Um ambiente para apoio à avaliação da aprendizagem em jogos digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/9835 |
Resumo: | abstract |
id |
UFES_91a82b799a69cda5ada6220ae82fef48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/9835 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Menezes, Crediné Silva deVictal, Enza Rafaela de NadaiTavares, Orivaldo de LiraCastro, Thaís Helena Chaves de2018-08-02T00:03:46Z2018-08-012018-08-02T00:03:46Z2016-09-30abstractOs jogos fazem parte da cultura humana e, os chamados jogos digitais, a partir da década de 80, estão cada vez mais presente em nossas vidas. A comprovação de que eles são excelentes ambientes para promover a aprendizagem, estão os levando para as escolas, através do que tem se chamado de jogos educacionais ou jogos sérios ou até mesmo dos jogos fabricados para entretenimento. Entretanto, a avaliação da aprendizagem, de fundamental importância nos processos educacionais, constitui-se em um grande desafio no contexto do uso deste recurso. A observação humana, nesse caso, torna-se inviável devido à quantidade de alunos a serem avaliados e também para que o ato de jogar não necessite ser sempre na presença do professor. Considerando esse problema, elaborou-se então um ambiente computacional apropriado para apoiar processos avaliativos que se baseia na coleta e registro dos dados gerados em uma sessão de jogo permitindo ao professor re(visitar) as movimentações dos alunos no jogo e, em seguida, gerar relatórios contendo dados desejados para auxiliar na avaliação. A concepção deste ambiente contribui na constituição de colaborações para, cada vez mais, consolidar o uso de jogos nas escolas, uma vez que o que sustenta parte desse entrave é justamente a falta de evidências para convencer quanto ao potencial dos jogos digitais como um todo, pois, para atestar sua validade, não basta apenas aplicá-los, é preciso saber o cada jogador está fazendo e como utilizar isso favorável à avaliação. A prova de conceito ocorre com a implementação do protótipo do ambiente computacional de parte da solução elaborada e aplicação deste protótipo, envolvendo uma análise dos dados coletados.TextVICTAL, Enza Rafaela de Nadai. Um ambiente para apoio à avaliação da aprendizagem em jogos digitais. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2016.http://repositorio.ufes.br/handle/10/9835porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em InformáticaPrograma de Pós-Graduação em InformáticaUFESBRCentro TecnológicoJogos digitaisJogos educativosJogos eletrônicos - AvaliaçãoAprendizagem - AvaliaçãoCiência da Computação004Um ambiente para apoio à avaliação da aprendizagem em jogos digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALAta de defesa.pdfapplication/pdf643785http://repositorio.ufes.br/bitstreams/2c2004c0-a54f-42b6-ba0b-2343fb3512e0/download55da3b1eb0206b7356d2f53eef67cb18MD5110/98352024-07-17 17:00:47.476oai:repositorio.ufes.br:10/9835http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:52:29.978188Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um ambiente para apoio à avaliação da aprendizagem em jogos digitais |
title |
Um ambiente para apoio à avaliação da aprendizagem em jogos digitais |
spellingShingle |
Um ambiente para apoio à avaliação da aprendizagem em jogos digitais Victal, Enza Rafaela de Nadai Jogos digitais Ciência da Computação Jogos educativos Jogos eletrônicos - Avaliação Aprendizagem - Avaliação 004 |
title_short |
Um ambiente para apoio à avaliação da aprendizagem em jogos digitais |
title_full |
Um ambiente para apoio à avaliação da aprendizagem em jogos digitais |
title_fullStr |
Um ambiente para apoio à avaliação da aprendizagem em jogos digitais |
title_full_unstemmed |
Um ambiente para apoio à avaliação da aprendizagem em jogos digitais |
title_sort |
Um ambiente para apoio à avaliação da aprendizagem em jogos digitais |
author |
Victal, Enza Rafaela de Nadai |
author_facet |
Victal, Enza Rafaela de Nadai |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Menezes, Crediné Silva de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Victal, Enza Rafaela de Nadai |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Tavares, Orivaldo de Lira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Castro, Thaís Helena Chaves de |
contributor_str_mv |
Menezes, Crediné Silva de Tavares, Orivaldo de Lira Castro, Thaís Helena Chaves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos digitais |
topic |
Jogos digitais Ciência da Computação Jogos educativos Jogos eletrônicos - Avaliação Aprendizagem - Avaliação 004 |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciência da Computação |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
Jogos educativos Jogos eletrônicos - Avaliação Aprendizagem - Avaliação |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
004 |
description |
abstract |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-09-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-02T00:03:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-01 2018-08-02T00:03:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VICTAL, Enza Rafaela de Nadai. Um ambiente para apoio à avaliação da aprendizagem em jogos digitais. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/9835 |
identifier_str_mv |
VICTAL, Enza Rafaela de Nadai. Um ambiente para apoio à avaliação da aprendizagem em jogos digitais. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2016. |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/9835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Informática |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro Tecnológico |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Informática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/2c2004c0-a54f-42b6-ba0b-2343fb3512e0/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
55da3b1eb0206b7356d2f53eef67cb18 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022507596251136 |