A ironia como produção de humor e crítica social : uma análise pragmática das tiras de Mafalda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mônica Lopes Smiderle de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3691
Resumo: This dissertation aims to analyze the humor and the irony conveyed through Mafalda’s language, Quino’s comic strips personage. Setting out from the notion of irony as a statement of something different from what one wishes to communicate, in which the emitter lets a hint of a contrary statement by the situational context or by the intonation, and observing the three Pragmatic theories: the conversational maxims of the Cooperative Principle (Grice, 1975), the Relevance theory (Sperber e Wilson, 1986, 2005) and Speech Acts theory (Austin 1990, e Searle 1969), to analyse sixteen comic strips, protagonized by Mafalda, to show how the irony strategic produces humor and social critique.
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spelling Lins, Maria da Penha PereiraOliveira, Mônica Lopes Smiderle deKoch, IngedoreVidon, Luciano Novaes2016-08-29T15:08:36Z2016-07-112016-08-29T15:08:36Z2008-03-07This dissertation aims to analyze the humor and the irony conveyed through Mafalda’s language, Quino’s comic strips personage. Setting out from the notion of irony as a statement of something different from what one wishes to communicate, in which the emitter lets a hint of a contrary statement by the situational context or by the intonation, and observing the three Pragmatic theories: the conversational maxims of the Cooperative Principle (Grice, 1975), the Relevance theory (Sperber e Wilson, 1986, 2005) and Speech Acts theory (Austin 1990, e Searle 1969), to analyse sixteen comic strips, protagonized by Mafalda, to show how the irony strategic produces humor and social critique.Esta dissertação tem como objetivo analisar o humor e a ironia veiculados através da linguagem de Mafalda, personagem das tiras em quadrinhos de Quino. Partindo da noção de ironia como uma afirmação de algo diferente do que se deseja comunicar, na qual o emissor deixa transparecer uma afirmação contrária por meio do contexto situacional ou entonação e observando três teorias da Pragmática: as máximas conversacionais do Principio da Cooperação (Grice, 1975), a Teoria da Relevância (Sperber e Wilson, 1986, 2005) e Atos de Fala (Austin 1990, e Searle 1969), serão analisadas dezesseis tiras de quadrinhos, protagonizadas por Mafalda, para mostrar como a estratégica irônica produz humor e crítica social.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/3691porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Estudos LinguísticosPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUFESBRIronyComicsPragmaticsHumorIroniaHistórias em quadrinhosHumorismoPragmáticaLinguística80A ironia como produção de humor e crítica social : uma análise pragmática das tiras de Mafaldainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_3075_Dissertação Monica Oliveira.pdfapplication/pdf885546http://repositorio.ufes.br/bitstreams/cd7623e6-febf-42cb-893c-134cb4b6c552/downloadbaacb240d95508a81fe9fababc39761eMD5110/36912024-07-01 20:20:59.286oai:repositorio.ufes.br:10/3691http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-11T14:27:08.956296Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
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