Narrativas da formação docente de educação física no ensino médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Aline Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7205
Resumo: Esse trabalho, teve como objetivo, compreender as práticas formativas docentes de Educação Física no ensino médio, vivenciadas na rede estadual de ensino do Espírito Santo. Nessa ação, buscou-se investigar como os educadores da Superintendência de Carapina, no movimento de constituir-se continuamente professor, concebem sua formação ao longo de seus trajetos/percursos formativos; quais são os espaços praticados que os docentes sinalizam como significativos em suas histórias de cotidiano escolar e como se constituiu/constitui a relação de espaços praticados e lugares instituídos. O caminho teórico-metodológico do estudo foi o da construção de narrativas (auto)biográficas, em um movimento compartilhado de pesquisa. Nessa ação de escuta, percebeu-se, nas singularidades das histórias narradas pelos docentes, que o tornar-se professor forma-se ao longo do decurso de vida do indivíduo, nos modos com que o futuro educador experimenta o mundo, praticando diferentes cotidianos sociais, em um constante aprendizado com os outros homens com quem o mundo é compartilhado, apropriando-se de uma parte desse mundo, na reflexão de sua prática profissional. Além disso, identifica a constituição de entrelugares de formação e instâncias autoformativas, como práticas de formação docente, nas experiências que os narradores praticaram com o vivido da Educação Física de ensino médio. Esses movimentos formativos ampliaram a noção de formação continuada docente, apresentando tanto os diversos usos/apropriações que os professores fizeram diante do ofertado em lugares instituídos de formação, quanto os movimentos autônomos que o professor delineou na pesquisa cotidiana de sua prática pedagógica. Este trabalho trouxe, como principais interlocutores, o diálogo com Walter Benjamin no entendimento de narrativa, experiência e memória, e com Michel de Certeau nas lógicas operatórias do cotidiano e da escrita da História.
id UFES_a94da3edb0df298b175dc678db0781d4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/7205
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Santos, Wagner dosFerreira Neto, AmarílioVieira, Aline OliveiraSimões, Regina Helena SilvaVentorim, Silvana2018-08-01T21:36:19Z2018-08-012018-08-01T21:36:19Z2011-12-22Esse trabalho, teve como objetivo, compreender as práticas formativas docentes de Educação Física no ensino médio, vivenciadas na rede estadual de ensino do Espírito Santo. Nessa ação, buscou-se investigar como os educadores da Superintendência de Carapina, no movimento de constituir-se continuamente professor, concebem sua formação ao longo de seus trajetos/percursos formativos; quais são os espaços praticados que os docentes sinalizam como significativos em suas histórias de cotidiano escolar e como se constituiu/constitui a relação de espaços praticados e lugares instituídos. O caminho teórico-metodológico do estudo foi o da construção de narrativas (auto)biográficas, em um movimento compartilhado de pesquisa. Nessa ação de escuta, percebeu-se, nas singularidades das histórias narradas pelos docentes, que o tornar-se professor forma-se ao longo do decurso de vida do indivíduo, nos modos com que o futuro educador experimenta o mundo, praticando diferentes cotidianos sociais, em um constante aprendizado com os outros homens com quem o mundo é compartilhado, apropriando-se de uma parte desse mundo, na reflexão de sua prática profissional. Além disso, identifica a constituição de entrelugares de formação e instâncias autoformativas, como práticas de formação docente, nas experiências que os narradores praticaram com o vivido da Educação Física de ensino médio. Esses movimentos formativos ampliaram a noção de formação continuada docente, apresentando tanto os diversos usos/apropriações que os professores fizeram diante do ofertado em lugares instituídos de formação, quanto os movimentos autônomos que o professor delineou na pesquisa cotidiana de sua prática pedagógica. Este trabalho trouxe, como principais interlocutores, o diálogo com Walter Benjamin no entendimento de narrativa, experiência e memória, e com Michel de Certeau nas lógicas operatórias do cotidiano e da escrita da História.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/7205porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFESBRCentro de Educação Física e DesportosNarrativaPráticas formativasEducação FísicaEnsino médioNarrativa (Retórica)Educação Física796Narrativas da formação docente de educação física no ensino médio da rede estadual de ensino do Espírito Santoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_5313_alinedissertação.pdfapplication/pdf4664280http://repositorio.ufes.br/bitstreams/c7a41141-af19-4be4-bda3-83121aa4dc5b/download563b2875b80b063cb1d2688b8017e395MD5110/72052024-07-16 19:11:24.574oai:repositorio.ufes.br:10/7205http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:54:16.531193Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas da formação docente de educação física no ensino médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo
title Narrativas da formação docente de educação física no ensino médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo
spellingShingle Narrativas da formação docente de educação física no ensino médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo
Vieira, Aline Oliveira
Narrativa
Práticas formativas
Educação Física
Ensino médio
Educação Física
Narrativa (Retórica)
796
title_short Narrativas da formação docente de educação física no ensino médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo
title_full Narrativas da formação docente de educação física no ensino médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo
title_fullStr Narrativas da formação docente de educação física no ensino médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo
title_full_unstemmed Narrativas da formação docente de educação física no ensino médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo
title_sort Narrativas da formação docente de educação física no ensino médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo
author Vieira, Aline Oliveira
author_facet Vieira, Aline Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Santos, Wagner dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira Neto, Amarílio
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Aline Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Simões, Regina Helena Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ventorim, Silvana
contributor_str_mv Santos, Wagner dos
Ferreira Neto, Amarílio
Simões, Regina Helena Silva
Ventorim, Silvana
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa
Práticas formativas
Educação Física
Ensino médio
topic Narrativa
Práticas formativas
Educação Física
Ensino médio
Educação Física
Narrativa (Retórica)
796
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação Física
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Narrativa (Retórica)
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 796
description Esse trabalho, teve como objetivo, compreender as práticas formativas docentes de Educação Física no ensino médio, vivenciadas na rede estadual de ensino do Espírito Santo. Nessa ação, buscou-se investigar como os educadores da Superintendência de Carapina, no movimento de constituir-se continuamente professor, concebem sua formação ao longo de seus trajetos/percursos formativos; quais são os espaços praticados que os docentes sinalizam como significativos em suas histórias de cotidiano escolar e como se constituiu/constitui a relação de espaços praticados e lugares instituídos. O caminho teórico-metodológico do estudo foi o da construção de narrativas (auto)biográficas, em um movimento compartilhado de pesquisa. Nessa ação de escuta, percebeu-se, nas singularidades das histórias narradas pelos docentes, que o tornar-se professor forma-se ao longo do decurso de vida do indivíduo, nos modos com que o futuro educador experimenta o mundo, praticando diferentes cotidianos sociais, em um constante aprendizado com os outros homens com quem o mundo é compartilhado, apropriando-se de uma parte desse mundo, na reflexão de sua prática profissional. Além disso, identifica a constituição de entrelugares de formação e instâncias autoformativas, como práticas de formação docente, nas experiências que os narradores praticaram com o vivido da Educação Física de ensino médio. Esses movimentos formativos ampliaram a noção de formação continuada docente, apresentando tanto os diversos usos/apropriações que os professores fizeram diante do ofertado em lugares instituídos de formação, quanto os movimentos autônomos que o professor delineou na pesquisa cotidiana de sua prática pedagógica. Este trabalho trouxe, como principais interlocutores, o diálogo com Walter Benjamin no entendimento de narrativa, experiência e memória, e com Michel de Certeau nas lógicas operatórias do cotidiano e da escrita da História.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-01T21:36:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-01
2018-08-01T21:36:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/7205
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/7205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Educação Física
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação Física e Desportos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Educação Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/c7a41141-af19-4be4-bda3-83121aa4dc5b/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 563b2875b80b063cb1d2688b8017e395
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022519847813120