the narrative is made up of accounts by the character-writer Paulo Honório, the focus of this study. The objective was to point out how the character becomes a body free from interpretation and judgment though molded by body organizing modes of life, i.e., a body without organs – unblocked by dominating hierarchical organizations; transcendences organized to draw useful labour from individuals. In short, a new body that results from a world of pure difference in Deleuze&Guattari‘s terms. In this perspective, the critical analysis focused on the relationship between Paulo Honório and the other characters – especially with Madalena, his wife – and also between him and literary art. Inthe light of the theoretical frameworks by Jacques Lacan, Sigmund Freud, Gilles Deleuzeand Felix Guattari, among others, including critics of Graciliano Ramos, the organized body of the protagonist – marked by the sociopolitical economic context – was analyzed in view of the unveiling oddity of this body – starting with hands – that is remade into a new body, powerful to affect and be affected – without organs – transgressor of modes of life, denouncer of models, standards and norms ingrained in an organic organization of bodies.O corpus de investigação para efetivação desta tese foi o segundo romance de Graciliano Ramos, S. Bernardo. Publicado na primeira metade do século passado, especificamente no ano de 1934, a narrativa constitui-se por relatos da personagem-escritora Paulo Honório, objeto deste estudo. Este teve por objetivo evidenciar como a personagem, moldada a modos de vida organizadores de corpos, torna-se um corpo liberto da interpretação e do juízo, ou seja, um corpo sem órgãos (CsO) corpo desobstruído das organizações dominantes e hierarquizadas, transcendências organizadas para extrair trabalho útil dos indivíduos. Em suma, um novo corpo que, perante o sistema que o governa, ao modo deleuze-guattariano, deriva de um mundo da pura diferença. Abrigada por esse pensar, a reflexão crítico-analítica realizada voltou-se para as relações entre Paulo Honório e as demais personagens principalmente entre ele e Madalena, sua esposa e também entre ele e a arte literária. Assim, à luz dos aportes teóricos de Jacques Lacan, de Sigmund Freud, de Gilles Deleuze e de Felix Guattari, dentre outros, inclusive críticos literários de Graciliano Ramos, o corpo organizado do protagonista vincado pelo meio sócio-político-econômico pôde ser pensado e/ou interpretado em função dessa história desveladora da estranheza desse corpo a começar pelas mãos que, em estilhaço, se refaz num novo corpo, com poder de afetar e ser afetado, o sem órgãos transgressor de modos de vida, denunciador de modelos, padrões e normas arraigadas a uma organização orgânica de corpos. Palavras-chave: Paulo Honório. Mãos. Corpo organizado. Literatura. Corpo sem órgãos.TextSANDRINI, Elizabete Gerlândia Caron. Da imagem das mãos ao corpo sem órgãos: um olhar sobre a personagem Paulo Honório do romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos. 2017. 351 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2017.http://repositorio.ufes.br/handle/10/9179porUniversidade Federal do Espírito SantoDoutorado em LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFESBRHandsOrganized bodyLiteratureBody withouth organsPaulo HonórioMãosCorpo organizadoLiteraturaCorpo sem órgãosRamos, Graciliano, 1892-1953. São Bernardo – Crítica e interpretaçãoHonório, Paulo (Personagem fictício)Literatura e sociedadeAlteridadeLetras82Da imagem das mãos ao corpo sem órgãos: um olhar sobre a personagem Paulo Honório do romance S. Bernardo, de Graciliano Ramosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALElizabeteGerlândiaCaronSandrini-2017-trabalho.pdfapplication/pdf2338805http://repositorio.ufes.br/bitstreams/a5d3fc24-d1b0-46ad-86b3-f3a8ee51ac79/download8a62b95b7bcde2563c661bfd7c08bd83MD5110/91792024-07-02 14:58:40.457oai:repositorio.ufes.br:10/9179http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-02T14:58:40Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Da imagem das mãos ao corpo sem órgãos: um olhar sobre a personagem Paulo Honório do romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos
title Da imagem das mãos ao corpo sem órgãos: um olhar sobre a personagem Paulo Honório do romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos
spellingShingle Da imagem das mãos ao corpo sem órgãos: um olhar sobre a personagem Paulo Honório do romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos
Sandrini, Elizabete Gerlândia Caron
Hands
Organized body
Literature
Body withouth organs
Paulo Honório
Mãos
Corpo organizado
Literatura
Corpo sem órgãos
Letras
Ramos, Graciliano, 1892-1953. São Bernardo – Crítica e interpretação
Honório, Paulo (Personagem fictício)
Literatura e sociedade
Alteridade
82
title_short Da imagem das mãos ao corpo sem órgãos: um olhar sobre a personagem Paulo Honório do romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos
title_full Da imagem das mãos ao corpo sem órgãos: um olhar sobre a personagem Paulo Honório do romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos
title_fullStr Da imagem das mãos ao corpo sem órgãos: um olhar sobre a personagem Paulo Honório do romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos
title_full_unstemmed Da imagem das mãos ao corpo sem órgãos: um olhar sobre a personagem Paulo Honório do romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos
title_sort Da imagem das mãos ao corpo sem órgãos: um olhar sobre a personagem Paulo Honório do romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos
author Sandrini, Elizabete Gerlândia Caron
author_facet Sandrini, Elizabete Gerlândia Caron
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Luis Eustáquio
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandrini, Elizabete Gerlândia Caron
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Trefzger, Fabíola Simão Padilha
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Azevedo Filho, Deneval Siqueira de
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Correia, Alda Maria Jesus
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Chiaretto, Marcelo
contributor_str_mv Soares, Luis Eustáquio
Trefzger, Fabíola Simão Padilha
Azevedo Filho, Deneval Siqueira de
Correia, Alda Maria Jesus
Chiaretto, Marcelo
dc.subject.eng.fl_str_mv Hands
Organized body
Literature
Body withouth organs
topic Hands
Organized body
Literature
Body withouth organs
Paulo Honório
Mãos
Corpo organizado
Literatura
Corpo sem órgãos
Letras
Ramos, Graciliano, 1892-1953. São Bernardo – Crítica e interpretação
Honório, Paulo (Personagem fictício)
Literatura e sociedade
Alteridade
82
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Honório
Mãos
Corpo organizado
Literatura
Corpo sem órgãos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Ramos, Graciliano, 1892-1953. São Bernardo – Crítica e interpretação
Honório, Paulo (Personagem fictício)
Literatura e sociedade
Alteridade
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 82
description The corpus for this thesis was the second novel by Graciliano Ramos, S. Bernardo. Published in 1934, the narrative is made up of accounts by the character-writer Paulo Honório, the focus of this study. The objective was to point out how the character becomes a body free from interpretation and judgment though molded by body organizing modes of life, i.e., a body without organs – unblocked by dominating hierarchical organizations; transcendences organized to draw useful labour from individuals. In short, a new body that results from a world of pure difference in Deleuze&Guattari‘s terms. In this perspective, the critical analysis focused on the relationship between Paulo Honório and the other characters – especially with Madalena, his wife – and also between him and literary art. Inthe light of the theoretical frameworks by Jacques Lacan, Sigmund Freud, Gilles Deleuzeand Felix Guattari, among others, including critics of Graciliano Ramos, the organized body of the protagonist – marked by the sociopolitical economic context – was analyzed in view of the unveiling oddity of this body – starting with hands – that is remade into a new body, powerful to affect and be affected – without organs – transgressor of modes of life, denouncer of models, standards and norms ingrained in an organic organization of bodies.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-01T23:43:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-01
2018-08-01T23:43:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANDRINI, Elizabete Gerlândia Caron. Da imagem das mãos ao corpo sem órgãos: um olhar sobre a personagem Paulo Honório do romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos. 2017. 351 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/9179
identifier_str_mv SANDRINI, Elizabete Gerlândia Caron. Da imagem das mãos ao corpo sem órgãos: um olhar sobre a personagem Paulo Honório do romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos. 2017. 351 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2017.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/9179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Doutorado em Letras
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Doutorado em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/a5d3fc24-d1b0-46ad-86b3-f3a8ee51ac79/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a62b95b7bcde2563c661bfd7c08bd83
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804309211954282496