Narrativas da formação docente de educação física no ensino médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/7205 |
Resumo: | Esse trabalho, teve como objetivo, compreender as práticas formativas docentes de Educação Física no ensino médio, vivenciadas na rede estadual de ensino do Espírito Santo. Nessa ação, buscou-se investigar como os educadores da Superintendência de Carapina, no movimento de constituir-se continuamente professor, concebem sua formação ao longo de seus trajetos/percursos formativos; quais são os espaços praticados que os docentes sinalizam como significativos em suas histórias de cotidiano escolar e como se constituiu/constitui a relação de espaços praticados e lugares instituídos. O caminho teórico-metodológico do estudo foi o da construção de narrativas (auto)biográficas, em um movimento compartilhado de pesquisa. Nessa ação de escuta, percebeu-se, nas singularidades das histórias narradas pelos docentes, que o tornar-se professor forma-se ao longo do decurso de vida do indivíduo, nos modos com que o futuro educador experimenta o mundo, praticando diferentes cotidianos sociais, em um constante aprendizado com os outros homens com quem o mundo é compartilhado, apropriando-se de uma parte desse mundo, na reflexão de sua prática profissional. Além disso, identifica a constituição de entrelugares de formação e instâncias autoformativas, como práticas de formação docente, nas experiências que os narradores praticaram com o vivido da Educação Física de ensino médio. Esses movimentos formativos ampliaram a noção de formação continuada docente, apresentando tanto os diversos usos/apropriações que os professores fizeram diante do ofertado em lugares instituídos de formação, quanto os movimentos autônomos que o professor delineou na pesquisa cotidiana de sua prática pedagógica. Este trabalho trouxe, como principais interlocutores, o diálogo com Walter Benjamin no entendimento de narrativa, experiência e memória, e com Michel de Certeau nas lógicas operatórias do cotidiano e da escrita da História. |
id |
UFES_a94da3edb0df298b175dc678db0781d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/7205 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Santos, Wagner dosFerreira Neto, AmarílioVieira, Aline OliveiraSimões, Regina Helena SilvaVentorim, Silvana2018-08-01T21:36:19Z2018-08-012018-08-01T21:36:19Z2011-12-22Esse trabalho, teve como objetivo, compreender as práticas formativas docentes de Educação Física no ensino médio, vivenciadas na rede estadual de ensino do Espírito Santo. Nessa ação, buscou-se investigar como os educadores da Superintendência de Carapina, no movimento de constituir-se continuamente professor, concebem sua formação ao longo de seus trajetos/percursos formativos; quais são os espaços praticados que os docentes sinalizam como significativos em suas histórias de cotidiano escolar e como se constituiu/constitui a relação de espaços praticados e lugares instituídos. O caminho teórico-metodológico do estudo foi o da construção de narrativas (auto)biográficas, em um movimento compartilhado de pesquisa. Nessa ação de escuta, percebeu-se, nas singularidades das histórias narradas pelos docentes, que o tornar-se professor forma-se ao longo do decurso de vida do indivíduo, nos modos com que o futuro educador experimenta o mundo, praticando diferentes cotidianos sociais, em um constante aprendizado com os outros homens com quem o mundo é compartilhado, apropriando-se de uma parte desse mundo, na reflexão de sua prática profissional. Além disso, identifica a constituição de entrelugares de formação e instâncias autoformativas, como práticas de formação docente, nas experiências que os narradores praticaram com o vivido da Educação Física de ensino médio. Esses movimentos formativos ampliaram a noção de formação continuada docente, apresentando tanto os diversos usos/apropriações que os professores fizeram diante do ofertado em lugares instituídos de formação, quanto os movimentos autônomos que o professor delineou na pesquisa cotidiana de sua prática pedagógica. Este trabalho trouxe, como principais interlocutores, o diálogo com Walter Benjamin no entendimento de narrativa, experiência e memória, e com Michel de Certeau nas lógicas operatórias do cotidiano e da escrita da História.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/7205porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFESBRCentro de Educação Física e DesportosNarrativaPráticas formativasEducação FísicaEnsino médioNarrativa (Retórica)Educação Física796Narrativas da formação docente de educação física no ensino médio da rede estadual de ensino do Espírito Santoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_5313_alinedissertação.pdfapplication/pdf4664280http://repositorio.ufes.br/bitstreams/c7a41141-af19-4be4-bda3-83121aa4dc5b/download563b2875b80b063cb1d2688b8017e395MD5110/72052024-07-16 19:11:24.574oai:repositorio.ufes.br:10/7205http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:54:16.531193Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas da formação docente de educação física no ensino médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo |
title |
Narrativas da formação docente de educação física no ensino médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo |
spellingShingle |
Narrativas da formação docente de educação física no ensino médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo Vieira, Aline Oliveira Narrativa Práticas formativas Educação Física Ensino médio Educação Física Narrativa (Retórica) 796 |
title_short |
Narrativas da formação docente de educação física no ensino médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo |
title_full |
Narrativas da formação docente de educação física no ensino médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo |
title_fullStr |
Narrativas da formação docente de educação física no ensino médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo |
title_full_unstemmed |
Narrativas da formação docente de educação física no ensino médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo |
title_sort |
Narrativas da formação docente de educação física no ensino médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo |
author |
Vieira, Aline Oliveira |
author_facet |
Vieira, Aline Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Santos, Wagner dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira Neto, Amarílio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Aline Oliveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Simões, Regina Helena Silva |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ventorim, Silvana |
contributor_str_mv |
Santos, Wagner dos Ferreira Neto, Amarílio Simões, Regina Helena Silva Ventorim, Silvana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativa Práticas formativas Educação Física Ensino médio |
topic |
Narrativa Práticas formativas Educação Física Ensino médio Educação Física Narrativa (Retórica) 796 |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação Física |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
Narrativa (Retórica) |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
796 |
description |
Esse trabalho, teve como objetivo, compreender as práticas formativas docentes de Educação Física no ensino médio, vivenciadas na rede estadual de ensino do Espírito Santo. Nessa ação, buscou-se investigar como os educadores da Superintendência de Carapina, no movimento de constituir-se continuamente professor, concebem sua formação ao longo de seus trajetos/percursos formativos; quais são os espaços praticados que os docentes sinalizam como significativos em suas histórias de cotidiano escolar e como se constituiu/constitui a relação de espaços praticados e lugares instituídos. O caminho teórico-metodológico do estudo foi o da construção de narrativas (auto)biográficas, em um movimento compartilhado de pesquisa. Nessa ação de escuta, percebeu-se, nas singularidades das histórias narradas pelos docentes, que o tornar-se professor forma-se ao longo do decurso de vida do indivíduo, nos modos com que o futuro educador experimenta o mundo, praticando diferentes cotidianos sociais, em um constante aprendizado com os outros homens com quem o mundo é compartilhado, apropriando-se de uma parte desse mundo, na reflexão de sua prática profissional. Além disso, identifica a constituição de entrelugares de formação e instâncias autoformativas, como práticas de formação docente, nas experiências que os narradores praticaram com o vivido da Educação Física de ensino médio. Esses movimentos formativos ampliaram a noção de formação continuada docente, apresentando tanto os diversos usos/apropriações que os professores fizeram diante do ofertado em lugares instituídos de formação, quanto os movimentos autônomos que o professor delineou na pesquisa cotidiana de sua prática pedagógica. Este trabalho trouxe, como principais interlocutores, o diálogo com Walter Benjamin no entendimento de narrativa, experiência e memória, e com Michel de Certeau nas lógicas operatórias do cotidiano e da escrita da História. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-12-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-01T21:36:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-01 2018-08-01T21:36:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/7205 |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/7205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Educação Física |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação Física e Desportos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Educação Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/c7a41141-af19-4be4-bda3-83121aa4dc5b/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
563b2875b80b063cb1d2688b8017e395 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022519847813120 |