Avaliação de desempenho dos servidores administrativos: um instrumento de gestão?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/10630 |
Resumo: | Este trabalho abordou algumas questões em torno da Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação do Ifes – campus de Alegre, tendo o objetivo de verificar se os resultados do Programa de Avaliação de Desempenho contribuem com a atividade de gestores e servidores administrativos do Ifes – campus de Alegre. Esta pesquisa observou criticamente o entendimento entre os envolvidos no processo avaliativo quanto à sua influência segundo os resultados obtidos. Buscou-se destacar como a Avaliação de Desempenho é utilizada nas organizações e, principalmente, na administração pública federal. Para bem fundamentar as análises, pesquisaram-se alguns atos institucionais e administrativos (leis, decretos, resoluções e etc.) sobre o tema. Para a pesquisa, também contou-se com a participação de chefias imediatas que estavam atualmente exercendo esta função e, ainda, servidores técnico-administrativos em educação que listaram e classificaram os servidores das classes A, B, C, D e E. Trata-se de estudo qualitativo referente ao processo de Avaliação de Desempenho utilizado no Ifes – campus de Alegre e, para isso, foi aplicado um questionário com a intenção de produzir dados empíricos de como é realizado o processo avaliativo de pessoal. Percebe-se que a Avaliação de Desempenho utilizada atualmente no campus é um modelo em 360° e impresso, ou seja, envolve um questionário para preenchimento com as seguintes avaliações: “autoavaliação”, “heteroavaliação” e “chefia imediata”. Após a análise dos resultados verificou-se a necessidade de um novo modelo de Avaliação de Desempenho. Sugeriu-se o MODELO ALFA como melhor alternativa, pautado destacadamente na liberdade avaliativa e no feedback. |
id |
UFES_486273fa92327bf8920f04b553bb81ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/10630 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Andrade, Wendel Sandro de PaulaCosta, Robson Santos daNogueira, Magda AparecidaVianna, Ulysses Rodrigues2018-12-20T13:30:35Z2018-12-202018-12-20T13:30:35Z2018-09-25Este trabalho abordou algumas questões em torno da Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação do Ifes – campus de Alegre, tendo o objetivo de verificar se os resultados do Programa de Avaliação de Desempenho contribuem com a atividade de gestores e servidores administrativos do Ifes – campus de Alegre. Esta pesquisa observou criticamente o entendimento entre os envolvidos no processo avaliativo quanto à sua influência segundo os resultados obtidos. Buscou-se destacar como a Avaliação de Desempenho é utilizada nas organizações e, principalmente, na administração pública federal. Para bem fundamentar as análises, pesquisaram-se alguns atos institucionais e administrativos (leis, decretos, resoluções e etc.) sobre o tema. Para a pesquisa, também contou-se com a participação de chefias imediatas que estavam atualmente exercendo esta função e, ainda, servidores técnico-administrativos em educação que listaram e classificaram os servidores das classes A, B, C, D e E. Trata-se de estudo qualitativo referente ao processo de Avaliação de Desempenho utilizado no Ifes – campus de Alegre e, para isso, foi aplicado um questionário com a intenção de produzir dados empíricos de como é realizado o processo avaliativo de pessoal. Percebe-se que a Avaliação de Desempenho utilizada atualmente no campus é um modelo em 360° e impresso, ou seja, envolve um questionário para preenchimento com as seguintes avaliações: “autoavaliação”, “heteroavaliação” e “chefia imediata”. Após a análise dos resultados verificou-se a necessidade de um novo modelo de Avaliação de Desempenho. Sugeriu-se o MODELO ALFA como melhor alternativa, pautado destacadamente na liberdade avaliativa e no feedback.Este trabalho abordou algumas questões em torno da Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação do Ifes campus de Alegre, tendo o objetivo de verificar se os resultados do Programa de Avaliação de Desempenho contribuem com a atividade de gestores e servidores administrativos do Ifes campus de Alegre. Esta pesquisa observou criticamente o entendimento entre os envolvidos no processo avaliativo quanto à sua influência segundo os resultados obtidos. Buscou-se destacar como a Avaliação de Desempenho é utilizada nas organizações e, principalmente, na administração pública federal. Para bem fundamentar as análises, pesquisaram-se alguns atos institucionais e administrativos (leis, decretos, resoluções e etc.) sobre o tema. Para a pesquisa, também contou-se com a participação de chefias imediatas que estavam atualmente exercendo esta função e, ainda, servidores técnico-administrativos em educação que listaram e classificaram os servidores das classes A, B, C, D e E. Trata-se de estudo qualitativo referente ao processo de Avaliação de Desempenho utilizado no Ifes campus de Alegre e, para isso, foi aplicado um questionário com a intenção de produzir dados empíricos de como é realizado o processo avaliativo de pessoal. Percebe-se que a Avaliação de Desempenho utilizada atualmente no campus é um modelo em 360° e impresso, ou seja, envolve um questionário para preenchimento com as seguintes avaliações: autoavaliação, heteroavaliação e chefia imediata. Após a análise dos resultados verificou-se a necessidade de um novo modelo de Avaliação de Desempenho. Sugeriu-se o MODELO ALFA como melhor alternativa, pautado destacadamente na liberdade avaliativa e no feedback.TextCOSTA, Robson Santos da, Avaliação de Desempenho dos Servidores Administrativos: um Instrumento de Gestão? 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitoria, 2018.http://repositorio.ufes.br/handle/10/10630porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado Profissional em Gestão PúblicaPrograma de Pós-Graduação em Gestão PúblicaUFESBRCentro de Ciências Jurídicas e EconômicasServers.Immediate bosses.Public administration.Chefias imediatas.Servidores públicos.Pessoal - Avaliação.Administração pública.Administração Pública35Avaliação de desempenho dos servidores administrativos: um instrumento de gestão?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_11555_DISSERTAÇÃO ROBSON PÓS-BANCA FINAL (3)-converted.pdfapplication/pdf1090569http://repositorio.ufes.br/bitstreams/d76194c7-6317-484d-8780-59e19b986f2e/downloadf914f48dc98b0651903b6355703d7383MD51TEXTtese_11555_DISSERTAÇÃO ROBSON PÓS-BANCA FINAL (3)-converted.pdf.txttese_11555_DISSERTAÇÃO ROBSON PÓS-BANCA FINAL (3)-converted.pdf.txtExtracted texttext/plain165688http://repositorio.ufes.br/bitstreams/bb1b0da2-487f-4716-92f9-52e514251407/downloada99e9276e9869f2e4c88acae56bd737aMD5210/106302024-07-02 21:47:14.391oai:repositorio.ufes.br:10/10630http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-11T14:32:11.577459Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de desempenho dos servidores administrativos: um instrumento de gestão? |
title |
Avaliação de desempenho dos servidores administrativos: um instrumento de gestão? |
spellingShingle |
Avaliação de desempenho dos servidores administrativos: um instrumento de gestão? Costa, Robson Santos da Servers. Immediate bosses. Public administration. Chefias imediatas. Administração Pública Servidores públicos. Pessoal - Avaliação. Administração pública. 35 |
title_short |
Avaliação de desempenho dos servidores administrativos: um instrumento de gestão? |
title_full |
Avaliação de desempenho dos servidores administrativos: um instrumento de gestão? |
title_fullStr |
Avaliação de desempenho dos servidores administrativos: um instrumento de gestão? |
title_full_unstemmed |
Avaliação de desempenho dos servidores administrativos: um instrumento de gestão? |
title_sort |
Avaliação de desempenho dos servidores administrativos: um instrumento de gestão? |
author |
Costa, Robson Santos da |
author_facet |
Costa, Robson Santos da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Wendel Sandro de Paula |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Robson Santos da |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Nogueira, Magda Aparecida |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Vianna, Ulysses Rodrigues |
contributor_str_mv |
Andrade, Wendel Sandro de Paula Nogueira, Magda Aparecida Vianna, Ulysses Rodrigues |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Servers. Immediate bosses. Public administration. |
topic |
Servers. Immediate bosses. Public administration. Chefias imediatas. Administração Pública Servidores públicos. Pessoal - Avaliação. Administração pública. 35 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chefias imediatas. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Administração Pública |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
Servidores públicos. Pessoal - Avaliação. Administração pública. |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
35 |
description |
Este trabalho abordou algumas questões em torno da Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação do Ifes – campus de Alegre, tendo o objetivo de verificar se os resultados do Programa de Avaliação de Desempenho contribuem com a atividade de gestores e servidores administrativos do Ifes – campus de Alegre. Esta pesquisa observou criticamente o entendimento entre os envolvidos no processo avaliativo quanto à sua influência segundo os resultados obtidos. Buscou-se destacar como a Avaliação de Desempenho é utilizada nas organizações e, principalmente, na administração pública federal. Para bem fundamentar as análises, pesquisaram-se alguns atos institucionais e administrativos (leis, decretos, resoluções e etc.) sobre o tema. Para a pesquisa, também contou-se com a participação de chefias imediatas que estavam atualmente exercendo esta função e, ainda, servidores técnico-administrativos em educação que listaram e classificaram os servidores das classes A, B, C, D e E. Trata-se de estudo qualitativo referente ao processo de Avaliação de Desempenho utilizado no Ifes – campus de Alegre e, para isso, foi aplicado um questionário com a intenção de produzir dados empíricos de como é realizado o processo avaliativo de pessoal. Percebe-se que a Avaliação de Desempenho utilizada atualmente no campus é um modelo em 360° e impresso, ou seja, envolve um questionário para preenchimento com as seguintes avaliações: “autoavaliação”, “heteroavaliação” e “chefia imediata”. Após a análise dos resultados verificou-se a necessidade de um novo modelo de Avaliação de Desempenho. Sugeriu-se o MODELO ALFA como melhor alternativa, pautado destacadamente na liberdade avaliativa e no feedback. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-20T13:30:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-20 2018-12-20T13:30:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Robson Santos da, Avaliação de Desempenho dos Servidores Administrativos: um Instrumento de Gestão? 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitoria, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/10630 |
identifier_str_mv |
COSTA, Robson Santos da, Avaliação de Desempenho dos Servidores Administrativos: um Instrumento de Gestão? 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitoria, 2018. |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/10630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado Profissional em Gestão Pública |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado Profissional em Gestão Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/d76194c7-6317-484d-8780-59e19b986f2e/download http://repositorio.ufes.br/bitstreams/bb1b0da2-487f-4716-92f9-52e514251407/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f914f48dc98b0651903b6355703d7383 a99e9276e9869f2e4c88acae56bd737a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022606421393408 |