Metro ethernet e light-trails: uma proposta experimental de integração via funcionalidades OAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Flávio Rabello de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9592
Resumo: The explosive growth of traffic demand observed in the last few decades, regarding both bandwidth requests and provisioning speed, is the driving force behind the creation of new dynamic strategies that will radically change the metropolitan networks scenario. Such revolution may transform paradigms of both access and metropolitan networks. In order to meet this new environment, existing metropolitan networks will need to evolve, not only by infrastructure “opticalization”, but also by enlarging its reconfiguration capability to support dynamic demands. Based on this perspective, this dissertation analyses today’s optical networks and metropolitan ethernet technologies contexts, as well as its standardization. We also evaluate the Light-trail (LT) architecture as a candidate for the metropolitan networks scenario. We also present the normative set related to Operation, Administration & Maintenance (OAM). Finally, we introduce our metro-LT integration proposal, using OAM functionalities. In this proposal, we have developed a configuration setup capable of representing a minimal metro-LT network, which is composed of a microcontroled optomechanical shutter and a minimal OAM subsystem. Case studies of LT switching time and physical layer impairments such as ASE noise and homodyne interference have also been realized.
id UFES_a5c58e2a568d1c5c59e6a62fa7e73c57
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/9592
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Ribeiro, Moisés Renato NunesSouza, Flávio Rabello deCésar, Amilcar CareliMartinello, Magnos2018-08-02T00:00:49Z2018-08-012018-08-02T00:00:49Z2008-12-17The explosive growth of traffic demand observed in the last few decades, regarding both bandwidth requests and provisioning speed, is the driving force behind the creation of new dynamic strategies that will radically change the metropolitan networks scenario. Such revolution may transform paradigms of both access and metropolitan networks. In order to meet this new environment, existing metropolitan networks will need to evolve, not only by infrastructure “opticalization”, but also by enlarging its reconfiguration capability to support dynamic demands. Based on this perspective, this dissertation analyses today’s optical networks and metropolitan ethernet technologies contexts, as well as its standardization. We also evaluate the Light-trail (LT) architecture as a candidate for the metropolitan networks scenario. We also present the normative set related to Operation, Administration & Maintenance (OAM). Finally, we introduce our metro-LT integration proposal, using OAM functionalities. In this proposal, we have developed a configuration setup capable of representing a minimal metro-LT network, which is composed of a microcontroled optomechanical shutter and a minimal OAM subsystem. Case studies of LT switching time and physical layer impairments such as ASE noise and homodyne interference have also been realized.O explosivo crescimento de demanda de tráfego observada nas últimas décadas, tanto em largura de banda quanto em velocidade de aprovisionamento, vem sendo a base para a criação de novas estratégias dinâmicas que irão mudar radicalmente os aspectos das redes metropolitanas. Tal evolução deve transformar os conceitos de rede de acesso e de rede metropolitana. A fim de endereçar esta demanda, as redes metropolitanas existentes precisarão evoluir não apenas na direção da opticalização da infra-estrutura, mas também na ampliação da capacidade de rápida reconfiguração da rede para atender demandas dinâmicas. Com base nesta perspectiva, esta dissertação de mestrado analisa o contexto atual das tecnologias de redes ópticas e redes ethernet metropolitanas, contemplando normas e padrões envolvidos. Avaliamos também a abordagem da arquitetura Light-trail (LT) como proposta para o cenário das redes metropolitanas. Em seguida apresentamos o conjunto normativo vigente relacionado à infra-estrutura de Operation, Administration & Maintenance (OAM) para redes ethernet. Por fim, apresentamos nossa proposta de integração entre redes metro ethernet e LT. Nesta proposta implementamos experimentalmente um arranjo capaz de representar uma rede metro-LT mínima, desenvolvemos um dispositivo microcontrolado desempenhando o papel de shutter opto-mecânico e apresentamos nossa implementação de um subsistema mínimo de OAM, capaz de avaliar qualitativamente os segmentos ópticos que compõem os LTs. Estudos de casos de tempos de comutação de LT e da influência de fenômenos de camada física, tais como ruído ASE e interferência homódina, também foram realizados.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/9592porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Engenharia ElétricaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUFESBRCentro TecnológicoRedes de computadores - ProtocolosEthernet (Redes locais de computadores)Redes de computadores - GerênciaArquitetura de redes de computadoresComunicações ópticasEngenharia Elétrica621.3Metro ethernet e light-trails: uma proposta experimental de integração via funcionalidades OAMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_2876_DissertacaoMestradoFlavioRabellodeSouza.pdfapplication/pdf1574990http://repositorio.ufes.br/bitstreams/11cecdb2-dc01-4416-9012-fcd3ebb94dc9/download7dd69f52f55e82ba353637e29f69839fMD5110/95922024-07-17 16:59:00.993oai:repositorio.ufes.br:10/9592http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:53:09.983457Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Metro ethernet e light-trails: uma proposta experimental de integração via funcionalidades OAM
title Metro ethernet e light-trails: uma proposta experimental de integração via funcionalidades OAM
spellingShingle Metro ethernet e light-trails: uma proposta experimental de integração via funcionalidades OAM
Souza, Flávio Rabello de
Engenharia Elétrica
Redes de computadores - Protocolos
Ethernet (Redes locais de computadores)
Redes de computadores - Gerência
Arquitetura de redes de computadores
Comunicações ópticas
621.3
title_short Metro ethernet e light-trails: uma proposta experimental de integração via funcionalidades OAM
title_full Metro ethernet e light-trails: uma proposta experimental de integração via funcionalidades OAM
title_fullStr Metro ethernet e light-trails: uma proposta experimental de integração via funcionalidades OAM
title_full_unstemmed Metro ethernet e light-trails: uma proposta experimental de integração via funcionalidades OAM
title_sort Metro ethernet e light-trails: uma proposta experimental de integração via funcionalidades OAM
author Souza, Flávio Rabello de
author_facet Souza, Flávio Rabello de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Moisés Renato Nunes
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Flávio Rabello de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv César, Amilcar Careli
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Martinello, Magnos
contributor_str_mv Ribeiro, Moisés Renato Nunes
César, Amilcar Careli
Martinello, Magnos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Engenharia Elétrica
topic Engenharia Elétrica
Redes de computadores - Protocolos
Ethernet (Redes locais de computadores)
Redes de computadores - Gerência
Arquitetura de redes de computadores
Comunicações ópticas
621.3
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Redes de computadores - Protocolos
Ethernet (Redes locais de computadores)
Redes de computadores - Gerência
Arquitetura de redes de computadores
Comunicações ópticas
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 621.3
description The explosive growth of traffic demand observed in the last few decades, regarding both bandwidth requests and provisioning speed, is the driving force behind the creation of new dynamic strategies that will radically change the metropolitan networks scenario. Such revolution may transform paradigms of both access and metropolitan networks. In order to meet this new environment, existing metropolitan networks will need to evolve, not only by infrastructure “opticalization”, but also by enlarging its reconfiguration capability to support dynamic demands. Based on this perspective, this dissertation analyses today’s optical networks and metropolitan ethernet technologies contexts, as well as its standardization. We also evaluate the Light-trail (LT) architecture as a candidate for the metropolitan networks scenario. We also present the normative set related to Operation, Administration & Maintenance (OAM). Finally, we introduce our metro-LT integration proposal, using OAM functionalities. In this proposal, we have developed a configuration setup capable of representing a minimal metro-LT network, which is composed of a microcontroled optomechanical shutter and a minimal OAM subsystem. Case studies of LT switching time and physical layer impairments such as ASE noise and homodyne interference have also been realized.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-02T00:00:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-01
2018-08-02T00:00:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/9592
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/9592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Engenharia Elétrica
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro Tecnológico
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Engenharia Elétrica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/11cecdb2-dc01-4416-9012-fcd3ebb94dc9/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 7dd69f52f55e82ba353637e29f69839f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022512328474624