Leitura de imagem, dialogismo e graffiti : contribuições para o ensino da arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/2250 |
Resumo: | abstract |
id |
UFES_85d91a19315b2e7cd01bf5b72984ea59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/2250 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Foerste, Gerda Margit SchützMacêdo, Érika Sabino deLeite, Priscila de Souza ChistéAlmeida, Júlia Maria Costa deSchwartz, Cleonara Maria2016-08-29T11:04:20Z2016-07-112016-08-29T11:04:20Z2015-12-11abstractA tese em questão inscreve-se na problemática que envolve a leitura de imagem no ensino da Arte no Brasil, enquanto campo conceitual e metodológico. Tem como objetivo geral elaborar uma leitura de imagem do graffiti de Vitória/ES, a partir do conceito de dialogismo proposto por Mikhail Bakhtin (1895-1975), visando a contribuir com o debate no ensino da Arte. Como objetivos específicos, o presente trabalho busca problematizar a questão da abordagem da imagem artística no ensino da arte, analisar o percurso histórico e conceitual da arte urbana, estabelecer relações entre o graffiti, a Arte e seu ensino, e analisar as produções do graffiti na cidade de Vitória - ES. Busca responder como a leitura de imagem do graffiti, a partir da perspectiva bakhtiniana, pode contribuir para o debate no ensino da Arte na atualidade. O estudo defende a tese de que as produções artísticas urbanas se apresentam como um rico objeto de leitura no âmbito educativo as quais, analisadas sob o ponto de vista dialógico, oferecem ao leitor uma compreensão crítica de seus aspectos históricos, expressivos e conceituais. Para o entendimento do campo educacional investigado, esta tese estabelece um diálogo com as publicações e produções teóricas relacionadas à imagem no ensino da Arte, ao graffiti e ao conceito de dialogismo. Nesse processo, desenvolve reflexões à respeito das tendências atuais acerca das abordagens da imagem artística na contemporaneidade e sobre a importância da formação dos professores de Arte nesse contexto. Na busca de compreender as contribuições do discurso do graffiti e da perspectiva bakhtiniana para o ensino da arte, investiga as produções urbanas do graffiti de Vitória a partir do eixo teóricometodológico denominado análise dialógica do discurso. Como procedimentos para a produção de dados, utiliza como ferramentas metodológicas entrevistas semiestruturadas com os artistas urbanos, registro fotográfico das produções do graffiti, coleta de documentos e visitas a museus e galerias abertas de arte. Nos procedimentos de análise de dados, a pesquisa aborda as concepções bakhtinianas para a análise do discurso da linguagem investigada. A pesquisa possibilitou o reconhecimento da significativa contribuição da teoria bakhtiniana também para a análise de imagens. Permitiu a construção de um percurso analítico sobre elas, através de suas leituras dialógicas, favorecendo o conhecimento significativo e aprofundado sobre das imagens artísticas investigadas. O desenvolvimento da leitura de imagem proposta por este trabalho foi embasada em conceitos abordados em quatro obras do filósofo russo: Estética da criação verbal, Marxismo e filosofia da linguagem, Problemas da poética de Dostoiévski, 8 Estética e teoria do romance e Para uma filosofia do ato responsável. Algumas concepções tratadas nessas publicações constituíram o quadro teórico que engendrou a investigação sobre a arte urbana a partir de uma perspectiva bakhtiniana. O relatório da pesquisa finaliza concluindo que a abordagem do graffiti no âmbito educativo, a partir de uma perspectiva dialógica, contribui para o ensino da Arte na atualidade, ao gerar uma compreeensão do sentido das imagens artísticas num processo que ultrapassa o nível plástico e expressivo das produções analisadas e avança em direção a um nível extralinguístico. Considera, assim, a imagem artística constituída pela interação de diferentes discursos, na relação com suas condições de produção e como elo em um processo de comunicação amplo. Dessa forma, a abordagem a partir da perspectiva bakhtiniana produz encontros com a imagem artística permeados pela crítica, pela pesquisa e pela reflexãoFAPESTextMACÊDO, Érika Sabino de. Leitura de imagem, dialogismo e graffiti: contribuições para o ensino da arte. 2015. 303 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2015.http://repositorio.ufes.br/handle/10/2250porUniversidade Federal do Espírito SantoDoutorado em EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFESBRCentro de EducaçãoImage readingDialogismGraffitiLeitura de imagemDialogismo e graffitiArte - Estudo e ensinoGrafite - ArteLeitura - ImagemEducação37Leitura de imagem, dialogismo e graffiti : contribuições para o ensino da arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESFAPESORIGINALtese_9488_TESE p IMPRESSÃO20160317-181818.pdfapplication/pdf14768873http://repositorio.ufes.br/bitstreams/f1d42700-daa0-4d58-a0f0-407d2f7f7b52/downloaddc39c90c4ec204a418f827597a1a14fcMD5110/22502024-07-16 18:54:47.115oai:repositorio.ufes.br:10/2250http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:59:07.372970Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura de imagem, dialogismo e graffiti : contribuições para o ensino da arte |
title |
Leitura de imagem, dialogismo e graffiti : contribuições para o ensino da arte |
spellingShingle |
Leitura de imagem, dialogismo e graffiti : contribuições para o ensino da arte Macêdo, Érika Sabino de Image reading Dialogism Graffiti Leitura de imagem Dialogismo e graffiti Educação Arte - Estudo e ensino Grafite - Arte Leitura - Imagem 37 |
title_short |
Leitura de imagem, dialogismo e graffiti : contribuições para o ensino da arte |
title_full |
Leitura de imagem, dialogismo e graffiti : contribuições para o ensino da arte |
title_fullStr |
Leitura de imagem, dialogismo e graffiti : contribuições para o ensino da arte |
title_full_unstemmed |
Leitura de imagem, dialogismo e graffiti : contribuições para o ensino da arte |
title_sort |
Leitura de imagem, dialogismo e graffiti : contribuições para o ensino da arte |
author |
Macêdo, Érika Sabino de |
author_facet |
Macêdo, Érika Sabino de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Foerste, Gerda Margit Schütz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macêdo, Érika Sabino de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Leite, Priscila de Souza Chisté |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Almeida, Júlia Maria Costa de |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Schwartz, Cleonara Maria |
contributor_str_mv |
Foerste, Gerda Margit Schütz Leite, Priscila de Souza Chisté Almeida, Júlia Maria Costa de Schwartz, Cleonara Maria |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Image reading Dialogism Graffiti |
topic |
Image reading Dialogism Graffiti Leitura de imagem Dialogismo e graffiti Educação Arte - Estudo e ensino Grafite - Arte Leitura - Imagem 37 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura de imagem Dialogismo e graffiti |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
Arte - Estudo e ensino Grafite - Arte Leitura - Imagem |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
37 |
description |
abstract |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-29T11:04:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-07-11 2016-08-29T11:04:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MACÊDO, Érika Sabino de. Leitura de imagem, dialogismo e graffiti: contribuições para o ensino da arte. 2015. 303 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/2250 |
identifier_str_mv |
MACÊDO, Érika Sabino de. Leitura de imagem, dialogismo e graffiti: contribuições para o ensino da arte. 2015. 303 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2015. |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/2250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Doutorado em Educação |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Doutorado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/f1d42700-daa0-4d58-a0f0-407d2f7f7b52/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dc39c90c4ec204a418f827597a1a14fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022554010419200 |