As relações de reconhecimento social na cultura escolar : um caminho para a compreensão da construção das identidades docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Bruno de Almeida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6110
Resumo: This paper aims to analyze and understand the intersubjective relations existent in the academic culture, regarding Alex Honneth s theory of social recognition. The discussions developed through this study relate to the researches realized in the context of a Public Regular School in Vitória/ES, through the academic year of 2011. The investigative process was developed from an ethnographic research, such as interviews with ten teachers, an educator and a coordinator of the school, who were part of the study sample. The development of the argumentation will be approached into three parts. Initially, it presents a theoretical-methodological discussion, in which tries to delimit the object of analysis, discuss the conceptual assumptions of social recognition s theory and discourse about the investigation development. In the second part, it expresses the mechanisms analysis of teacher identity formation regarding the intersubjective relations of recognition in the society of academic values. In the third part, it analyzes how the "second class" condition of Arts, Physical Education and English Language subjects impacts in affirming and recognizing their teachers identity process. Lastly, in the final considerations,it discourses about the devolutive data process and possible interventions in the academic culture, from the analysis elaborated by an investigative work
id UFES_4e303814e6e790a62000de212700f888
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/6110
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Bracht, ValterFaria, Bruno de AlmeidaAlmeida, Felipe Quintão deFerraço, Carlos EduardoFensterseifer, Paulo Evaldo2016-12-23T14:02:13Z2013-11-142016-12-23T14:02:13Z2012-04-19This paper aims to analyze and understand the intersubjective relations existent in the academic culture, regarding Alex Honneth s theory of social recognition. The discussions developed through this study relate to the researches realized in the context of a Public Regular School in Vitória/ES, through the academic year of 2011. The investigative process was developed from an ethnographic research, such as interviews with ten teachers, an educator and a coordinator of the school, who were part of the study sample. The development of the argumentation will be approached into three parts. Initially, it presents a theoretical-methodological discussion, in which tries to delimit the object of analysis, discuss the conceptual assumptions of social recognition s theory and discourse about the investigation development. In the second part, it expresses the mechanisms analysis of teacher identity formation regarding the intersubjective relations of recognition in the society of academic values. In the third part, it analyzes how the "second class" condition of Arts, Physical Education and English Language subjects impacts in affirming and recognizing their teachers identity process. Lastly, in the final considerations,it discourses about the devolutive data process and possible interventions in the academic culture, from the analysis elaborated by an investigative workO trabalho tem como objetivo analisar e compreender as relações intersubjetivas travadas na cultura escolar a partir do diálogo com a teoria do reconhecimento social de Axel Honneth. As discussões desenvolvidas no decorrer do mesmo dizem respeito à investigação realizada no contexto de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Vitória/ES, durante o ano letivo de 2011. O processo de investigação desenvolveu-se a partir da pesquisa etnográfica, bem como por entrevistas com dez professores, uma pedagoga e uma coordenadora da escola, que foram sujeitos do estudo. O desenvolvimento da argumentação será desdobrado em três partes. Inicialmente, apresenta-se uma discussão teórico-metodológica , a qual busca delimitar o objeto de análise, discutir os pressupostos conceituais da teoria do reconhecimento social e discorrer sobre o processo de desenvolvimento da investigação. No segundo momento, expressa a análise dos mecanismos de formação da identidade docente a luz da compreensão das relações intersubjetivas de reconhecimento na comunidade de valores da escola. Num terceiro momento, analisa como a condição de segunda classe das disciplinas de Artes, Educação Física e Língua Inglesa impactam no processo de afirmação e reconhecimento da identidade de seus professores. Nas considerações finais, discorre sobre o processo de devolutiva dos dados e das possíveis intervenções na cultura da escola a partir das análises elaboradas pelo trabalho de investigaçãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTextFARIA, Bruno de Almeida. As relações de reconhecimento social na cultura escolar: um caminho para a compreensão das identidades docentes. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.http://repositorio.ufes.br/handle/10/6110porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFESBRCentro de Educação Física e DesportosTeacher IdentitySchool CultureRecognitionAxel HonnethPhysical EducationIdentidade DocenteCultura EscolarReconhecimentoAxel HonnethEducação FísicaProfessores - AtitudesPercepção socialRelações humanasEducação Física796As relações de reconhecimento social na cultura escolar : um caminho para a compreensão da construção das identidades docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorORIGINALBruno de Almeida Faria.pdfapplication/pdf596348http://repositorio.ufes.br/bitstreams/b47679a7-395e-4853-ba59-dd6e4fdc0523/downloadfaf9ca054e8afc5854a335be4f029f7dMD5110/61102024-07-16 19:11:17.281oai:repositorio.ufes.br:10/6110http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:56:28.778430Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv As relações de reconhecimento social na cultura escolar : um caminho para a compreensão da construção das identidades docentes
title As relações de reconhecimento social na cultura escolar : um caminho para a compreensão da construção das identidades docentes
spellingShingle As relações de reconhecimento social na cultura escolar : um caminho para a compreensão da construção das identidades docentes
Faria, Bruno de Almeida
Teacher Identity
School Culture
Recognition
Axel Honneth
Physical Education
Identidade Docente
Cultura Escolar
Reconhecimento
Axel Honneth
Educação Física
Educação Física
Professores - Atitudes
Percepção social
Relações humanas
796
title_short As relações de reconhecimento social na cultura escolar : um caminho para a compreensão da construção das identidades docentes
title_full As relações de reconhecimento social na cultura escolar : um caminho para a compreensão da construção das identidades docentes
title_fullStr As relações de reconhecimento social na cultura escolar : um caminho para a compreensão da construção das identidades docentes
title_full_unstemmed As relações de reconhecimento social na cultura escolar : um caminho para a compreensão da construção das identidades docentes
title_sort As relações de reconhecimento social na cultura escolar : um caminho para a compreensão da construção das identidades docentes
author Faria, Bruno de Almeida
author_facet Faria, Bruno de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bracht, Valter
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Bruno de Almeida
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Almeida, Felipe Quintão de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ferraço, Carlos Eduardo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Fensterseifer, Paulo Evaldo
contributor_str_mv Bracht, Valter
Almeida, Felipe Quintão de
Ferraço, Carlos Eduardo
Fensterseifer, Paulo Evaldo
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher Identity
School Culture
Recognition
Axel Honneth
Physical Education
topic Teacher Identity
School Culture
Recognition
Axel Honneth
Physical Education
Identidade Docente
Cultura Escolar
Reconhecimento
Axel Honneth
Educação Física
Educação Física
Professores - Atitudes
Percepção social
Relações humanas
796
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade Docente
Cultura Escolar
Reconhecimento
Axel Honneth
Educação Física
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação Física
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Professores - Atitudes
Percepção social
Relações humanas
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 796
description This paper aims to analyze and understand the intersubjective relations existent in the academic culture, regarding Alex Honneth s theory of social recognition. The discussions developed through this study relate to the researches realized in the context of a Public Regular School in Vitória/ES, through the academic year of 2011. The investigative process was developed from an ethnographic research, such as interviews with ten teachers, an educator and a coordinator of the school, who were part of the study sample. The development of the argumentation will be approached into three parts. Initially, it presents a theoretical-methodological discussion, in which tries to delimit the object of analysis, discuss the conceptual assumptions of social recognition s theory and discourse about the investigation development. In the second part, it expresses the mechanisms analysis of teacher identity formation regarding the intersubjective relations of recognition in the society of academic values. In the third part, it analyzes how the "second class" condition of Arts, Physical Education and English Language subjects impacts in affirming and recognizing their teachers identity process. Lastly, in the final considerations,it discourses about the devolutive data process and possible interventions in the academic culture, from the analysis elaborated by an investigative work
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04-19
dc.date.available.fl_str_mv 2013-11-14
2016-12-23T14:02:13Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-23T14:02:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FARIA, Bruno de Almeida. As relações de reconhecimento social na cultura escolar: um caminho para a compreensão das identidades docentes. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/6110
identifier_str_mv FARIA, Bruno de Almeida. As relações de reconhecimento social na cultura escolar: um caminho para a compreensão das identidades docentes. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/6110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Educação Física
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação Física e Desportos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Educação Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/b47679a7-395e-4853-ba59-dd6e4fdc0523/download
bitstream.checksum.fl_str_mv faf9ca054e8afc5854a335be4f029f7d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022535180091392