Avaliação de desempenho dos servidores administrativos: um instrumento de gestão?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Robson Santos da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10630
Resumo: Este trabalho abordou algumas questões em torno da Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação do Ifes – campus de Alegre, tendo o objetivo de verificar se os resultados do Programa de Avaliação de Desempenho contribuem com a atividade de gestores e servidores administrativos do Ifes – campus de Alegre. Esta pesquisa observou criticamente o entendimento entre os envolvidos no processo avaliativo quanto à sua influência segundo os resultados obtidos. Buscou-se destacar como a Avaliação de Desempenho é utilizada nas organizações e, principalmente, na administração pública federal. Para bem fundamentar as análises, pesquisaram-se alguns atos institucionais e administrativos (leis, decretos, resoluções e etc.) sobre o tema. Para a pesquisa, também contou-se com a participação de chefias imediatas que estavam atualmente exercendo esta função e, ainda, servidores técnico-administrativos em educação que listaram e classificaram os servidores das classes A, B, C, D e E. Trata-se de estudo qualitativo referente ao processo de Avaliação de Desempenho utilizado no Ifes – campus de Alegre e, para isso, foi aplicado um questionário com a intenção de produzir dados empíricos de como é realizado o processo avaliativo de pessoal. Percebe-se que a Avaliação de Desempenho utilizada atualmente no campus é um modelo em 360° e impresso, ou seja, envolve um questionário para preenchimento com as seguintes avaliações: “autoavaliação”, “heteroavaliação” e “chefia imediata”. Após a análise dos resultados verificou-se a necessidade de um novo modelo de Avaliação de Desempenho. Sugeriu-se o MODELO ALFA como melhor alternativa, pautado destacadamente na liberdade avaliativa e no feedback.
id UFES_486273fa92327bf8920f04b553bb81ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/10630
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Andrade, Wendel Sandro de PaulaCosta, Robson Santos daNogueira, Magda AparecidaVianna, Ulysses Rodrigues2018-12-20T13:30:35Z2018-12-202018-12-20T13:30:35Z2018-09-25Este trabalho abordou algumas questões em torno da Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação do Ifes – campus de Alegre, tendo o objetivo de verificar se os resultados do Programa de Avaliação de Desempenho contribuem com a atividade de gestores e servidores administrativos do Ifes – campus de Alegre. Esta pesquisa observou criticamente o entendimento entre os envolvidos no processo avaliativo quanto à sua influência segundo os resultados obtidos. Buscou-se destacar como a Avaliação de Desempenho é utilizada nas organizações e, principalmente, na administração pública federal. Para bem fundamentar as análises, pesquisaram-se alguns atos institucionais e administrativos (leis, decretos, resoluções e etc.) sobre o tema. Para a pesquisa, também contou-se com a participação de chefias imediatas que estavam atualmente exercendo esta função e, ainda, servidores técnico-administrativos em educação que listaram e classificaram os servidores das classes A, B, C, D e E. Trata-se de estudo qualitativo referente ao processo de Avaliação de Desempenho utilizado no Ifes – campus de Alegre e, para isso, foi aplicado um questionário com a intenção de produzir dados empíricos de como é realizado o processo avaliativo de pessoal. Percebe-se que a Avaliação de Desempenho utilizada atualmente no campus é um modelo em 360° e impresso, ou seja, envolve um questionário para preenchimento com as seguintes avaliações: “autoavaliação”, “heteroavaliação” e “chefia imediata”. Após a análise dos resultados verificou-se a necessidade de um novo modelo de Avaliação de Desempenho. Sugeriu-se o MODELO ALFA como melhor alternativa, pautado destacadamente na liberdade avaliativa e no feedback.Este trabalho abordou algumas questões em torno da Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação do Ifes campus de Alegre, tendo o objetivo de verificar se os resultados do Programa de Avaliação de Desempenho contribuem com a atividade de gestores e servidores administrativos do Ifes campus de Alegre. Esta pesquisa observou criticamente o entendimento entre os envolvidos no processo avaliativo quanto à sua influência segundo os resultados obtidos. Buscou-se destacar como a Avaliação de Desempenho é utilizada nas organizações e, principalmente, na administração pública federal. Para bem fundamentar as análises, pesquisaram-se alguns atos institucionais e administrativos (leis, decretos, resoluções e etc.) sobre o tema. Para a pesquisa, também contou-se com a participação de chefias imediatas que estavam atualmente exercendo esta função e, ainda, servidores técnico-administrativos em educação que listaram e classificaram os servidores das classes A, B, C, D e E. Trata-se de estudo qualitativo referente ao processo de Avaliação de Desempenho utilizado no Ifes campus de Alegre e, para isso, foi aplicado um questionário com a intenção de produzir dados empíricos de como é realizado o processo avaliativo de pessoal. Percebe-se que a Avaliação de Desempenho utilizada atualmente no campus é um modelo em 360° e impresso, ou seja, envolve um questionário para preenchimento com as seguintes avaliações: autoavaliação, heteroavaliação e chefia imediata. Após a análise dos resultados verificou-se a necessidade de um novo modelo de Avaliação de Desempenho. Sugeriu-se o MODELO ALFA como melhor alternativa, pautado destacadamente na liberdade avaliativa e no feedback.TextCOSTA, Robson Santos da, Avaliação de Desempenho dos Servidores Administrativos: um Instrumento de Gestão? 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitoria, 2018.http://repositorio.ufes.br/handle/10/10630porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado Profissional em Gestão PúblicaPrograma de Pós-Graduação em Gestão PúblicaUFESBRCentro de Ciências Jurídicas e EconômicasServers.Immediate bosses.Public administration.Chefias imediatas.Servidores públicos.Pessoal - Avaliação.Administração pública.Administração Pública35Avaliação de desempenho dos servidores administrativos: um instrumento de gestão?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_11555_DISSERTAÇÃO ROBSON PÓS-BANCA FINAL (3)-converted.pdfapplication/pdf1090569http://repositorio.ufes.br/bitstreams/d76194c7-6317-484d-8780-59e19b986f2e/downloadf914f48dc98b0651903b6355703d7383MD51TEXTtese_11555_DISSERTAÇÃO ROBSON PÓS-BANCA FINAL (3)-converted.pdf.txttese_11555_DISSERTAÇÃO ROBSON PÓS-BANCA FINAL (3)-converted.pdf.txtExtracted texttext/plain165688http://repositorio.ufes.br/bitstreams/bb1b0da2-487f-4716-92f9-52e514251407/downloada99e9276e9869f2e4c88acae56bd737aMD5210/106302024-07-02 21:47:14.391oai:repositorio.ufes.br:10/10630http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-11T14:32:11.577459Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de desempenho dos servidores administrativos: um instrumento de gestão?
title Avaliação de desempenho dos servidores administrativos: um instrumento de gestão?
spellingShingle Avaliação de desempenho dos servidores administrativos: um instrumento de gestão?
Costa, Robson Santos da
Servers.
Immediate bosses.
Public administration.
Chefias imediatas.
Administração Pública
Servidores públicos.
Pessoal - Avaliação.
Administração pública.
35
title_short Avaliação de desempenho dos servidores administrativos: um instrumento de gestão?
title_full Avaliação de desempenho dos servidores administrativos: um instrumento de gestão?
title_fullStr Avaliação de desempenho dos servidores administrativos: um instrumento de gestão?
title_full_unstemmed Avaliação de desempenho dos servidores administrativos: um instrumento de gestão?
title_sort Avaliação de desempenho dos servidores administrativos: um instrumento de gestão?
author Costa, Robson Santos da
author_facet Costa, Robson Santos da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Wendel Sandro de Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Robson Santos da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nogueira, Magda Aparecida
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vianna, Ulysses Rodrigues
contributor_str_mv Andrade, Wendel Sandro de Paula
Nogueira, Magda Aparecida
Vianna, Ulysses Rodrigues
dc.subject.eng.fl_str_mv Servers.
Immediate bosses.
Public administration.
topic Servers.
Immediate bosses.
Public administration.
Chefias imediatas.
Administração Pública
Servidores públicos.
Pessoal - Avaliação.
Administração pública.
35
dc.subject.por.fl_str_mv Chefias imediatas.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração Pública
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Servidores públicos.
Pessoal - Avaliação.
Administração pública.
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 35
description Este trabalho abordou algumas questões em torno da Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação do Ifes – campus de Alegre, tendo o objetivo de verificar se os resultados do Programa de Avaliação de Desempenho contribuem com a atividade de gestores e servidores administrativos do Ifes – campus de Alegre. Esta pesquisa observou criticamente o entendimento entre os envolvidos no processo avaliativo quanto à sua influência segundo os resultados obtidos. Buscou-se destacar como a Avaliação de Desempenho é utilizada nas organizações e, principalmente, na administração pública federal. Para bem fundamentar as análises, pesquisaram-se alguns atos institucionais e administrativos (leis, decretos, resoluções e etc.) sobre o tema. Para a pesquisa, também contou-se com a participação de chefias imediatas que estavam atualmente exercendo esta função e, ainda, servidores técnico-administrativos em educação que listaram e classificaram os servidores das classes A, B, C, D e E. Trata-se de estudo qualitativo referente ao processo de Avaliação de Desempenho utilizado no Ifes – campus de Alegre e, para isso, foi aplicado um questionário com a intenção de produzir dados empíricos de como é realizado o processo avaliativo de pessoal. Percebe-se que a Avaliação de Desempenho utilizada atualmente no campus é um modelo em 360° e impresso, ou seja, envolve um questionário para preenchimento com as seguintes avaliações: “autoavaliação”, “heteroavaliação” e “chefia imediata”. Após a análise dos resultados verificou-se a necessidade de um novo modelo de Avaliação de Desempenho. Sugeriu-se o MODELO ALFA como melhor alternativa, pautado destacadamente na liberdade avaliativa e no feedback.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-20T13:30:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-20
2018-12-20T13:30:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Robson Santos da, Avaliação de Desempenho dos Servidores Administrativos: um Instrumento de Gestão? 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitoria, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/10630
identifier_str_mv COSTA, Robson Santos da, Avaliação de Desempenho dos Servidores Administrativos: um Instrumento de Gestão? 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitoria, 2018.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/10630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Gestão Pública
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Gestão Pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/d76194c7-6317-484d-8780-59e19b986f2e/download
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/bb1b0da2-487f-4716-92f9-52e514251407/download
bitstream.checksum.fl_str_mv f914f48dc98b0651903b6355703d7383
a99e9276e9869f2e4c88acae56bd737a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022606421393408