PAEBES: modos, formas e diálogos a partir dos usos dos resultados em língua portuguesa da avaliação externa estadual no município de Cariacica-ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Selma Lúcia de Assis
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8635
Resumo: This work includes studies by research line Education and Languages (verbal), the Program of Graduate Studies in Education of the Federal University of Espirito Santo. It is a qualitative research, structured in the form of case studies, themed external evaluation. Focuses on Education Assessment Program Basic of the Holy Spirit ( PAEBES ) from documentary sources and interviews by Portuguese teachers of state schools in the city of Cariacica – ES. The objective of the study is to investigate dissemination strategies of the results of Portuguese Language adopted by PAEBES and uses that are made of the results at the state network of schools of Cariacica-ES municipality to understand modes and forms of dialogue between the external evaluation and different subjects responsible for student learning in Portuguese. We understand that the theoretical perspective of Bakhtin (2003) on dialogism / polyphony and the theoretical perspective of Certeau (2005) on the reinvention of everyday life contributed to the analysis of language speeches. The analysis pointed out that there are many speeches , many " voices " and " way of doing " in dialogue with the results of the program by teachers of Portuguese Language teachers and principals. These ways of doing are " invented " and " reinvented " by creativity, criticality and inventiveness of these subjects and do not conform to the postulates by appropriation workshops of program results.
id UFES_898120c8502c452552375aa931b76a24
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/8635
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Schwartz, Cleonara MariaPereira, Selma Lúcia de AssisGontijo, Cláudia Maria MendesSalgueiro, Maria Amélia DalviBecalli, Fernanda Zanetti2018-08-01T23:37:19Z2018-08-012018-08-01T23:37:19Z2015-08-28This work includes studies by research line Education and Languages (verbal), the Program of Graduate Studies in Education of the Federal University of Espirito Santo. It is a qualitative research, structured in the form of case studies, themed external evaluation. Focuses on Education Assessment Program Basic of the Holy Spirit ( PAEBES ) from documentary sources and interviews by Portuguese teachers of state schools in the city of Cariacica – ES. The objective of the study is to investigate dissemination strategies of the results of Portuguese Language adopted by PAEBES and uses that are made of the results at the state network of schools of Cariacica-ES municipality to understand modes and forms of dialogue between the external evaluation and different subjects responsible for student learning in Portuguese. We understand that the theoretical perspective of Bakhtin (2003) on dialogism / polyphony and the theoretical perspective of Certeau (2005) on the reinvention of everyday life contributed to the analysis of language speeches. The analysis pointed out that there are many speeches , many " voices " and " way of doing " in dialogue with the results of the program by teachers of Portuguese Language teachers and principals. These ways of doing are " invented " and " reinvented " by creativity, criticality and inventiveness of these subjects and do not conform to the postulates by appropriation workshops of program results.Este trabalho integra estudos desenvolvidos pela linha de pesquisa Educação e Linguagens (verbal), do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, estruturada na modalidade estudo de caso, com temática avaliação externa. Enfoca o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES) a partir de fontes documentais e de depoimentos por professores de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino do município de Cariacica ES. O objetivo do estudo é investigar estratégias de divulgação dos resultados de Língua Portuguesa adotadas pelo PAEBES e usos que se fazem dos resultados em escolas da rede estadual do município de Cariacica-ES para compreender modos e formas de diálogos entre a avaliação externa e diferentes sujeitos responsáveis pela aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa. Entendemos que a perspectiva teórica de Bakhtin (2003) sobre dialogismo/polifonia e a perspectiva teórica de Certeau (2005) sobre a reinvenção do cotidiano contribuíram com as análises dos discursos de linguagem. As análises apontaram que há muitos discursos, muitas ―vozes‖ e ―maneira de fazer‖ em dialogar com os resultados do programa por professores de Língua Portuguesa, pedagogos e diretores. Essas maneiras de fazer são ―inventadas‖ e ―reinventadas‖ pela criatividade, criticidade e inventividade desses sujeitos e não se adéquam com os postulados pelas oficinas de apropriação dos resultados do programa.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/8635porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFESBRCentro de EducaçãoEducational evaluationElementary schoolPortuguese languageAvaliação educacionalEnsino fundamentalLíngua portuguesaEducação37PAEBES: modos, formas e diálogos a partir dos usos dos resultados em língua portuguesa da avaliação externa estadual no município de Cariacica-ESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_9233_DISSERTAÇÃO SELMA FINAL.pdfapplication/pdf3388788http://repositorio.ufes.br/bitstreams/d48033b7-031e-4795-aab4-85d87740d63b/download41923d93507d41a926b7bde558b30280MD5110/86352024-06-28 08:42:55.43oai:repositorio.ufes.br:10/8635http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-06-28T08:42:55Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv PAEBES: modos, formas e diálogos a partir dos usos dos resultados em língua portuguesa da avaliação externa estadual no município de Cariacica-ES
title PAEBES: modos, formas e diálogos a partir dos usos dos resultados em língua portuguesa da avaliação externa estadual no município de Cariacica-ES
spellingShingle PAEBES: modos, formas e diálogos a partir dos usos dos resultados em língua portuguesa da avaliação externa estadual no município de Cariacica-ES
Pereira, Selma Lúcia de Assis
Educational evaluation
Elementary school
Portuguese language
Avaliação educacional
Ensino fundamental
Língua portuguesa
Educação
37
title_short PAEBES: modos, formas e diálogos a partir dos usos dos resultados em língua portuguesa da avaliação externa estadual no município de Cariacica-ES
title_full PAEBES: modos, formas e diálogos a partir dos usos dos resultados em língua portuguesa da avaliação externa estadual no município de Cariacica-ES
title_fullStr PAEBES: modos, formas e diálogos a partir dos usos dos resultados em língua portuguesa da avaliação externa estadual no município de Cariacica-ES
title_full_unstemmed PAEBES: modos, formas e diálogos a partir dos usos dos resultados em língua portuguesa da avaliação externa estadual no município de Cariacica-ES
title_sort PAEBES: modos, formas e diálogos a partir dos usos dos resultados em língua portuguesa da avaliação externa estadual no município de Cariacica-ES
author Pereira, Selma Lúcia de Assis
author_facet Pereira, Selma Lúcia de Assis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schwartz, Cleonara Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Selma Lúcia de Assis
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gontijo, Cláudia Maria Mendes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Salgueiro, Maria Amélia Dalvi
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Becalli, Fernanda Zanetti
contributor_str_mv Schwartz, Cleonara Maria
Gontijo, Cláudia Maria Mendes
Salgueiro, Maria Amélia Dalvi
Becalli, Fernanda Zanetti
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational evaluation
Elementary school
Portuguese language
topic Educational evaluation
Elementary school
Portuguese language
Avaliação educacional
Ensino fundamental
Língua portuguesa
Educação
37
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Ensino fundamental
Língua portuguesa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 37
description This work includes studies by research line Education and Languages (verbal), the Program of Graduate Studies in Education of the Federal University of Espirito Santo. It is a qualitative research, structured in the form of case studies, themed external evaluation. Focuses on Education Assessment Program Basic of the Holy Spirit ( PAEBES ) from documentary sources and interviews by Portuguese teachers of state schools in the city of Cariacica – ES. The objective of the study is to investigate dissemination strategies of the results of Portuguese Language adopted by PAEBES and uses that are made of the results at the state network of schools of Cariacica-ES municipality to understand modes and forms of dialogue between the external evaluation and different subjects responsible for student learning in Portuguese. We understand that the theoretical perspective of Bakhtin (2003) on dialogism / polyphony and the theoretical perspective of Certeau (2005) on the reinvention of everyday life contributed to the analysis of language speeches. The analysis pointed out that there are many speeches , many " voices " and " way of doing " in dialogue with the results of the program by teachers of Portuguese Language teachers and principals. These ways of doing are " invented " and " reinvented " by creativity, criticality and inventiveness of these subjects and do not conform to the postulates by appropriation workshops of program results.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-01T23:37:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-01
2018-08-01T23:37:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/8635
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/8635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Educação
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/d48033b7-031e-4795-aab4-85d87740d63b/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 41923d93507d41a926b7bde558b30280
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804309163610734592