Balão mágico : movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/6052 |
Resumo: | The objective of this study is to analyze the formation provided by the participation in the student movement Balão Mágico UFES. Through interviews, document reviews and based the concept of learning as a continuous process of invention of problems, you can point the Balão Mágico was a space for resistance homogenizing modeling imposed by Integrated World Capitalism. Through graffiti, video productions, dance, theater, performances and other interventions in the university and in the city of Vitória - ES, the group uses irony as a weapon of subversion to state another way of existence that forked serialization capitalistic. The learning process, which is also the production process of subjectivity, is made up then in reinventing themselves and the world for the subjects who participated in the movement |
id |
UFES_68a6755221352777349ff0bb9658bf1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/6052 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Barros, Maria Elizabeth Barros deBrito, HervacySoares, Maria da Conceição SilvaFerraço, Carlos EduardoVieira Junior, Erly Milton2016-12-23T14:01:46Z2013-10-112016-12-23T14:01:46Z2013-07-26The objective of this study is to analyze the formation provided by the participation in the student movement Balão Mágico UFES. Through interviews, document reviews and based the concept of learning as a continuous process of invention of problems, you can point the Balão Mágico was a space for resistance homogenizing modeling imposed by Integrated World Capitalism. Through graffiti, video productions, dance, theater, performances and other interventions in the university and in the city of Vitória - ES, the group uses irony as a weapon of subversion to state another way of existence that forked serialization capitalistic. The learning process, which is also the production process of subjectivity, is made up then in reinventing themselves and the world for the subjects who participated in the movementO objetivo deste trabalho é analisar a formação propiciada pela participação no movimento estudantil Balão Mágico da UFES. Por meio de entrevistas, análises de documentos e partindo do conceito de aprendizagem como processo contínuo de invenção de problemas, é possível apontar que o Balão Mágico foi um espaço para o exercício de resistência à modelização homogeneizante imposta pelo Capitalismo Mundial Integrado. Através das pichações, produções de vídeo, dança, teatro, performances e outras intervenções nas instituições da universidade e na cidade de Vitória, o grupo usa ironia como arma de subversão para afirmar outro modo de existência que bifurcava da serialização capitalística. O processo de aprendizagem, que também é processo de produção de subjetividade, constitui-se então em reinvenção de si e de mundo para os sujeitos que participaram do movimentoTextBRITO, Hervacy. Balão mágico: movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES. 2013. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.http://repositorio.ufes.br/handle/10/6052porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFESBRCentro de EducaçãoStudent movementIronyResistanceDesireInventive learningMovimento estudantilResistênciaAprendizagem inventivaAprendizagemIroniaMovimentos estudantisMovimentos sociais - EstudantesDesejoEducação37Balão mágico : movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALHervacy Brito.pdfapplication/pdf1846442http://repositorio.ufes.br/bitstreams/68a5c35b-c2cb-4852-a8c8-0c48f3ce6066/download1b39a363e3cce6e31a9703bd60a29862MD5110/60522024-07-16 18:54:51.406oai:repositorio.ufes.br:10/6052http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:54:03.802127Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Balão mágico : movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES |
title |
Balão mágico : movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES |
spellingShingle |
Balão mágico : movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES Brito, Hervacy Student movement Irony Resistance Desire Inventive learning Movimento estudantil Resistência Aprendizagem inventiva Educação Aprendizagem Ironia Movimentos estudantis Movimentos sociais - Estudantes Desejo 37 |
title_short |
Balão mágico : movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES |
title_full |
Balão mágico : movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES |
title_fullStr |
Balão mágico : movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES |
title_full_unstemmed |
Balão mágico : movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES |
title_sort |
Balão mágico : movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES |
author |
Brito, Hervacy |
author_facet |
Brito, Hervacy |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barros, Maria Elizabeth Barros de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Hervacy |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Soares, Maria da Conceição Silva |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ferraço, Carlos Eduardo |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Vieira Junior, Erly Milton |
contributor_str_mv |
Barros, Maria Elizabeth Barros de Soares, Maria da Conceição Silva Ferraço, Carlos Eduardo Vieira Junior, Erly Milton |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Student movement Irony Resistance Desire Inventive learning |
topic |
Student movement Irony Resistance Desire Inventive learning Movimento estudantil Resistência Aprendizagem inventiva Educação Aprendizagem Ironia Movimentos estudantis Movimentos sociais - Estudantes Desejo 37 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento estudantil Resistência Aprendizagem inventiva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
Aprendizagem Ironia Movimentos estudantis Movimentos sociais - Estudantes Desejo |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
37 |
description |
The objective of this study is to analyze the formation provided by the participation in the student movement Balão Mágico UFES. Through interviews, document reviews and based the concept of learning as a continuous process of invention of problems, you can point the Balão Mágico was a space for resistance homogenizing modeling imposed by Integrated World Capitalism. Through graffiti, video productions, dance, theater, performances and other interventions in the university and in the city of Vitória - ES, the group uses irony as a weapon of subversion to state another way of existence that forked serialization capitalistic. The learning process, which is also the production process of subjectivity, is made up then in reinventing themselves and the world for the subjects who participated in the movement |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-10-11 2016-12-23T14:01:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-12-23T14:01:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BRITO, Hervacy. Balão mágico: movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES. 2013. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/6052 |
identifier_str_mv |
BRITO, Hervacy. Balão mágico: movimento estudantil e a formação em comunicação social na UFES. 2013. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/6052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Educação |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/68a5c35b-c2cb-4852-a8c8-0c48f3ce6066/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1b39a363e3cce6e31a9703bd60a29862 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022518764634112 |