Balão mágico : movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Hervacy
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6052
Resumo: The objective of this study is to analyze the formation provided by the participation in the student movement Balão Mágico UFES. Through interviews, document reviews and based the concept of learning as a continuous process of invention of problems, you can point the Balão Mágico was a space for resistance homogenizing modeling imposed by Integrated World Capitalism. Through graffiti, video productions, dance, theater, performances and other interventions in the university and in the city of Vitória - ES, the group uses irony as a weapon of subversion to state another way of existence that forked serialization capitalistic. The learning process, which is also the production process of subjectivity, is made up then in reinventing themselves and the world for the subjects who participated in the movement
id UFES_68a6755221352777349ff0bb9658bf1c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/6052
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Barros, Maria Elizabeth Barros deBrito, HervacySoares, Maria da Conceição SilvaFerraço, Carlos EduardoVieira Junior, Erly Milton2016-12-23T14:01:46Z2013-10-112016-12-23T14:01:46Z2013-07-26The objective of this study is to analyze the formation provided by the participation in the student movement Balão Mágico UFES. Through interviews, document reviews and based the concept of learning as a continuous process of invention of problems, you can point the Balão Mágico was a space for resistance homogenizing modeling imposed by Integrated World Capitalism. Through graffiti, video productions, dance, theater, performances and other interventions in the university and in the city of Vitória - ES, the group uses irony as a weapon of subversion to state another way of existence that forked serialization capitalistic. The learning process, which is also the production process of subjectivity, is made up then in reinventing themselves and the world for the subjects who participated in the movementO objetivo deste trabalho é analisar a formação propiciada pela participação no movimento estudantil Balão Mágico da UFES. Por meio de entrevistas, análises de documentos e partindo do conceito de aprendizagem como processo contínuo de invenção de problemas, é possível apontar que o Balão Mágico foi um espaço para o exercício de resistência à modelização homogeneizante imposta pelo Capitalismo Mundial Integrado. Através das pichações, produções de vídeo, dança, teatro, performances e outras intervenções nas instituições da universidade e na cidade de Vitória, o grupo usa ironia como arma de subversão para afirmar outro modo de existência que bifurcava da serialização capitalística. O processo de aprendizagem, que também é processo de produção de subjetividade, constitui-se então em reinvenção de si e de mundo para os sujeitos que participaram do movimentoTextBRITO, Hervacy. Balão mágico: movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES. 2013. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.http://repositorio.ufes.br/handle/10/6052porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFESBRCentro de EducaçãoStudent movementIronyResistanceDesireInventive learningMovimento estudantilResistênciaAprendizagem inventivaAprendizagemIroniaMovimentos estudantisMovimentos sociais - EstudantesDesejoEducação37Balão mágico : movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALHervacy Brito.pdfapplication/pdf1846442http://repositorio.ufes.br/bitstreams/68a5c35b-c2cb-4852-a8c8-0c48f3ce6066/download1b39a363e3cce6e31a9703bd60a29862MD5110/60522024-07-16 18:54:51.406oai:repositorio.ufes.br:10/6052http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:54:03.802127Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Balão mágico : movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES
title Balão mágico : movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES
spellingShingle Balão mágico : movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES
Brito, Hervacy
Student movement
Irony
Resistance
Desire
Inventive learning
Movimento estudantil
Resistência
Aprendizagem inventiva
Educação
Aprendizagem
Ironia
Movimentos estudantis
Movimentos sociais - Estudantes
Desejo
37
title_short Balão mágico : movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES
title_full Balão mágico : movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES
title_fullStr Balão mágico : movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES
title_full_unstemmed Balão mágico : movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES
title_sort Balão mágico : movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES
author Brito, Hervacy
author_facet Brito, Hervacy
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barros, Maria Elizabeth Barros de
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Hervacy
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Soares, Maria da Conceição Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ferraço, Carlos Eduardo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Vieira Junior, Erly Milton
contributor_str_mv Barros, Maria Elizabeth Barros de
Soares, Maria da Conceição Silva
Ferraço, Carlos Eduardo
Vieira Junior, Erly Milton
dc.subject.eng.fl_str_mv Student movement
Irony
Resistance
Desire
Inventive learning
topic Student movement
Irony
Resistance
Desire
Inventive learning
Movimento estudantil
Resistência
Aprendizagem inventiva
Educação
Aprendizagem
Ironia
Movimentos estudantis
Movimentos sociais - Estudantes
Desejo
37
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento estudantil
Resistência
Aprendizagem inventiva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Aprendizagem
Ironia
Movimentos estudantis
Movimentos sociais - Estudantes
Desejo
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 37
description The objective of this study is to analyze the formation provided by the participation in the student movement Balão Mágico UFES. Through interviews, document reviews and based the concept of learning as a continuous process of invention of problems, you can point the Balão Mágico was a space for resistance homogenizing modeling imposed by Integrated World Capitalism. Through graffiti, video productions, dance, theater, performances and other interventions in the university and in the city of Vitória - ES, the group uses irony as a weapon of subversion to state another way of existence that forked serialization capitalistic. The learning process, which is also the production process of subjectivity, is made up then in reinventing themselves and the world for the subjects who participated in the movement
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-10-11
2016-12-23T14:01:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-23T14:01:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRITO, Hervacy. Balão mágico: movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES. 2013. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/6052
identifier_str_mv BRITO, Hervacy. Balão mágico: movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES. 2013. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/6052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Educação
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/68a5c35b-c2cb-4852-a8c8-0c48f3ce6066/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b39a363e3cce6e31a9703bd60a29862
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022518764634112